Concursos Públicos

Cabe recurso Português TRF 2

Olá, pessoal!

Cabe recurso contra uma questão de nível técnico da prova de Português TRF 2ª Região.

A questão se encontra nas provas de nível técnico e é a seguinte:

Nas alternativas a seguir há um exemplo de figura de linguagem denominada elipse. Assinale-a.

(A) "Nossos melhores pensamentos constroem mundos melhores e também cérebros melhores."
(B) "A única expressão incessantemente presente e disponível é a liberdade natural e silenciosa…"
(C) "As experiências comuns no mundo, eventos maiores e menores vão se consolidando como trajetos…"
(D) "Só ao final de um tempo ele conseguirá ultrapassar as fixações estruturais internas e refazer suas opções."

Comentário: A elipse é a omissão de palavra facilmente subentendida no texto, o que ocorreu na alternativa (A).

Note que o verbo "constroem" ficou subentendido na oração "e também (constroem) cérebros melhores".

Porém há de observar que, na realidade, houve o objeto direto composto "mundos melhores e também cérebros melhores", pois o verbo "constroem" é transitivo direto.

Ora, ao considerarmos a elipse neste termo composto, o mesmo poderia ocorrer também na alternativa (D), pois o infinitivo "refazer" é o verbo principal da locução verbal, cujo verbo auxiliar "conseguirá" se encontra subentendido.

"Só ao final de um tempo ele conseguirá ultrapassar as fixações estruturais internas e (conseguirá) refazer suas opções."

Dessa forma, cabe contestação na questão, solicitando a anulação por haver duas possíveis alternativas corretas.

Segue mais uma consideração:

 

TÉCNICO JUDICIÁRIO – ADMINISTRATIVA – SEM ESPECIALIDADE – TIPO 01– BRANCA

Questão 3

A reescrita de “Contudo, o homem não mediu as possíveis consequências que tal desenvolvimento pudesse causar de modo a provocar o desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça à vida humana.” (1º§) em que a correção gramatical e o sentido foram preservados pode ser indicada em:

A) Assim, o homem não mensurou as possíveis consequências que seriam causadas por tal de modo a provocar o desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça e à vida humana.

B) Não obstante, o homem não mediu as possíveis consequências que poderiam ser causadas por tal desenvolvimento provocando o desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça e à vida humana.

C) As possíveis consequências que tal desenvolvimento pudesse causar de modo a provocar o desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça e à vida humana, entretanto, não foram logradas.

D) Contudo, o homem não mediu as possíveis consequências que tal desenvolvimento pudesse causar de modo a provocar o desequilíbrio e a própria ameaça ao meio ambiente e à vida humana.

 

Comentário e recurso: A banca elegeu como correta a alternativa (B), porém devemos notar que a conjunção “e”, diante da expressão “e à vida”, incorreu em erro gramatical. Veja:

Contudo, o homem não mediu as possíveis consequências que tal desenvolvimento pudesse causar de modo a provocar o desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça à vida humana.”

Não obstante, o homem não mediu as possíveis consequências que poderiam ser causadas por tal desenvolvimento provocando o desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça e à vida humana.

Já a alternativa (D) poderia ser tomada como a correta, pois repete a estrutura do trecho original. O ideal seria a expressão “respectivamente” para deixar clara a relação de dependência da expressão “ao meio ambiente” ao substantivo “desequilíbrio” e “à vida humana” em relação ao substantivo “ameaça”.

Compare:

Contudo, o homem não mediu as possíveis consequências que tal desenvolvimento pudesse causar de modo a provocar o desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça à vida humana.”

Contudo, o homem não mediu as possíveis consequências que tal desenvolvimento pudesse causar de modo a provocar o desequilíbrio e a própria ameaça ao meio ambiente e à vida humana.

O ideal seria:

Contudo, o homem não mediu as possíveis consequências que tal desenvolvimento pudesse causar de modo a provocar o desequilíbrio e a própria ameaça ao meio ambiente e à vida humana, respectivamente.

Dessa forma, fica fácil observar que houve erro na alternativa (B) e a alternativa (D) pode ser a resposta da questão, mesmo na falta de clareza da redação de dependência dos trechos acima expostos.

Concluindo, pede-se a anulação da questão ou a mudança do gabarito da alternativa (B) para (D).

Gabarito preliminar: B

 

Agora, veja uma questão que muita gente teve dúvida, mas não houve erro da banca:

ANALISTA JUDICIÁRIO/SERVIÇO SOCIAL – ÁREA APOIO ESPECIALIZADO – TIPO 01 – BRANCA

07. Assinale a opção em que o “a” sublinhado nas duas frases deve receber o acento grave indicativo de crase.
A) Fui a casa de meu pai. Lá, algumas pessoas preconceituosas ficaram a distância.
B) O professor se referiu a todos que estavam presentes. Eles ficaram frente a frente.
C) O mérito foi dedicado a eles. Os supervisores chegaram a uma hora em ponto na escola.
D) Os estudantes vestiram-se a Momo. Eles foram barrados pelos seguranças a entrada do salão de baile.

A alternativa (A) está errada, pois a palavra "casa" é seguida do caracterizador "de meu pai", por isso admite crase. Porém, a expressão "a distância" não admite artigo "a". Há apenas preposição "a". Assim, não cabe crase. Só caberia crase se tal substantivo tivesse sido caracterizado, como o seguinte: "à distância de dois metros".

A alternativa (B) está errada, pois o verbo "se referiu" rege a preposição "a" e o pronome "todos" não admite artigo "a". Assim, não houve crase. Além disso, diante de palavras repetidas, só cabe preposição "a".

