Categorias: Concursos Públicos

Breve análise do conteúdo de Português para AGU

Olá, meus amigos!

Saiu o edital da AGU e muita gente fica na dúvida de como estudar Português com um conteúdo meio diferente do normal, certo?

Veja só como está disposto o conteúdo de Português no edital:

Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3. Domínio da ortografia oficial. 3.1. Emprego das letras. 3.2. Emprego da acentuação gráfica. 4. Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1. Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e outros elementos de sequenciação textual. 4.2. Emprego/correlação de tempos e modos verbais. 5. Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.2. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.3. Emprego dos sinais de pontuação. 5.4. Concordância verbal e nominal. 5.5. Emprego do sinal indicativo de crase. 5.6. Colocação dos pronomes átonos. 6. Reescritura de frases e parágrafos do texto. 6.1. Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.2. Retextualização de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7. Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1. Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.2. Adequação do formato do texto ao gênero.

São 10 questões de Português.

A disposição do conteúdo está idêntica ao que normalmente o CESPE apresenta.

Mas a banca é o IDECAN.

Veja o mais importante para você reforçar o estudo:

Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais:

Geralmente se cobra a interpretação literal. Mas temos visto nas provas mais atuais a cobrança de interpretação por inferências. A banca cobrará pelo menos duas questões que envolvam a interpretação. Pode ficar tranquilo(a), pois vamos aprofundar bastante nisso em nosso curso.

Domínio da ortografia oficial (acentuação e emprego de letras):

Há uma tendência de cobrar o uso dos porquês e de algumas palavras parônimas, homônimas, como temos visto nas últimas provas! Vamos observar isso nas duas aulas iniciais de nosso curso.

Domínio dos mecanismos de coesão textual. Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual:

Basicamente é a identificação de um pronome relativo ou pessoal, o qual faz referência a uma palavra anterior. Assim, uma boa leitura do texto mata a questão. Além disso, entramos nos conhecimentos dos conectores coordenativos e subordinativos adverbiais. Isso sempre cai e faremos muitas e muitas questões para nosso treinamento.

 

Emprego de tempos e modos verbais:

Uma boa leitura do texto vai conduzi-lo a se safar da questão. Basicamente a banca identifica um verbo no texto, muitas vezes nos tempos presente do indicativo, presente do subjuntivo ou futuro do pretérito do indicativo e faz uma afirmação sobre este emprego. Então, uma leitura atenta do texto ajuda muito! Como eu sempre digo, nunca decore o emprego de tempo verbal, temos que perceber o contexto em que é utilizado. Na nossa aula de emprego verbal, fazemos um passo a passo com a identificação e o emprego de cada tempo e modo verbal. Isso vai ser moleza para você na prova!!!!!

 

Emprego dos sinais de pontuação. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração:

Aqui recai parte muito importante do conteúdo da prova! A pontuação tem ligação direta com a sintaxe da oração e com a sintaxe do período. Além disso, ao estudarmos o período composto, entendemos o emprego das conjunções, isto é, dos conectores sobre os quais falamos num dos itens anteriores. Assim, esta parte do conteúdo é o chavão da banca. Normalmente, vemos questões que querem saber o valor da oração adjetiva com e sem vírgula; a dupla vírgula separando estruturas adverbiais intercaladas; o emprego do aposto explicativo e enumerativo por meio de travessões, dois pontos, vírgulas.

 

Concordância verbal e nominal:

A banca pode explorar o emprego da voz passiva sintética, isto é, o reconhecimento do pronome apassivador, o que força o verbo a concordar com o sujeito paciente, em construções como “Alugam-se casas”. Também trabalha o valor de outro “se”: o índice de indeterminação do sujeito. Basicamente com os verbos “tratar” e “precisar”. Então, viu esses verbos, cuidado, pois construções como “Tratam-se de problemas” ou “A reunião trata-se de problemas” são viciosas e em nossa aula eu vou explicar por quê. O correto é “Trata-se de problemas” ou “A reunião trata de problemas”. Além disso, a banca cobra a concordância com a expressão partitiva “a maioria dos”, “a maior parte dos” etc.

 

Emprego do sinal indicativo de crase:

banca não inseriu no conteúdo a regência, somente a crase. Mas devemos entender a regência, dentro da funcionalidade da crase, a qual é vista em toda prova da banca IDECAN. Resolveremos várias questões e vou apontar algumas pegadinhas nas quais não podemos cair.

 

Colocação dos pronomes átonos:

Tema fácil e que alguns candidatos costumam marcar bobeira!!!! Nós veremos todos os casos! Muito cuidado!

 

Reescrita de frases e parágrafos do texto. Significação das palavras. Substituição de palavras ou de trechos de texto. Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade:

É a banca CESPE que usa muito essa nomenclatura, a que podemos chamar de reescrita. A banca IDECAN pode cobrar qualquer assunto gramatical. Ela pode explorar a concordância, a regência, a crase, a pontuação, a semântica, a colocação pronominal entre outros temas muito relevantes.

Mas, para atacarem esse tipo de questão e não terem problema, recomendo, quando o trecho for pequeno, que o reescrevam acima do trecho original e comparem. Assim, mesmo que vocês não tenham domínio gramatical de algum conteúdo, vendo uma estrutura sobre a outra, naturalmente perceberão se há mudança de sentido ou prejuízo gramatical.

Bom, meus amigos, muito falaremos ao longo de nosso curso e certamente faremos muitas transmissões ao vivo para desmitificarmos o que o IDECAN pode cobrar.

 

Grande abraço a todos!

Décio Terror

Décio Terror Filho

Posts recentes

O que são as Emendas de Redação? São constitucionais?

Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre a constitucionalidade das emendas de redação e…

15 horas atrás

Transtorno de Personalidade Esquizotípica para Psicólogo PC-DF

Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…

18 horas atrás

Funções Essenciais à Justiça para o STM

Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…

18 horas atrás

Concurso EBSERH: quais são os hospitais de lotação?

Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…

19 horas atrás

Transtorno de Personalidade Evitativa para Psicólogo da PC-DF

Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…

21 horas atrás

Controle de Constitucionalidade para o MPU

Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…

21 horas atrás