Artigo

CAGE RS – Gabarito Extraoficial – Português

Olá, pessoal.

Estamos de volta com mais um gabarito extraoficial, dessa vez da prova de Auditor da CAGE RS, aplicada nesse último domingo, dia 11/03/2018, pelo CESPE.

Não posso deixar de comentar que várias questões foram “entregues de bandeja” na nossa revisão de véspera, pois o CESPE seguiu seu modelo mais recente e cobrou questões clássicas de pontuação, sentido dos tempos e modos verbais, uso dos pronomes oblíquos, tipos de sujeito, etc…

Vejamos o comentário breve dos gabaritos:

81- No texto 1A9AAA, com o emprego da expressão “mundo velho sem porteira”…

Comentário:

“sem porteiras” tem direta referência a ausência de separação entre os lugares e as pessoas. Gabarito letra B.

82- Com relação ao trecho “incendiar-me a fantasia”…

Comentário:

Temos um caso de pronome oblíquo com valor possessivo: incendiar-me a fantasia= incendiar minha fantasia. Gabarito letra E.

83- A respeito dos sentido se dos aspectos linguísticos do texto, julgue os itens a seguir…

Comentário:

I- Errado. Lhes pode ser trocado por “a elas”, pois ambos representam “as pessoas”.

II – Certo. Nos dois casos, temos sujeito oculto, o pronome “eu” está implícito, eliptico.

III- Não há redundância, pois o primeiro “mundo” se refere ao planeta, o segundo se refere às pessoas, todas elas como um todo.

Gabarito letra B.

84- Assinale a opção qeu apresenta uma forma/locução verbal…

Comentário:

“tenho largado” é locução do pretérito perfeito composto, que indica justamente isto: ação habitual que começa no passado e perdura até o presente momento, o momento da fala/narração.

Gabarito letra C.

85- Conclui-se do texto que seu autor, no capítulo…

Comentários:

O autor diz na primeira linha do texto: “estas memórias ficariam injustificavelmente incompletas se nelas eu não narrasse, ainda que de modo breve, as andanças em que me tenho largado pelo mundo na companhia de minha mulher e de meus fantasmas particulares.

Então, a alternativa que traz uma conclusão plausível é “desenvolve descrições e narrativas escritas, de caráter subjetivo, das viagens que fez acompanhado de sua esposa”. Gabarito letra A.

86- Em relação ao trecho “ou alguém as derrubará”…

Comentário:

“Para” introduz oração adverbial final, com sentido de finalidade, propósito. Gabarito letra B.

87- NO texto, é verificado o emprego de discurso indireto…

Comentário:

O discurso indireto é marcado pela reprodução não literal da fala alheia, normalmente com combinação de um verbo declarativo complementado por uma oração introduzida por conjunção integrante, como em “Sérgio Buarque de Holanda afirma que o processo…”.

Gabarito letra E.

88- O vocábulo “toponímia”…

Comentário:

Toponímia, de Tópos (lugar), se refere ao conjunto de nomes próprios de lugares.

Gabarito letra C.

89- Depreende-se do segundo parágrafo do texto…

Comentários:

O pronome “Elas” se refere a diversas palavras que usamos hoje que têm origem na “língua geral”, então, em outras palavras, o segundo parágrafo nos permite concluir que autor quer indicar a contribuição dessa língua geral no vocabulário do português falado no brasil.

Gabarito letra A.

90- A correção gramatical e os sentidos do texto…

Novamente o Cespe cobrou um caso de pontuação facultativa. O adjunto adverbial de pequena extensão, formado, por exemplo, por um único advérbio, pode ser isolado por vírgulas ou ser deixado sem vírgula alguma. É o que ocorre com o advérbio “assim”, na linha 29.

Gabarito letra A.

91- Na opinião do autor….

Comentários:

Segundo o autor, a carga tributária brasileira é regressiva demais (os ricos são menos tributados, em termos proporcionais, porque o consumo é tributado em excesso). Então, defende uma menor regressividade.

Gabarito letra E.

92- No texto, o autor defende a ideia de que…

A partir da linha 14, o autor relaciona a forma de tributação com efeitos na economia: A redução da carga tributária aumenta a competitividade das empresas, gera empregos, reduz a inflação e induz o crescimento econômico. Então, o “desenvolvimento econômico” é sim relacionado à distribuição de renda, segundo o autor.

