Artigo

Cabe recurso Português TRF 2

Olá, pessoal!

Cabe recurso contra uma questão de nível técnico da prova de Português TRF 2ª Região.

A questão se encontra nas provas de nível técnico e é a seguinte:

Nas alternativas a seguir há um exemplo de figura de linguagem denominada elipse. Assinale-a.

(A) "Nossos melhores pensamentos constroem mundos melhores e também cérebros melhores."
(B) "A única expressão incessantemente presente e disponível é a liberdade natural e silenciosa…"
(C) "As experiências comuns no mundo, eventos maiores e menores vão se consolidando como trajetos…"
(D) "Só ao final de um tempo ele conseguirá ultrapassar as fixações estruturais internas e refazer suas opções."

Comentário: A elipse é a omissão de palavra facilmente subentendida no texto, o que ocorreu na alternativa (A).

Note que o verbo "constroem" ficou subentendido na oração "e também (constroem) cérebros melhores".

Porém há de observar que, na realidade, houve o objeto direto composto "mundos melhores e também cérebros melhores", pois o verbo "constroem" é transitivo direto.

Ora, ao considerarmos a elipse neste termo composto, o mesmo poderia ocorrer também na alternativa (D), pois o infinitivo "refazer" é o verbo principal da locução verbal, cujo verbo auxiliar "conseguirá" se encontra subentendido.

"Só ao final de um tempo ele conseguirá ultrapassar as fixações estruturais internas e (conseguirá) refazer suas opções."

Dessa forma, cabe contestação na questão, solicitando a anulação por haver duas possíveis alternativas corretas.

Segue mais uma consideração:

 

TÉCNICO JUDICIÁRIO – ADMINISTRATIVA – SEM ESPECIALIDADE – TIPO 01– BRANCA

Questão 3

A reescrita de “Contudo, o homem não mediu as possíveis consequências que tal desenvolvimento pudesse causar de modo a provocar o desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça à vida humana.” (1º§) em que a correção gramatical e o sentido foram preservados pode ser indicada em:

A) Assim, o homem não mensurou as possíveis consequências que seriam causadas por tal de modo a provocar o desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça e à vida humana.

B) Não obstante, o homem não mediu as possíveis consequências que poderiam ser causadas por tal desenvolvimento provocando o desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça e à vida humana.

C) As possíveis consequências que tal desenvolvimento pudesse causar de modo a provocar o desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça e à vida humana, entretanto, não foram logradas.

D) Contudo, o homem não mediu as possíveis consequências que tal desenvolvimento pudesse causar de modo a provocar o desequilíbrio e a própria ameaça ao meio ambiente e à vida humana.

 

Comentário e recurso: A banca elegeu como correta a alternativa (B), porém devemos notar que a conjunção “e”, diante da expressão “e à vida”, incorreu em erro gramatical. Veja:

Contudo, o homem não mediu as possíveis consequências que tal desenvolvimento pudesse causar de modo a provocar o desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça à vida humana.”

Não obstante, o homem não mediu as possíveis consequências que poderiam ser causadas por tal desenvolvimento provocando o desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça e à vida humana.

Já a alternativa (D) poderia ser tomada como a correta, pois repete a estrutura do trecho original. O ideal seria a expressão “respectivamente” para deixar clara a relação de dependência da expressão “ao meio ambiente” ao substantivo “desequilíbrio” e “à vida humana” em relação ao substantivo “ameaça”.

Compare:

Contudo, o homem não mediu as possíveis consequências que tal desenvolvimento pudesse causar de modo a provocar o desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça à vida humana.”

Contudo, o homem não mediu as possíveis consequências que tal desenvolvimento pudesse causar de modo a provocar o desequilíbrio e a própria ameaça ao meio ambiente e à vida humana.

O ideal seria:

Contudo, o homem não mediu as possíveis consequências que tal desenvolvimento pudesse causar de modo a provocar o desequilíbrio e a própria ameaça ao meio ambiente e à vida humana, respectivamente.

Dessa forma, fica fácil observar que houve erro na alternativa (B) e a alternativa (D) pode ser a resposta da questão, mesmo na falta de clareza da redação de dependência dos trechos acima expostos.

Concluindo, pede-se a anulação da questão ou a mudança do gabarito da alternativa (B) para (D).