A alternativa (C) está errada, pois o pronome "eles" e o artigo indefinido "uma" não admitem artigo "a", por isso não cabe crase.

A alternativa (D) é a correta, pois a expressão "à Momo" faz subentender o substantivo feminino "moda" (à moda Momo). Além disso, a locução adverbial "à entrada do salão de baile" é precedida de preposição "a" e o substantivo "entrada" é precedida do artigo "a".

Grande abraço!

Professor Décio Terror

 

Décio Terror Filho

Ver comentários

  • E da técnico judiciário - área administrativa. A questão para reescrever um trecho do texto na alternativa dada como correta tem um "e" ali no meio que me parece errado. Queria saber se cabe recurso.

  • Prof, prova de tecnico judiciario, area adm, sem especialidade - tipo 1
    questão 1
    nao sei se o sr ja tem copia das provas (eu enviei algumas para o pedagógico :-D), supondo que tenha...
    questão 1)de acordo com com as informações do texto e ideias acerca do assunto tratado no texto, marque v ou f
    ()...
    ()em uma sociedade de características predominantemente informacional.... que preconizavam um sistema inconsequente --> esse item a banca considerou como certo... eu achei q era falso... nao achei nada no texto que fala desse sistema inconsequente
    ()...
    Obrigada
    Daniela

  • TJAA, questão 06, tipo 04 -
    6) A reescrita de “Contudo, o homem não mediu as possíveis consequências que tal desenvolvimento pudesse causar de modo a provocar o desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça à vida humana.” (1º§) em que a correção gramatical e o sentido foram preservados pode ser indicada em:
    O gabarito preliminar é a alternativa B
    b) Não obstante, o homem não mediu as possíveis consequências que poderiam ser causadas por tal desenvolvimento provocando o desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça e à vida humana.

    Esse "e" depois de "própria ameaça" não altera o sentido?

    Brendha

  • Não fiz a prova hoje, vou fazer na proxima semana, Mas fico irritado (ou frustrado) com este tipo de situação.

    Ora, quem errou esta questão foi aquele que não sabia o que era uam elipse ou foi incapaz de enxergar a elipse mais clara da alternativa A.

    Certamente, quem errou essa não foi porque fez a "viagem" que o professor fez na busca obsessiva de achar um recurso e ser "o cara"..

    Ao final, podemos ter agora bons estudantes que acertaram a questão sendo igualados (pela anulação) áqueles que nem faziam ideia do que se tratava.

    Parabéns professor...

  • Professor, também estou na mesma dúvida da Daniela Vieira.
    Prova de TJA - Sem especialidade.
    A questão de V ou F, que inicia "De acordo com as informações e ideias acerca..", a segunda afirmativa "Em uma sociedade de característica predominantemente..." está no gabarito como verdadeira. Mas queria uma explicação melhor acerca do tal sistema inconsequente.

    E em outra questão, sobre a reescrita do trecho, que inicia "A reescrita de "Contudo, o homem não mediu possíveis..."", não estaria a frase que consta no gabarito alterando o sentido quando individualiza a "própria ameaça"?
    O gabarito realmente me surpreendeu. Aguardo melhores explicações!

    Obrigada

  • Boa noite professor, poderia esclarecer, por favor, a seguinte questão de Técnico?

    Questão:
    A reescrita de "Contudo, o homem..."

    A alternativa correta, segundo o gabarito é a opção que começa assim: " Não obstante,...".

    A dúvida é a seguinte: na parte final da alternativa o último "e" está empregado corretamente? ("provocando o desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça E à vida humana")

    Muito obrigada pela disponibilidade em nos ajudar.

  • mesma dúvida que os colegas acima. nenhuma informação acerca do "sistema inconsequente".

    grata

  • Professor, na prova de TJA - Sem especialidade, para a questão que fala da reescrita de "Contudo, o homem não mediu...", penso que o gabarito deu como correta uma alternativa incorreta gramaticalmente e que não faz sentido. O conectivo "e" antes de "à vida humana" está sobrando. A alternativa menos errada no meu ponto de vista é aquela que começa com "Contudo" e termina com "o desequilíbrio e a própria ameaça ao meio ambiente e à vida humana". Estou na dúvida entre pedir anulação ou mudança de gabarito. O que acha? Muito obrigada!

  • Olá professor,

    apenas reforçando o que a Raquel falou sobre a questão que inicia assim: “A reescrita de “Contudo, o homem não mediu possíveis..." . Existe um "e" entre “própria ameaça” e "à vida humana" que, ao meu ver, deu outro sentido a frase. Acho que foi de um erro de digitação, mas para mim, não teria gabarito correto.

    Obrigada, desde já!

  • Olá professor! Tenho a mesma dúvida da Daniela Vieira e da Raquel Morais. Na minha opinião, não há elementos suficientes no texto que autorizem concluir que o sistema anterior era "inconsequente". O que acha? Bjs.

Posts recentes

Concurso TJ MA: saiu o resultado final de nível médio

O Tribunal de Justiça do Maranhão divulgou o resultado final dos provados de nível médio…

4 horas atrás

Concurso TJ MA: confira o resultado final de nível médio!

Foi divulgado nesta quinta-feira, 21 de novembro, o resultado final dos aprovados de nível médio…

4 horas atrás

Concurso Ministério da Justiça: veja novo cronograma!

O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…

9 horas atrás

Concurso MinC: são 50 vagas; veja novo cronograma!

O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…

9 horas atrás

Concurso MDIC: novo cronograma divulgado. Confira!

O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…

10 horas atrás

Concurso Antaq: confira o novo cronograma; 30 vagas

Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…

10 horas atrás