Categorias: Concursos Públicos

BRDE – Atualidades – possibilidade de RECURSO

Olá pessoal, tudo bem?

Considerei mal elaborada a prova de Atualidades. Esperava-se uma prova melhor para um concurso de um banco de desenvolvimento, com exigência de nível superior.

Foi uma prova bem diferente da de 2015, que esteve no padrão de uma prova de Atualidades da Fundatec.

Uma questão perguntou o nome do atual ministro da Fazenda e outra o nome do atual presidente do Banco Central. Respostas fáceis, creio que todos acertaram. No entanto, pergunta de nome de ministro, governador, presidente, etc., é de uma prova com exigência de escolaridade de ensino fundamental, não superior. Decoreba simplória!

Uma questão perguntou sobre “Qual alternativa NÃO pode ser considerada um tipo de energia limpa?” A resposta está correta, é a energia térmica. Porém, entendo que, nessa questão, o candidato pode tentar um recurso solicitando a anulação da questão.

No enunciado da questão, o examinador não foi preciso na definição de energia limpa. As fontes de energia que emitem e/ou liberam quantidades muito baixas de gases poluentes na atmosfera e/ou contribuem para o aquecimento global também são consideradas limpas. Exemplo é a biomassa, que libera gases poluentes na atmosfera, que contribuem para o aquecimento global, em quantidades muito baixas. No enunciado o examinador escreveu: As chamadas energias limpas são caracterizadas por NÃO emitirem poluentes na atmosfera nem liberarem, durante seu processo de produção ou consumo, gases ou resíduos que contribuam para o aumento do efeito estufa e do aquecimento global.

Enunciado incompleto, se fôssemos seguir o texto do examinador não poderíamos considerar a biomassa uma energia limpa. Mas, é considerada energia limpa por emitir uma baixa quantidade de gases poluentes que contribuem para o aquecimento global.

Como disse, seguindo o texto do examinador, teríamos duas respostas: Térmica e Biomassa.

O examinador também inicia a questão se referindo ao cenário mundial: “Observa-se no cenário mundial da atualidade …” Pode-se argumentar que a questão extrapolou os conteúdos listados no edital. Cobrou um tema mundial. Contudo, o edital se referia a questões de Atualidades do Brasil. Vejamos: Questões atuais no BRASIL sobre economia, política, sociedade, meio – ambiente, ciência e tecnologia, ética e responsabilidade socioambiental.

Sucesso no concurso!

Prof. Leandro Signori

Aulas Gratuitas de Atualidades para Concurso

Leandro Signori

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em Geografia pela Uniceub (Brasília). Como servidor público, foi funcionário da Prefeitura de São Leopoldo (RS), Prefeitura de Porto Alegre (RS), Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e Ministério da Integração Nacional. É professor de Geografia para o ensino médio na rede particular de ensino. Leciona as disciplinas de Atualidades, Conhecimentos Gerais, Geografia, Realidade Brasileira e História, em cursos on line e presenciais preparatórios para concursos públicos.

Posts recentes

Concurso TJ MA: saiu o resultado final de nível médio

O Tribunal de Justiça do Maranhão divulgou o resultado final dos provados de nível médio…

4 horas atrás

Concurso TJ MA: confira o resultado final de nível médio!

Foi divulgado nesta quinta-feira, 21 de novembro, o resultado final dos aprovados de nível médio…

5 horas atrás

Concurso Ministério da Justiça: veja novo cronograma!

O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…

9 horas atrás

Concurso MinC: são 50 vagas; veja novo cronograma!

O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…

10 horas atrás

Concurso MDIC: novo cronograma divulgado. Confira!

O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…

10 horas atrás

Concurso Antaq: confira o novo cronograma; 30 vagas

Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…

10 horas atrás