Gabarito preliminar: B

 

Agora, veja uma questão que muita gente teve dúvida, mas não houve erro da banca:

ANALISTA JUDICIÁRIO/SERVIÇO SOCIAL – ÁREA APOIO ESPECIALIZADO – TIPO 01 – BRANCA

07. Assinale a opção em que o “a” sublinhado nas duas frases deve receber o acento grave indicativo de crase.
A) Fui a casa de meu pai. Lá, algumas pessoas preconceituosas ficaram a distância.
B) O professor se referiu a todos que estavam presentes. Eles ficaram frente a frente.
C) O mérito foi dedicado a eles. Os supervisores chegaram a uma hora em ponto na escola.
D) Os estudantes vestiram-se a Momo. Eles foram barrados pelos seguranças a entrada do salão de baile.

A alternativa (A) está errada, pois a palavra "casa" é seguida do caracterizador "de meu pai", por isso admite crase. Porém, a expressão "a distância" não admite artigo "a". Há apenas preposição "a". Assim, não cabe crase. Só caberia crase se tal substantivo tivesse sido caracterizado, como o seguinte: "à distância de dois metros".

A alternativa (B) está errada, pois o verbo "se referiu" rege a preposição "a" e o pronome "todos" não admite artigo "a". Assim, não houve crase. Além disso, diante de palavras repetidas, só cabe preposição "a".

A alternativa (C) está errada, pois o pronome "eles" e o artigo indefinido "uma" não admitem artigo "a", por isso não cabe crase.

A alternativa (D) é a correta, pois a expressão "à Momo" faz subentender o substantivo feminino "moda" (à moda Momo). Além disso, a locução adverbial "à entrada do salão de baile" é precedida de preposição "a" e o substantivo "entrada" é precedida do artigo "a".

Grande abraço!

