Biblioteconomia para Câmara dos Deputados: confira o conteúdo da prova!
Olá, pessoal, tudo bem?!
Meu nome é Janaína Costa, sou professora de Biblioteconomia do Estratégia Concursos. Hoje venho falar com vocês sobre o concurso Câmara dos Deputados, especificamente para o cargo de Analista Legislativo – Técnico em Informação e Documentação Legislativa. Para o referido cargo, temos hoje 25 cargos vagos.
Antes, permita-me fazer minha apresentação profissional.
Atualmente faço parte do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro, ocupando o posto da especialidade Biblioteconomia. Como já deve imaginar, minha formação é nessa área, graduada na Universidade de Brasília – UnB. Além disso, sou Mestre em Ciências da Informação, também pela UnB.
Em termos de concursos, tenho passagens por alguns órgãos. Fui aprovada no concurso da Embrapa, em 10º lugar; Instituto Evandro Chagas, 7º lugar; Instituto Federal de Educação do Mato Grosso do Sul, concurso em que fui aprovada em 1º lugar para Biblioteconomia. No ano de 2015 fui convidada a publicar a minha dissertação de mestrado, o que foi feito pela editora Novas Edições Acadêmicas.
O último concurso CD foi em 2007, ao passo que desde 2014 já temos autorização para realização desse certame. Espera-se que até o fim do primeiro semestre o edital Câmara dos Deputados seja publicado abrangendo, entre outros, este cargo. Os aprovados no certame serão lotados no Centro de Documentação e Informação Legislativa.
As atribuições, segundo o último edital, são as seguintes:
Analista Legislativo – Atribuição Técnico em Documentação e Informação Legislativa – Área I – Bibliotecário e Área II – Arquivista Atividades definidas na Resolução nº 19, de 1989, podendo ser resumidamente descritas como atividades de nível superior envolvendo o planejamento, supervisão, coordenação, orientação ou execução de tarefas relativas à assistência técnica, pesquisa, análise, recuperação e divulgação da informação, visando ao desenvolvimento de trabalhos legislativos e administrativos; processos de expurgo e descarte de documentos legislativos e administrativos; sistemas de aquisição, busca, guarda, utilização, divulgação e publicação do acervo documental da Câmara dos Deputados, supervisão, coordenação e orientação de tarefas relativas à conservação e à restauração do acervo documental da Câmara dos Deputados; coordenação e execução de tarefas relacionadas a métodos e técnicas aplicadas a pesquisas em informação, inclusive os decorrentes de automação e processamento de dados.
Entre as matérias do concurso Câmara de 2007, chamo a atenção para a matéria de conhecimentos específicos do cargo:
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Documentação e Informação: conceito, desenvolvimento e estrutura da documentação geral e jurídica. Fontes institucionais: centros, serviços e sistemas de documentação. Instrumentos da documentação: tipos de documentos. Automação de serviços bibliotecários. Principais sistemas de informação automatizados: nacionais e internacionais. Organização e Administração de bibliotecas: princípios básicos de OAB. Planejamento bibliotecário. Processos e técnicas de seleção, de tratamento (análise, armazenagem e recuperação) e de disseminação. Normalização e as linguagens documentárias. Técnicas de elaboração de descritores, cabeçalhos de assuntos, vocabulário controlado. Processamento técnico da Informação: classificação; CDU – Classificação Decimal Universal; histórico; estrutura; sinais e símbolos utilizados na CDU; uso de tabelas auxiliares; ordenação vertical e horizontal. Catalogação: AACR2 – Código de Catalogação Anglo-Americano: programas de entradas: autoria individual e múltipla, entidades coletivas, publicações periódicas, documentos legais (legislação e jurisprudência). Indexação e resumo: noções básicas. Referência bibliográfica: ABNT – NBR 6023 – agosto/2002: referência de livros, publicações no todo e em parte (números especiais e suplementos) de artigos, de periódicos. Serviço de referência: atendimento a pesquisas e consultas; técnicas de busca; utilização de fontes gerais e jurídicas de informação; enciclopédias, dicionários, ementários, bibliografias e diretórios. Intercâmbio. Estudo de usuários. Serviços de alerta e disseminação da informação. Legislação profissional, ética e organismos de classe.
Como pode ver, trata-se de um conhecimento bem específico e que não é encontrado facilmente por aí. Pensando nisso que criamos um curso específico para essa matéria, o qual te convido a baixar a aula demonstrativa e conhecê-lo.
Nossos cursos contêm o conteúdo completo que será cobrado na sua prova. São PDF´s e videoaulas, além de um fórum de dúvidas exclusivo na área do aluno para você esclarecer pontos com seus professores. Confiamos tanto na qualidade da nossa equipe e dos nossos materiais que nós temos uma política de satisfação garantida ou seu dinheiro de volta, em até 30 dias e sem burocracia. Você não tem nada a perder, conheça nossos cursos!
Cursos p/ Analista – Biblioteconomia
Confira abaixo a análise completa do edital Câmara dos Deputados:
Análise completa do Edital Câmara dos Deputados 2007
O concurso UNEB (Universidade Estadual da Bahia) que teve as provas realizadas em outubro, divulgou…
O Instituto de Previdência Social do Município de Navegantes (NavegantesPrev) teve divulgado os gabaritos preliminares…
O concurso público da Prefeitura de Santo Antônio do Palma, no Rio Grande do Sul,…
Estamos em ano de eleições municipais, o que contribui ainda mais para a publicação de…
A Prefeitura de Crateús, no Ceará, teve divulgado um novo cronograma para o seu concurso…
A Prefeitura Municipal de Careaçu (MG) publicou o novo edital de concurso público com vagas professor…
Ver comentários
Professora Janaína,
Bom dia!
Gostaria de saber se o Estratégia disponibiliza apenas a especifica de Biblioteconomia para a compra?
Att,
Danyara Souza
Olá,
Gostaria de saber se esse curso tem pontos em comum com o curso da mesma matéria do TJ/AL ,que também tem disponível aqui no Estratégia com a mesma professora. Se eu comprar os dois vão ter conteúdos repetidos?
Olá Wanessa,
Os dois cursos tem pontos em comum, porém o curso do TJ-AL possui duas aulas (matérias) a mais que o curso para a Câmara dos Deputados. Como ambos são baseados no último edital para Bibliotecário, o concurso da Câmara abrangeu menos matérias em 2007 do que o concurso do TJ-AL em 2012. Porém, como ambos editais estão desatualizados, eu estou acrescentando nas apostilas assuntos atuais, tais como o RDA/FRBR/FRAD, Preservação de Documentos Digitais, Biblioteca Digital, etc, de forma que o aluno veja o conteúdo do edital passado, mas com as devidas atualizações. Obrigada pelo contato! Profa. Janaina Costa.
Professora Janaína, gostaria de saber porque as aulas preparatórias de Biblioteconomia não tem vídeo aulas. Existia um pacote que tinha aulas em pdf e em video não comprei na época pois havia uma informação que o curso ficaria disponível durante certo período e logo após tentei comprar o pacote mas não estava mais disponível para venda. O prazo informado que o curso seria vendido não foi cumprido e tiraram as videos aula.
Como posso comprar essas video aulas?
Meu contato 21 98094-0016