Boletim CACD #10: as principais notícias da semana relacionadas à Diplomacia (clipping)
Coronavírus: o impacto na economia chinesa, e por que isso é uma grande ameaça ao mundo
Coronavírus: por que a Alemanha tem uma taxa de mortalidade tão baixa
Cuba envia brigadas médicas contra o coronavírus a Itália e América Latina
Coronavírus: Olimpíada de Tóquio é adiada para 2021
Como a Índia fará a maior quarentena do mundo
Cubanos no exterior pedem para que Trump suspenda sanções à ilha durante pandemia
Banco Central passa a prever PIB estável em 2020 em meio à pandemia de coronavírus
Banco Mundial e FMI pedem alívio de dívida para países mais pobres
Governo fixa medidas para garantir a segurança alimentar da população
Coronavírus: como a covid-19 acirrou guerra política entre EUA e China
Como a Alemanha avança para conter o novo coronavírus e salvar vidas
Trump diz que avalia determinar quarentena obrigatória em Nova York, New Jersey e Connecticut
Coronavírus: o impacto na economia chinesa, e por que isso é uma grande ameaça ao mundo
(22/03/2020) G1, por BBC – Leia na íntegra
O impacto que a crise do coronavírus terá na economia chinesa ainda está por ser conhecido, mas os números preliminares publicados nos últimos dias revelam um quadro sombrio, que também deve afetar com fortemente outros países.
O Escritório Nacional de Estatística da China registrou quedas recordes na produção industrial, varejo e investimentos em ativos fixos, que, somados a outros índices, antecipam um colapso em várias frentes econômicas.
Coronavírus: por que a Alemanha tem uma taxa de mortalidade tão baixa
(23/03/2020) BBC, por Alejandro Millán Valencia – Leia na íntegra
A declaração da chanceler alemã, Angela Merkel, no sábado (21) dá uma ideia da dimensão do impacto da pandemia de coronavírus que atinge quase todos os países do mundo.
Mas há algo que diferencia bastante o avanço da doença na Alemanha e que chama a atenção de especialistas e autoridades. O número conhecido popularmente como taxa de mortalidade, ou seja, o total de pessoas que morrem em relação ao total de infectados, é mais baixo do que em outros países.
Cuba envia brigadas médicas contra o coronavírus a Itália e América Latina
(23/03/2020) El País, por Mauricio Vicent – Leia na íntegra
Centenas de médicos e enfermeiros cubanos já participam in loco do combate ao coronavírus em vários países da América Latina e também na Itália. Neste domingo, 53 deles chegaram à Lombardia, epicentro da Covid-19 na Europa, para prestar ajuda emergencial devido à sobrecarga do sistema de saúde nessa região do norte da Itália. Cuba informou que o seu pessoal está treinado no enfrentamento de outras epidemias —como a do ebola, na África— e já colaborou em diversos países, inclusive no Brasil. Segundo Giulio Gallera, assessor de Saúde e Bem-Estar da região da Lombardia, em um primeiro momento eles trabalharão no hospital de Crema (sul da Lombardia) e serão enviados ao novo hospital de campanha a ser construído em Bergamo, a zona mais afetada pelo novo coronavírus na região, onde os mortos são contados às centenas e há milhares de contagiados.
Coronavírus: Olimpíada de Tóquio é adiada para 2021
((24/03/2020) BBC – Leia na íntegra
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, disse que o Comitê Olímpico Internacional concordou com o adiamento.
“Propus o adiamento por um ano e o presidente do COI, Thomas Bach, concordou 100%”, afirmou.
O adiamento de um ano também se aplicará aos Jogos Paralímpicos de Tóquio, segundo o governo japonês.
O primeiro-ministro acrescentou: “Isso permitirá que os atletas joguem em suas melhores condições e tornará o evento seguro para os espectadores”.
Como a Índia fará a maior quarentena do mundo
(25/03/2020) Nexo Jornal, por João Paulo Charleaux – Leia na íntegra
O primeiro-ministro da Índia Narendra Modi decretou na terça-feira (24) o início de uma quarentena nacional que deve durar três semanas. A ordem coloca 1,3 bilhão de pessoas em casa, numa tentativa de conter a propagação do coronavírus no segundo país mais populoso do mundo.
Com a adesão do país à medida, o mundo soma 2,6 bilhões de pessoas em quarentena, o que equivale a um terço da população do planeta.