Professor Décio Terror

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Obrigada professor sua explicação foi de muita ajuda!!! Vou entrar com o recurso da questão. Abraço!
    Maelle Garcia em 07/03/17 às 17:43
  • Muito confusa esta questão: A reescrita que NÃO altera o sentido fundamental do segmento “Nestes tempos de perseguição, calúnia, impunidade e desculpas tolas, só o rigor da lei pode nos impedir de recair rapidamente na velha selvageria. Mudar é preciso.” (7º§) é: A) É necessário mudar nestes tempos de perseguição, calúnia, impunidade e simplórias desculpas. Somente o rigor da lei pode nos impedir de cair na velha selvageria. B) Somente leis rigorosas conseguirão impedir que caiamos na velha e habitual selvageria, nestes tempos de impunidade e justificativas ingênuas. Mudanças são necessárias. C) Numa época em que imperam a calúnia, a ausência de punições e justificativas sem embasamento, apenas o rigor da lei conseguirá fazer com que não voltemos a cair rapidamente no velho estado de selvageria. D) Numa época em que predominam a calúnia, a falta de punições e parvas justificativas, para que haja uma mudança rigorosa, urge a aplicação de leis inócuas como último recurso para impedir que o homem caia no seu velho e habitual estado de selvageria. Achei que o gabarito, letra C, não menciona nada sobre o "mudar é preciso", o que mudaria o sentido da frase original.
    Danny em 07/03/17 às 16:59
  • Foi a única que "errei" em português, marquei justamente a que o professor indicou como correta (letra D), estava esperando a confirmação de um especialista para recorrer, então vamos lá. Espero que, se não mudarem o gabarito, ao menos anulem a questão. Já que a banca quis dar uma FGV na parte de português, tomara que a matéria tenha dado uma peneirada boa, pena que as questões só valiam 1 ponto cada hehehe
    Bruno em 07/03/17 às 14:36
  • Muito obrigado pela atenção, professor.
    Diego Silva em 07/03/17 às 13:42
  • Professor, por gentileza, poderia comentar as questões da Fundação Hemocentro de Brasília?
    Henrique em 07/03/17 às 13:15
  • Professor, a questão 5 da prova de técnico administrativo seria passível de recurso? Ora, embora a locução "não obstante" substitua de forma correta o "contudo", o final da frase ficou sem sentido com a inclusão do "e". Esta foi dada como alternativa correta pela banca, porém acredito que a melhor resposta seria a que também inicia com "contudo", pois é a que menos perde o sentido com a inclusão do "e". Estou correta, professor? Poderia nos ajudar no recurso para alteração de gabarito? Obrigada.
    Natália em 07/03/17 às 12:09
    • Oi, Natália! Atualizei o artigo. Já coloquei o recurso pronto! Dê uma olhadinha lá, por favor! Abraço! Décio Terror
      Décio Terror em 07/03/17 às 13:03
  • Olá professor Na prova de analista apareceu a seguinte questão, e no meu entender cabe recurso, pois o gabarito oficial é a C mas acredito que a A seja mais correta; procede o meu entender? Grata A reescrita que NÃO altera o sentido fundamental do segmento “Nestes tempos de perseguição, calúnia, impunidade e desculpas tolas, só o rigor da lei pode nos impedir de recair rapidamente na velha selvageria. Mudar é preciso.” (7º§) é: A) É necessário mudar nestes tempos de perseguição, calúnia, impunidade e simplórias desculpas. Somente o rigor da lei pode nos impedir de cair na velha selvageria. B) Somente leis rigorosas conseguirão impedir que caiamos na velha e habitual selvageria, nestes tempos de impunidade e justificativas ingênuas. Mudanças são necessárias. C) Numa época em que imperam a calúnia, a ausência de punições e justificativas sem embasamento, apenas o rigor da lei conseguirá fazer com que não voltemos a cair rapidamente no velho estado de selvageria. D) Numa época em que predominam a calúnia, a falta de punições e parvas justificativas, para que haja uma mudança rigorosa, urge a aplicação de leis inócuas como último recurso para impedir que o homem caia no seu velho e habitual estado de selvageria.
    Amanda em 07/03/17 às 09:32
  • Professor, na prova de TJA – Sem especialidade, para a questão que fala da reescrita de “Contudo, o homem não mediu…”, penso que o gabarito deu como correta uma alternativa incorreta gramaticalmente e que não faz sentido. O conectivo “e” antes de “à vida humana” está sobrando. A alternativa menos errada no meu ponto de vista é aquela que começa com “Contudo” e termina com “o desequilíbrio e a própria ameaça ao meio ambiente e à vida humana”. Estou na dúvida entre pedir anulação ou mudança de gabarito. O que acha? Muito obrigada!
    Helene em 07/03/17 às 09:19
    • Oi, Helene! Atualizei o artigo. Já coloquei o recurso pronto! Dê uma olhadinha lá, por favor! Abraço! Décio Terror
      Décio Terror em 07/03/17 às 13:04
