Candidato morre após Teste de Aptidão Física no concurso de Perito Criminal
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 12 de agosto, Renan Cabral Saisse. O jovem de 29 anos estava realizando o Teste de Aptidão Física do concurso para Perito do CPCRC no Estado do Pará.
O teste foi realizado no último sábado, 10 de agosto, no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar, em Belém. Renan se sentiu mal ao finalizar o exercício de corrida, sendo socorrido pela equipe de paramédicos na UTI Móvel que estava instalada para a realização da terceira fase do certame.
De acordo com a Secretaria de Estado de Administração, todos os procedimentos médicos foram feitos no local. Porém, foi decidido que o candidato deveria ser levado à UPA de Sacramento. Não apresentando melhora, Renan foi transferido para a UTI do Hospital de Guadalupe, onde acabou falecendo na segunda-feira.
A Sead está apurando a informação de que o candidato teria passado mal e caído três vezes ao longo da prova.
Segundo o edital do concurso CPCRC PA, antes da fase de Aptidão Física, ocorre a fase de Exames Médicos, na qual são solicitados diversos exames que serão avaliados por junta médica designada pela FADESP, banca que organiza o concurso.
O pai do candidato desistiu de solicitar a perícia ao IML para investigar o motivo que causou a morte de Renan. Segundo ele: “A causa da morte não vai me trazer ele de volta. Se eu souber a causa, vou pensar no que poderia ter sido evitado, o que vai me trazer mais sofrimento”.
Vale lembrar que o teste de Aptidão Física é composto de 4 etapas: flexão abdominal sobre o solo em um minuto com 20 repetições; flexão de braço no solo com 15 repetições em quatro apoios (mãos e pés); corrida de 12 minutos por 2.100 metros; e natação em 50 metros por um minuto e 15 segundos.
Conforme o edital, os candidatos podem realizar esses exercícios em duas tentativas, com exceção da corrida, que tem apenas uma tentativa.
Saiba mais sobre a carreira de Perito Criminal