Estude sobre as características dos serviços para o Banco do Brasil e garanta a sua vaga!
Olá, Estrategistas!
Tem alguém sonhando em passar no concurso público do Banco do Brasil? Se a resposta for positiva, chegou a hora de correr, pois as inscrições para o almejado Concurso do Banco do Brasil já estão abertas para o preenchimento de 4.000 vagas imediatas + 2.000 para cadastro reserva para o cargo de escriturário, que exige apenas o nível médio.
O salário inicial é de R$3.622,23, além de diversos benefícios e adicionais.
Então, sem mais delongas, vamos lá aprender sobre as Características dos serviços para o Banco do Brasil.
Antes de mais nada, como sempre fazemos ao escrever artigos-resumo, vamos contextualizar alguns conceitos antes de adentrarmos no tópico propriamente dito. Desta forma, para uma melhor compreensão, dividimos este artigo da seguinte forma:
Serviço é uma atividade ou conjunto de atividades realizadas por uma pessoa ou organização com o objetivo de satisfazer uma necessidade ou demanda de outra pessoa ou organização. Em outras palavras, é uma atividade que visa fornecer valor e benefício a um cliente ou usuário, geralmente intangível e não resulta em posse de um bem físico. Exemplos de serviços incluem transporte, educação, saúde, consultoria, entre outros.
FIQUE ATENTO: SERVIÇOS X PRODUTOS
A diferença fundamental entre um serviço e um produto reside no fato de que o produto é um item físico e tangível, que pode ser visto, tocado ou experimentado, enquanto que o serviço é intangível e não se traduz em posse de um bem físico.
As características dos serviços são atributos que diferenciam os serviços dos produtos e os tornam únicos. Cabe ressaltar que, a depender da doutrina estudada, o aluno pode ver outras características, mas aqui vamos apresentar os principais.
Um dos principais aspectos que distinguem os serviços dos produtos é a sua intangibilidade. Isso significa que os serviços não podem ser vistos, tocados ou experimentados da mesma forma que um produto físico. Os serviços são mais abstratos e baseados em experiências.
Os serviços também são altamente variáveis por natureza, o que significa que cada interação de serviço pode ser diferente da anterior. Isso ocorre porque os serviços são executados por pessoas, que podem ter diferentes habilidades, atitudes e comportamentos. Além disso, os serviços também podem variar de acordo com o tempo, localização e outras condições do ambiente.
Por sua vez, em virtude desta característica, a qualidade do serviço pode variar de acordo com a experiência do cliente e a interação com o provedor do serviço, o que dificulta a padronização.
A inseparabilidade é outra característica importante dos serviços. Isso significa que o serviço não pode ser separado do provedor do serviço. Em outras palavras, o sucesso do serviço depende da interação entre o provedor e o cliente. Isso pode ser um desafio para empresas que desejam fornecer um serviço consistente e de alta qualidade, especialmente em setores como a hospitalidade, onde a experiência do cliente é crucial.
O serviço não é passível de armazenamento, não é estocável. Ou seja, esta característica informa que o serviço não é possível preservar a entrega atual para consumo posterior.
Como exemplo, podemos citar uma aula em um curso de concurso público, em que o pagamento é feito para participar da sessão presencial e consumir o conteúdo que está sendo entregue pelo professor em tempo real. Caso você não assista à aula, não será possível recuperar a experiência perdida, pois o serviço não é estocável. Cabe ressaltar que, neste caso, mesmo que a instituição possa oferecer serviços secundários, como gravações, eles não podem substituir a experiência original que foi perdida.
FIQUE ATENTO!
Como dito lá no início do artigo, algumas doutrinas mais recentes falam em outras características dos serviços. Contudo, neste artigo, estamos focando nas quatro principais e as que normalmente caem em concursos públicos. Dessa forma, o candidato deve analisar sempre o enunciado da questão.
Para finalizar, preparamos essa pequena tabelinha com as palavras-chave de cada uma delas:
INTANGIBILIDADE | INSEPARABILIDADE | VARIABILIDADE | PERECIBILIDADE |
Não é físico, não pode ser tocado | Produção e consumo são, normalmente, inseparáveis. | Dificuldade de padronização dos serviços | Não é estocável |
Neste artigo vimos que as principais características dos serviços são intangibilidade, variabilidade, inseparabilidade, perecibilidade e heterogeneidade. Compreender essas características é fundamental para garantir uma boa pontuação na prova do concurso do Banco do Brasil.
Com isso, chegamos ao fim deste pequeno resumo sobre as Características dos Serviços para o Banco do Brasil e esperamos que tenha sido útil para vocês.
Contudo, ressaltamos que para que vocês dominem a banca organizadora é de grande importância que estudem pelas aulas em PDF do Estratégia e façam muitas questões através do Sistema de Questões do Estratégia para consolidar o conteúdo.
Para ler mais artigos escritos por mim, cliquem aqui.
Um excelente estudo a todos!
Renata Sodré – Prof. e colunista do Estratégia
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