  • Boa noite, profº Terror. Gostaria de sua análise para as questões de português para a área de apoio especializado - Engenharia Civil. Em caso positivo, comprometo-me a enviar as questões para seu parecer, uma vez que estou de posse de meu caderno de questões, a fim de que você possa esclarecer eventuais dúvidas. Desde já, obrigado por sua atenção!
    Victor Ribeiro em 07/03/17 às 00:06
  • Como faço para ver a possibilidade de recurso para as questões (área especifica) 12, 13, 14 e 25 para AJ - Desenvolvimento de TI (Prova azul - tipo 4)? Não sei como encaminhar a prova...São questoes de OLAP (BI), ITIL e UML Obrigada!
    Ana em 06/03/17 às 23:17
  • Professor, na prova de TJAA, a questão 6 da prova Azul tem o enunciado: A reescrita de "Contudo, o homem não mediu as possíveis consequências que tal desenvolvimento pudesse causar de modo a provocar o desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça à vida humana." (1º§) em que a correção gramatical e o sentido foram preservados pode ser indicada em: (B) Não obstante, o homem não mediu as possíveis consequências que poderiam ser causadas por tal desenvolvimento provocando o desequilíbrio ao meio ambiente e à própria ameaça e à vida humana. Essa alternativa dada como correta é realmente a correta, professor? Esse final ficou sem sentido, parece que tem um "e" sobrando após a palavra ameaça: "...e à própria ameaça e à vida humana."
    Diego Silva em 06/03/17 às 23:17
    • Olá, Diego! Atualizei o artigo. Já coloquei o recurso pronto! Dê uma olhadinha lá, por favor! Abraço! Décio Terror
      Décio Terror em 07/03/17 às 13:04
  • Colegas, o sistema inconsequente é observado no primeiro parágrafo ("...desenvolvimento incessante das economias de massa. Os mecanismos de produção desenvolveram-se de tal forma a adequarem-se às necessidades e vontades humana"). Depois, temos a contraposição (ainda no primeiro parágrafo - "contudo") a ideia anterior com a preocupação com o meio ambiente. Consumismo exacerbado X Meio ambiente. Professor, não consegui enxergar a lógica da reescrita na prova de técnico sem especialidade. Se puder comentar, ficarei agradecida.
    RAQUEL em 06/03/17 às 22:15
  • Esquece o comentário qto a questão de "adequarem-se", entendi já... confundi regência com desinência...afff...
    Fernanda Ramos em 06/03/17 às 21:44
  • Boa noite. Gostaria de comentário sobre a questão: Assinale a opção em que o "a" nas duas frases deve receber o acento grave indicativo de crase. A) fui a casa de meu pai. Lá, algumas pessoas preconceituosas ficaram a distância. B) o professor se referiu a todos que estavam presentes. Eles ficaram frente a frente. C) o mérito foi dedicado a eles. Os supervisores chegaram a uma hora em ponto na escola. D) os estudantes vestiram-se a Momo. Eles foram barrados pelos seguranças a entrada do salão de baile. Obrigada.
    Dias em 06/03/17 às 21:43
    • Olá, Dias! Questão 5: A alternativa (A) está errada, pois a palavra "casa" é seguida do caracterizador "de meu pai", por isso admite crase. Porém, a expressão "a distância" não admite artigo "a". Há apenas preposição "a". Assim, não cabe crase. Só caberia crase se tal substantivo tivesse sido caracterizado, como o seguinte: "à distância de dois metros". A alternativa (B) está errada, pois o verbo "se referiu" rege a preposição "a" e o pronome "todos" não admite artigo "a". Assim, não houve crase. Além disso, diante de palavras repetidas, só cabe preposição "a". A alternativa (C) está errada, pois o pronome "eles" e o artigo indefinido "uma" não admitem artigo "a", por isso não cabe crase. A alternativa (D) é a correta, pois a expressão "à Momo" faz subentender o substantivo feminino "moda" (à moda Momo). Além disso, a locução adverbial "à entrada do salão de baile" é precedida de preposição "a" e o substantivo "entrada" é precedida do artigo "a".
      Décio Terror em 07/03/17 às 13:09
  • Grande Terror e equipe, Uma das questões para TJAA, possui também erro no gabarito, ao meu ver. Peço o favor de analisarem e verificarem se procede o meu comentário. Veja a questão abaixo: PROVA AMARELA, QUESTÃO 5 A reescrita de "Contudo, o homem não mediu as possíveis consequências que tal desenvolvimento pudesse causar de modo a provocar O DESEQUILÍBRIO AO MEIO AMBIENTE e A PRÓPRIA AMEAÇA À VIDA HUMANA." em que a correção gramatical e o sentido foram preservados pode ser indicada em: gabarito oficial: letra B) Não obstante, o homem não mediu as possíveis consequências que poderiam ser causadas por tal desenvolvimento provocando o desequilíbrio ao meio ambiente E a própria ameaça E à vida humana. NÃO ERREI NA DIGITAÇÃO, POR ISSO INCLUSIVE O DESTAQUE. Reparem que o segundo "E" destacado no final da sentença torna a assertiva errada.
    Rivail Teixeira em 06/03/17 às 20:22
