Candidatos denunciam novos problemas em concurso TJPA, realizado neste domingo após anulação por irregularidades em Agosto
A Seccional Urbana do Bairro de São Brás, em Belém, confirmou o registro de cerca de dez ocorrências de candidatos ao concurso público para os cargos de nível médio do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), realizado novamente na tarde deste domingo (23) em Belém em substituição às provas aplicadas no dia 10 de agosto, anuladas após candidatos denunciarem irregularidades durante a realização do concurso. Em nota, o TJPA afirmou que está assegurado o direito de recurso a qualquer candidato que eventualmente se sentir prejudicado.
De acordo com as ocorrências registradas na tarde de domingo, candidatos denunciam que foram impedidos de fazer as provas, pois seus nomes não constavam no registro das instituições indicadas no cartão de inscrição como local de prova.
Candidatos se dizem prejudicados por tumulto
Em um colégio no bairro de São Brás, candidatos relataram que um grande estrondo foi ouvido em uma das salas e houve um tumulto no prédio por volta de 15h. Vários fiscais de prova e candidatos teriam deixado suas salas e se dirigiram ao térreo do prédio. A candidata Marilene Pacheco conta que várias pessoas deixaram suas salas com as provas e cartão de respostas em mãos.
“Ouvi o barulho na sala ao lado, disseram que estava desabando. Todo mundo correu e os fiscais mandaram a gente correr, quem pôde sair com a prova saiu. Não deixaram a gente entrar novamente no prédio, e agora a organização está dizendo que quem saiu sem concluir a prova vai ser eliminado”, conta Marilene.
Segundo candidata Auxiliadora Lopes, os candidatos que deixaram o prédio no momento do tumulto tiveram as provas e cartões de respostas recolhidos ainda em frente à instituição. “Veio uma senhora aqui fora, puxou nossa prova e disse que vamos ser eliminados porque não voltamos para fazer a prova”, relata Auxiliadora.
O Tribunal de Justiça do Pará informou que a reaplicação da prova para cargos de nível médio da instituição, sob responsabilidade da Fundação Vunesp, foi realizada com sucesso, registrando, porém, dois incidentes, ambos acompanhados pela comissão do concurso TJPA, e segundo a instituição, contornados, sem prejuízo à realização do certame, que envolveu um total de 54.853 candidatos, nos polos de Belém, Marabá, Redenção, Santarém, Altamira e Paragominas.
De acordo com o TJPA, o primeiro incidente foi verificado no colégio Universo, onde nove candidatos alegaram que seus nomes não constavam na relação daquele local de prova. O caso foi levado à comissão, que verificou o nome e número de inscrição de cada um e o local de prova indicado no site da Vunesp. Constatou-se que os nove candidatos se equivocaram quanto ao endereço dos locais de prova. A Vunesp afirma ainda que os locais foram divulgados dez dias antes da realização da prova, no site da instituição e no Diário Oficial de Justiça.
O outro incidente ocorreu no colégio Olimpus. Um estrondo, cuja origem está sendo apurada pelo Corpo de Bombeiros, causou inquietação entre os candidatos, mas a prova teria sido retomada. A Vunesp e a Comissão do Concurso TJPA tomaram providências para elucidação do caso e adoção das medidas cabíveis.
Anulação
As provas para cargos de nível médio do concurso TJPA foram remarcadas para este domingo (23) após a anulação das provas aplicadas no dia 10 de agosto. Alguns candidatos se recursaram a fazer a prova no campus da UFRA, em Belém. Eles denunciaram o atraso na entrega das provas e que algumas não foram entregues aos fiscais em embalagem lacrada
A entidade responsável pela aplicação das provas, Fundação Vunesp, informou na época que todas as reclamações foram colocadas em ata para serem examinadas.
FONTE: Portal G1
Assessoria de Comunicação