Gabarito letra C.

93- No texto, no trecho “a população de baixa e média renda…”

Comentário:

A preposição por introduz a causa de a população de baixa e média renda ganharem com a redução da carga tributária: ganham porque seu poder aquisitivo melhora. Poderíamos trocar por “já que”.

Gabarito letra B.

94- O sujeito da forma verbal “incidam”…

Comentário:

De forma indireta, a banca pediu a função sintática do “que”, pois o pronome relativo é o sujeito sintático de “incidam”, já que retoma o referente tributos e “tributos incidem”.

Gabarito letra C.

95- Em cada uma das opções a seguir é apresentada…

Comentário:

A reescritura adequada está na letra B, apenas a banca transformou uma oração reduzida de gerúndio em desenvolvida, usando a conjunção aditiva E.

Cuidado com a letra C, pois “maiores recursos para investimentos” é uma consequência, não a causa do aumento da arrecadação.

96- Assinale a opção que apresenta a relação entre justiça tributária e desigualdade social…

Comentário:

Justiça tributária e desigualdade social se relacionam de forma inversamente proporcional: quanto mais justiça tributária (distribuição equânime de renda), menor a desigualdade social. Gabarito letra A.

97- A correção gramatical e os sentidos do texto…

Comentário:

Ocorrer é sinônimo de suceder. As letras D e E não poderiam ser a resposta, porque os verbos estão no singular e o sujeito é “diversos avanços”. Tiveram, na letra B, é informal. Houveram, na letra C, causaria erro de concordância, uma vez que o verbo haver impessoal, no sentido de suceder, não vai ao plural.

Gabarito letra A (sucederam).

98- Feitas as devidas alterações na pontuação…

Veja que não há mudança:

Embora, infelizmente, tais metas não tenham sido atingidas…

Embora tais metas, infelizmente, não tenham sido atingidas…

O infelizmente se refere ao fato de “as metas não terem sido atingidas”, por isso tem que ficar dentro dessa oração concessiva e não pode ir para o fim, início do período, nem para dentro da oração principal.

Gabarito letra D.

99- Considere o seguinte trecho do texto: “Por meio de ações corretivas…”

“médio” é uma forma de dizer “meio” (por exemplo, “ponto médio” é um ponto que está no meio), então, mantendo a ideia de “meio/instrumento”, poderíamos fazer a seguinte troca:

Por intermédio de ações corretivas dos poderes públicos e do estabelecimento de direitos atinentes assistência social, à educação, ao trabalho, ao lazer…

Detalhe na letra E: a gramática condena usar “através” com ideia de meio/instrumento e restringe o uso de “através” aos casos em que houver sentido de “atravessando”: a luz passa através da janela.

Gabarito letra A.

100- No texto, a argumentação especificamente em defesa…

Comentários:

A referência à igualdade por meio da tributação só aparece no último parágrafo, a partir de:

“Embora a tributação tenha um papel fundamental…”. Gabarito letra E.

Bem, pessoal, é isso! Esperam que tenham ido muito bem, uma prova de excelente nível!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Bom dia, professor Na questão 91) ..a carga tributária brasileira deveria ser No início do quarto parágrafo, está escrito: "Com a redução da carga tributária sobre o consumo, todos ganham". Pelo fragmento acima, a resposta não poderia ser letra d) menor? Ou o que limita essa alternativa é o termo "sobre o consumo" constante no fragmento? Abraço Dênis Utzig
    Dênis Utzig em 13/03/18 às 08:30
    • Isso mesmo, pois restringe-se somente ao consumo.
      Felipe Luccas em 13/03/18 às 20:54
  • Boa noite Professor, Na questão de Oficial de Inteligência que afirma Depreende-se do texto... foi dada como certa nos comentários. Não seria errada, já que depreende-se é sinônimo de infere-se? E como a resposta está explícita no texto não precisaria inferir.Obrigado.
    DIEGO MACHADO DEROSSI em 12/03/18 às 21:06
    • Mesmo as informações deduzidas estão no texto, apenas estão de maneira não óbvia. Isso não é suficiente para macular o item, ok?
      Felipe Luccas em 13/03/18 às 20:55