  • Professor, tenho as mesmas dúvidas da Raquel e da Daniela! Na questão: A reescrita de " Contudo, o homem não mediu as possíveis.... e a própria ameaça à vida humana"..... Todas as alternativas colocavam um "e" no meio de "própria ameaça à vida humana" ficando "provocar o desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça e à vida humana", o que para mim muda totalmente de sentido, pensei até ser um erro de digitação da prova de tão sem sentido que achei... E na questão de V ou F a segunda alternativa só usou termos genéricos, a que "ideias e estruturas anteriores" ele estava se referindo? Que "sistema inconsequente" é esse? O desenvolvimento incessante das economias de massas ou a degradação do meio ambiente? Para mim essa questão poderia ser tanto V ou F dependendo da interpretação q se quiser dar, já que os termos são ultra genéricos: ideias, estruturas, sistema. E por fim, gostaria de uma explanação sobre a questão que fala do verbo "adequarem-se" a regência do verbo não está ligada ao termo " os mecanismos de produção", não forem estes que se adequaram? A questão estava falando de regência nominal ou verbal, não temos como saber... Obrigada Prof. Aguardo ansiosamente por seus complementos! Abs.
    Fernanda Ramos em 06/03/17 às 19:53
  • Boa noite, Professor ! Gostaria de um comentário do sr. a respeito da questão 04 do cargo TJAA- sem especialidade ( TIPO 02) : '' A reescrita de ' Contudo, o homem ...' ''. Analisando a alternativa B, dada como o gabarito, quando a opção descreve '' o desequilíbrio ao meio ambiente E a própria ameaça E à vida humana'' muda-se totalmente o SENTIDO, uma vez que é inserido um ''e'' que não consta na frase original. Portanto, creio que todas as alternativas estariam INCORRETAS. É passível de recurso ? Obrigado
    hugo em 06/03/17 às 19:43
    • Olá, Hugo! Atualizei o artigo. Já coloquei o recurso pronto! Dê uma olhadinha lá, por favor! Abraço! Décio Terror
      Décio Terror em 07/03/17 às 13:12
  • A questão de reescrever as frases preservando a correção gramatical e o sentido. Eles colocaram um "e" a mais nas alternativas. Ao meu ver, estão todas erradas!
    Victor em 06/03/17 às 18:52
    • Olá, Victor! Atualizei o artigo. Já coloquei o recurso pronto! Dê uma olhadinha lá, por favor! Abraço! Décio Terror
      Décio Terror em 07/03/17 às 13:11
  • Olá Daniela Vieira, também fiz esta prova, porém acredito que a questão está correta, pois a respeito deste sistema inconsequente está implícito no primeiro parágrafo (se não me engano) quando fala sobre as atitudes humanas que acabaram por destruir a natureza e ameaçando a sua própria vida. Estas atitudes "preconizavam um sistema inconsequente". Espero ter ajudado.
    Elienai em 06/03/17 às 18:45
  • Boa noite, professor! Fiquei com dúvida na questão de reescritura de frase: "Contudo o homem não mediu possíveis consequências... A alternativa correta dada pela banca foi letra B " Não obstante,..., provocando desquilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça E à vida humana. Gostaria de saber se este final da frase está correto, pois me parece muito estranho (própria ameaça e à vida humana - acho que este "e" não deveria estar na alternativa
    Graziela em 06/03/17 às 18:25
    • Oi, Graziela! Atualizei o artigo. Já coloquei o recurso pronto! Dê uma olhadinha lá, por favor! Abraço! Décio Terror
      Décio Terror em 07/03/17 às 13:11
  • Tenho a mesma dúvida da daniela vieira, questao 5 (Prova Tipo 4 AZUL) sobre a questao de V ou F. Não consegui identificar o sistema inconsequente no texto.
    Vinicius Machado em 06/03/17 às 18:01
  • Olá professor, boa tarde! Gostaria que se possível que o senhor comentasse sobre a a questão 5 da prova de técnico judiciário área administrativa sem especialidade (amarela). Ela se inicia da seguinte forma: "A reescrita de "Contudo, o homem não mediu as possíveis consequências (...)". Obrigada!
    Maelle Garcia em 06/03/17 às 17:57
    • Oi, Maelle! Atualizei o artigo. Já coloquei o recurso pronto! Dê uma olhadinha lá, por favor! Abraço! Décio Terror
      Décio Terror em 07/03/17 às 13:10
  • Boa Tarde Prof. Decio! Gostaria muito que o sr. analisasse as questões que a colega Raquel Morais (comentário acima) citou. Não entendi o gabarito da banca e gostaria de saber se cabe recurso. No aguardo! Desde já, muito obrigada!
    Andreara Barozzi Cassimiro Salles em 06/03/17 às 17:19
  • Não Sheila, não sou o "rei da cocada preta", muito ao contrário, eu ralo muito para buscar meus pontos e acho injusto quando este tipo de situaçã surge. DUVIDO que alguém que errou esta questão o fez porque raciocinou como o professor especialista na área. Errou porque não sabia a resposta... Esse aluno agora vai copiar e colar os comentáros do professor e mandar recurso e se colar colou..quem sabe ganha o ponto também... O dia que voce realmente estudar muito, acertar questões que podem fazer a diferença e for prejudicada por recursos como este voce vai entender e me dar razão.
    Cesar em 06/03/17 às 16:25