Cubanos no exterior pedem para que Trump suspenda sanções à ilha durante pandemia
(25/03/2020) O Globo – Leia na íntegra
Enquanto Cuba começa a aplicar medidas mais severas para lidar com o coronavírus e os número de casos no país continuam a crescer lentamente — nas últimas 24 horas, oito novos foram confirmados, com um total de 48 positivos e uma morte — vários grupos de cubanos residentes nos Estados Unidos, na Europa e em outros países lançaram diversas iniciativas solicitando que Washington suspenda as restrições comerciais e financeiras impostas a Havana, pelo menos durante a pandemia.
Banco Central passa a prever PIB estável em 2020 em meio à pandemia de coronavírus
(26/03/2020) G1, por Alexandro Martello – Leia na íntegra
O Banco Central (BC) revisou sua projeção para a economia brasileira em 2020 e passou a projetar estabilidade para o nível de atividade, ou seja, sem alta nem queda do Produto Interno Bruto (PIB). A previsão anterior, divulgada em dezembro, era de expansão de 2,2%.
A nova estimativa consta do relatório trimestral de inflação e foi divulgada nesta quinta-feira (26).
Banco Mundial e FMI pedem alívio de dívida para países mais pobres
(26/03/2020) Agência Brasil, por Andrea Shalal
O Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI) emitiram hoje (25) uma carta conjunta solicitando “alívio imediato de dívidas aos países mais pobres do mundo”. De acordo com o documento, a abrangência da pandemia de covid-19 vai além da esfera da saúde, e terá “consequências econômicas e sociais severas” para nações que abrigam largas parcelas de pessoas em condições desfavoráveis.
O ofício pede que instituições financeiras de países que fazem parte da Associação Internacional de Desenvolvimento suspendam pagamentos e cobranças de dívidas. Esses países abrigam um quarto da população mundial geral e dois terços da população mundial que vive em extrema pobreza e serão os mais afetados pela pandemia.
Governo fixa medidas para garantir a segurança alimentar da população
(27/03/2020) Agência Brasil, por Aécio Amado – Leia na íntegra
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento editou portaria, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (27), que trata de medidas essenciais para garantir o pleno funcionamento das cadeias produtivas de alimentos e bebidas, assegurando o abastecimento e a segurança alimentar da população, durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia do novo coronavírus (covid-19). As medidas foram definidas conforme o Decreto n.º 10.282/2020.
De acordo com o decreto, as atividades essenciais são aquelas “indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, assim considerados aqueles que, se não atendidos, colocam em perigo a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população”.
Coronavírus: como a covid-19 acirrou guerra política entre EUA e China
(21/03/2020) BBC, por Tamara Gil – Leia na íntegra
A crise de saúde mundial por causa da covid-19, doença causada pelo vírus, colocou em evidência a tensa rivalidade entre as duas superpotências mundiais e deixou definitivamente para trás a aparente lua de mel depois de sua reaproximação comercial.
Desta vez, o conflito se deu em meio à circulação de teorias de conspiração sem provas e declarações polêmicas, como a recente do presidente americano, Donald Trump, classificando o corona como “vírus chinês”. Um morde e assopra que, segundo advertem os especialistas, é perigoso para todos.
Como a Alemanha avança para conter o novo coronavírus e salvar vidas
(28/03/2020) BBC, por Gabriel Bonis – Leia na íntegra
Até mesmo a organizada e próspera Suíça, afetada em parte pela proximidade com a Itália, pode ver o seu sistema de saúde colapsar devido ao grande número de pacientes.
Um cenário menos caótico, contudo, ocorre na Alemanha. Apesar de mais de 5,7 mil novos casos terem sido contabilizados apenas na sexta-feira (27/3), o país parece administrar a crise de forma mais eficiente que vizinhos como Espanha, França e Itália.
Trump diz que avalia determinar quarentena obrigatória em Nova York, New Jersey e Connecticut
(28/03/2020) G1 – Leia na íntegra
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse neste sábado (28) que avalia determinar quarentena obrigatória em Nova York, em New Jersey e partes Connecticut para conter a o avanço do novo coronavírus.
Os EUA passaram a ser o epicentro mundial da pandemia de coronavírus nos últimos dias e superaram o número de 100 mil casos confirmados. Nova York é o estado mais afetado, com cerca de metade dos casos.
O estado de Nova York já tinha uma determinação local para as pessoas evitarem sair de casa além de atividades essenciais, mas esta determinação obrigatória determinada pelo governo nacional poderia ser uma medida mais radical, mas ela não foi detalhada.