  • Boa tarde professor! Acredito que caiba recurso na questão que pede a reescrita da assertiva, tendo em vista que na alternativa dada como correta pela banca tem um "e" ao final, que a tornaria incorreta. Obrigado pela correção e parabéns pelo trabalho, suas aulas são nota 10!
    Klaws Lima em 06/03/17 às 16:11
    • Oi, Klaws! Atualizei o artigo. Já coloquei o recurso pronto! Dê uma olhadinha lá, por favor! Abraço! Décio Terror
      Décio Terror em 07/03/17 às 13:10
  • Boa tarde, professor! Tenho a mesma dúvida da Daniela e da Raquel, acho que a questão de V e F está incorreta.
    Amanda Fontes Ribeiro de Rezende em 06/03/17 às 14:22
  • Professor, estou com as mesmas dúvidas da Raquel. Prova de TJA - sem especialidade Concordo com o que a colega escreveu sobre a questão de V ou F. Em relação à questão sobre o trecho reescrito, acredito que a banca deva anulá-la, pois todas as opções apresentadas alteram o sentido da frase. Gostaria de uma análise a respeito. Obrigada!
    Edna Silva em 06/03/17 às 14:04
  • Olá professor Décio, Uma dúvida: na questão 4 da prova verde para Técnico sem especialidade (A reescrita de “Contudo, o homem não mediu as possíveis consequências que tal desenvolvimento...) informa que o gabarito seria a assertiva seguinte: "Não obstante, o homem não mediu as possíveis consequências que poderiam ser causadas por tal desenvolvimento provocando o desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça e à vida humana." Entendo que o gabarito estaria errado pois nessa alternativa, ao utilizar o termo "provocando o desequilibrio" está sendo informado que houve de fato o desequilíbrio ao meio ambiente, o que não é verdade de acordo com o enunciado. No enunciado ele apenas alerta para o dano que poderia ser causado: "o homem não mediu as possíveis consequências que tal desenvolvimento PUDESSE CAUSAR de modo a provocar..." Assim, não podemos entender o gabarito como errado? Grato
    Jair em 06/03/17 às 14:02
  • Daniela Concordo com voê quanto a essa questão. Reli o texto e não encontrei nada que confirmasse ser verdadeiro o segundo item. Fiquei com dúvidas e marquei errado.
    Camila em 06/03/17 às 14:01
  • Professor, na prova de técnico, a respeito da questão que começa com "Acerca dos elementos linguísticos empregados em “Os mecanismos de produção desenvolveram-se" tenho uma dúvida. O gabrito da questão é "A regência da forma verbal “adequarem” inclui os termos coordenados “necessidades” e “vontades humanas”." Porém fiquei na dúvida pois entendo que a regência do verbo adequar, neste caso, depende dos termos que o antecedem (Os mecanismos de produção) e não dos termos que o sucedem (necessidades e vontades humanas), tando que se houver alteração nestes últimos, por exemplo para o singular, não haveria mudança na regência. Veja exemplo: Os mecanismos de produção desenvolveram-se de tal forma a adequarem-se à nova ordem. Ao passo que, se houver mudança nos termos que o antecedem, usando o exemplo do singular, há mudança na regência. Veja exemplo: O mecanismo de produção desenvolveu-se de tal forma a adequar-se. Sendo assim, não podemos concluir que o gabarito está errado, por vincular a regência do verbo aos termos "necessidades” e “vontades humanas"? Agradeço a atenção e caso minha dúvida tenha sido impertinente, peço desculpas.
    Felipe em 06/03/17 às 13:58
  • A última dúvida é: na questão que fala " O último parágrafo do texto, principalmente," Gabarito preliminar: "Propõe o desempenho de um conjunto de práticas cidadãs cujo objetivo é atender às questões apresentadas de modo real e transformador." Todavia, penso que, "expressa a realidade atual da situação apresentada ao longo do texto propondo a conscientização,através de políticas públicas, do cidadão sobre essa realidade. " O que acha ?
    Bruno em 06/03/17 às 13:39
  • Professor, a 2ª dúvida, das 3 que falei anteriormente (mandarei separadamente para ficar organizado) Na questão "No desenvolvimento..." o gabarito oferecido pela banca está correto (... ligação semântica em que há uma relação de explicação). Entretanto, a alternativa "b" diz que o "pois" relaciona o argumento que o antecede ao que o sucede, tornando-os equivalentes quanto à ênfase que lhes é atribuída. E a explicação gera essa relação a priori ao termo anterior, para que tenha sentido o que virá a seguir.
    Bruno em 06/03/17 às 13:32
  • Professor, tenho 3 dúvidas: Supondo que já tenha as provas em mãos, a minha (Tipo - 1 - Branca) 1ª dúvida é: na questão 3 "A reescrita de ''Contudo..." em que a correção gramatical e o sentido foram preservados pode ser indicado em: (C) "As possíveis consequências que tal desenvolvimento pudese causar de modo a provocar o desequilíbrio ao meio ambiente e à própria ameaça e à vida humana,entretanto,não foram logradas." Gera em mim a sensação de coesão, sentido, fluidez textual, e coerência. O que o gabarito, não proporciona. Fica confuso e mal-estruturado. Vide o final: (...) desequilíbrio ao meio ambiente e própria ameaça e à vida humana.
    Bruno em 06/03/17 às 13:23
  • Boa tarde, professor! Também estou com dúvidas na questão referente à reescrita do trecho: "Contudo, o homem não mediu...". O gabarito foi a alternativa B "Não obstante, o homem não mediu...". O senhor não acha que a alternativa altera o sentido original principalmente na parte final, que diz: "provocando o desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça e à vida humana."? A preposição "a" em "e à vida humana" não faz com que "vida humana" se refira a "desequilíbrio", diferente do sentido da sentença original? Ou "à vida humana" poderia se referir ao termo anterior "própria ameaça", mas, nesse caso, o aditivo "e", antes de "vida humana", estaria errado, tornando a alternativa incorreta de qualquer modo. Aguardo resposta. Obrigada
    Carol em 06/03/17 às 12:23
  • Sobre a prova de técnico administrativo sem especialidade: PROVA VERDE QUESTÃO 4 - A reescrita de "Contudo, o homem não mediu as possíveis consequências que tal desenvolvimento pudesse causar de modo a provocar o desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça à vida humana." em que a correção gramatical e o sentido foram preservados pode ser observado em: (B) Não obstante, o homem não mediu as possíveis consequências que poderiam ser causadas por tal desenvolvimento provocando o desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça e à vida humana. Duas dúvidas: Não seria obrigatório o uso da vírgula após "desenvolvimento"? E o uso do "e" em "própria ameaça E à vida humana" também não tornaria a alternativa incorreta?
    Julia Alves em 06/03/17 às 12:17
  • Terror, Na questão 6 da Prova de Técnico de Informática – tipo 2, verde – eu achei que a resposta também poderia ser a letra A (o gabarito foi a letra D). O texto menciona claramente que, "só ao final de um tempo ele CONSEGUIRÁ ultrapassar as fixações estruturais internas e refazer suas opções". Achei que esta resposta seria mais COMPLETA que a D. Acha que caberia recurso? Obrigado!
    Danny em 06/03/17 às 12:01
  • Professor, por favor, comente a prova para TJAA! Vou fazer a prova para analista no próximo domingo e fiz a prova para tecnico ontem... Fiquei com as mesmas dúvidas do pessoal ai em cima!
    Erika Alves em 06/03/17 às 11:50
  • Bom dia! Não consegui acessar o gabarito da prova de português de TJA sem especialidade do TRF2. Alguém poderia me ajudar? Agradeço e aguardo retorno. Mara Claudia
    Mara Claudia em 06/03/17 às 11:50
  • Reposta ao César. Já que você é o rei da cocada preta, parabéns pelo seu primeiro lugar na próxima semana. O que me irrita è aluno dando palpite onde nem sequer foi pedido. O professor que é professor, não fez nenhum comentário nesse sentido, apenas, esclareceu a questão. Você César não sabe das dificuldades de cada um e o quanto estudou, você não é onipresente, portanto, por gentileza, respeite os colegas ok? Sheila
    Sheila em 06/03/17 às 11:18
  • Daniela e Raquel, estou com a mesma dúvida de vocês. Não concordei com o gabarito e não entendi a justificativa das respostas consideradas corretas. Vocês estão pensando em entrar com recurso nessas questões?
    Leticia Prado em 06/03/17 às 10:53
  • No meu ponto de vista a questão 5 da prova verde tipo 2 de contadoria também deve ser anulada. O gabarito disse que a letra A está correta, ou seja, há uma incorreção na ortografia. Só que, no meu ponto de vista, a palavra "inter-relacionam" deveria ser escrito junto, ou seja, "interrelacionam". Assim como em antissocial. Senão me engano, as letras S e R, nestes casos, devem ser duplicadas.
    DOUGLAS SIEBERT em 06/03/17 às 10:47
  • A prova de analista, cabe recurso ?
    Alexandre Ferreira em 06/03/17 às 10:32
  • Professor, a Questão 4 (prova tipo 02) também ficou consfusa. eu errei pois na alternativa considerada correta elas incluíram um E. Isso não torna a questão passível de anulação? A reescrita de “Contudo, o homem não mediu as possíveis consequências que tal desenvolvimento pudesse causar de modo a provocar o desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça à vida humana.” (1º§) em que a correção gramatical e o sentido foram preservados pode ser indicada em: A) Assim, o homem não mensurou as possíveis consequências que seriam causadas por tal de modo a provocar o desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça e à vida humana. B) Não obstante, o homem não mediu as possíveis consequências que poderiam ser causadas por tal desenvolvimento provocando o desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça e à vida humana. C) As possíveis consequências que tal desenvolvimento pudesse causar de modo a provocar o desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça e à vida humana, entretanto, não foram logradas. D) Contudo, o homem não mediu as possíveis consequências que tal desenvolvimento pudesse causar de modo a provocar o desequilíbrio e a própria ameaça ao meio ambiente e à vida humana. Resposta correta(pela banca) : B B) Não obstante, o homem não mediu as possíveis consequências que poderiam ser causadas por tal desenvolvimento provocando o desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça E à vida humana.
    Luiza em 06/03/17 às 10:17
  • Professor, a questão 5 da prova de técnico seria passível de recurso? Ora, embora a palavra "não obstante" substitua de forma correta o "contudo", o final da frase ficou sem sentido com a inclusão do "e". Está foi dada como alternativa correta pela banca, porém acredito que a melhor resposta seria a que também inicia com "contudo", pois é a que menos perde o sentido com a inclusão do "e". Estou correta, professor? Obrigada.
    Natália em 06/03/17 às 10:05
  • Bom dia, Professor! Fiz a prova de TJAA (sem especialidade). A questão de reescritura me deixou confusa pela semântica. Tinha marcado a opção dada como resposta correta pela banca (a que começa com o "Não obstante"), mas o final da frase transforma "a própria ameaça à vida humana" em "a própria ameaça E à vida humana"... no meu entender houve mudança de sentido, ou no mínimo entendimento dúbio - ameaça ao meio ambiente ou à vida humana? Se puder me dar uma luz, agradeço!!! Acabei mudando a opção depois, e errando, por causa deste "pelo em ovo" rsrsrs PS. sou da sua cidade, JF! :)
    Mônica em 06/03/17 às 10:00
  • Bom dia, professor! Meu questionamento é o mesmo de Raquel e Daniela. QUESTÃO TÉCNICO JUDICIÁRIO - ADMINISTRATIVA SEM ESPECIALIDADE - “A reescrita de “Contudo, o homem não mediu possíveis…” No meu entender, não há resposta correta. O gabarito diz que: "Não obstante, o homem não mediu as possíveis consequências que poderiam ser causadas por tal desenvolvimento provocando o desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça e à vida humana" - O ERRO está no "E" que separa " e própria ameaça e à vida humana" Perde sentido, ao comparar com a frase do enunciado. Esse "e" se repete nas demais questões, sendo que apenas uma não aparece, mas o sentido também é diferente. Nos ajude!!!
    Ráisa Paranhos em 06/03/17 às 09:49
  • Terror, Pra ser bem sincero, na questão 3 da Prova de Técnico Administrativo – tipo 3, amarela – eu descartei a letra D (gabarito) pois achei que no final da frase, a palavra "TRANSFORMADOR" ficou "forçada". Deixei a questão marcada com dúvida, talvez seria a resposta, mas não a marquei devido a essa palavra no final. Acha que esta também caberia recurso? Obrigado!
    Danny em 06/03/17 às 09:48
  • Professor, por gentileza, gostaria que comentasse essa questão, explicasse o gabarito (B) e nos desse a luz sobre um possível recurso. PROVA TJAA (SEM ESPECIALIDADE) QUESTÃO A reescrita de "Contudo, o homem não mediu as possíveis consequências que tal desenvolvimento pudesse causar de modo a provocar o desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça à vida humana." (§1o) em que a correção gramatical e o sentido foram preservados pode ser indicada em: A) Assim, o homem não mensurou as possíveis consequências que seriam causadas por tal de modo a provocar o desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça e à vida humana. B) Não obstante, o homem não mediu as possíveis consequências que poderiam ser causadas por tal desenvolvimento provocando o desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça e à vida humana. C) As possíveis consequências que tal desenvolvimento pudesse causar de modo a provocar o desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça e à vida humana, entretanto, não foram logradas. D) Contudo, o homem não mediu as possíveis consequências que tal desenvolvimento pudesse causar de modo a provocar o desequilíbrio e a própria ameaça ao meio ambiente e à vida humana.
    Catarina em 06/03/17 às 09:34
  • Terror, Também concordo com a Daniela Vieira e a Raquel Morais. Não consegui achar nada que pudesse indicar que "estruturas anteriores que preconizavam um sistema INCONSEQUENTE". Reli o texto e nada menciona sobre "sistema INCONSEQUENTE", e a questão era de mera INTERPRETAÇÃO, veja o comando: "De ACORDO com as informações e ideias do texto ...". Acho que cabe recurso contra esta questão também.
    Danny em 06/03/17 às 09:27
  • Terror, a resposta oficial da questão 5 da Prova de Técnico Administrativo - tipo 3, amarela - não fez sentido pra mim. Ela pede a reescrita da frase e a resposta (letra B) é muito confusa, algo assim: " ... provocando o desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça e à vida humana". Pra ser bem sincero, não fez sentido, me pareceu erro de coesão. Acha que caberia recurso? Obrigado.
    Danny em 06/03/17 às 09:21