Biblioteconomia para Câmara dos Deputados: confira o conteúdo da prova!
Biblioteconomia para Câmara dos Deputados: confira o conteúdo da prova!
Olá, pessoal, tudo bem?!
Meu nome é Janaína Costa, sou professora de Biblioteconomia do Estratégia Concursos. Hoje venho falar com vocês sobre o concurso Câmara dos Deputados, especificamente para o cargo de Analista Legislativo – Técnico em Informação e Documentação Legislativa. Para o referido cargo, temos hoje 25 cargos vagos.
Antes, permita-me fazer minha apresentação profissional.
Atualmente faço parte do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro, ocupando o posto da especialidade Biblioteconomia. Como já deve imaginar, minha formação é nessa área, graduada na Universidade de Brasília – UnB. Além disso, sou Mestre em Ciências da Informação, também pela UnB.
Em termos de concursos, tenho passagens por alguns órgãos. Fui aprovada no concurso da Embrapa, em 10º lugar; Instituto Evandro Chagas, 7º lugar; Instituto Federal de Educação do Mato Grosso do Sul, concurso em que fui aprovada em 1º lugar para Biblioteconomia. No ano de 2015 fui convidada a publicar a minha dissertação de mestrado, o que foi feito pela editora Novas Edições Acadêmicas.
O último concurso CD foi em 2007, ao passo que desde 2014 já temos autorização para realização desse certame. Espera-se que até o fim do primeiro semestre o edital Câmara dos Deputados seja publicado abrangendo, entre outros, este cargo. Os aprovados no certame serão lotados no Centro de Documentação e Informação Legislativa.
As atribuições, segundo o último edital, são as seguintes:
Analista Legislativo – Atribuição Técnico em Documentação e Informação Legislativa – Área I – Bibliotecário e Área II – Arquivista Atividades definidas na Resolução nº 19, de 1989, podendo ser resumidamente descritas como atividades de nível superior envolvendo o planejamento, supervisão, coordenação, orientação ou execução de tarefas relativas à assistência técnica, pesquisa, análise, recuperação e divulgação da informação, visando ao desenvolvimento de trabalhos legislativos e administrativos; processos de expurgo e descarte de documentos legislativos e administrativos; sistemas de aquisição, busca, guarda, utilização, divulgação e publicação do acervo documental da Câmara dos Deputados, supervisão, coordenação e orientação de tarefas relativas à conservação e à restauração do acervo documental da Câmara dos Deputados; coordenação e execução de tarefas relacionadas a métodos e técnicas aplicadas a pesquisas em informação, inclusive os decorrentes de automação e processamento de dados.
Entre as matérias do concurso Câmara de 2007, chamo a atenção para a matéria de conhecimentos específicos do cargo:
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Documentação e Informação: conceito, desenvolvimento e estrutura da documentação geral e jurídica. Fontes institucionais: centros, serviços e sistemas de documentação. Instrumentos da documentação: tipos de documentos. Automação de serviços bibliotecários. Principais sistemas de informação automatizados: nacionais e internacionais. Organização e Administração de bibliotecas: princípios básicos de OAB. Planejamento bibliotecário. Processos e técnicas de seleção, de tratamento (análise, armazenagem e recuperação) e de disseminação. Normalização e as linguagens documentárias. Técnicas de elaboração de descritores, cabeçalhos de assuntos, vocabulário controlado. Processamento técnico da Informação: classificação; CDU – Classificação Decimal Universal; histórico; estrutura; sinais e símbolos utilizados na CDU; uso de tabelas auxiliares; ordenação vertical e horizontal. Catalogação: AACR2 – Código de Catalogação Anglo-Americano: programas de entradas: autoria individual e múltipla, entidades coletivas, publicações periódicas, documentos legais (legislação e jurisprudência). Indexação e resumo: noções básicas. Referência bibliográfica: ABNT – NBR 6023 – agosto/2002: referência de livros, publicações no todo e em parte (números especiais e suplementos) de artigos, de periódicos. Serviço de referência: atendimento a pesquisas e consultas; técnicas de busca; utilização de fontes gerais e jurídicas de informação; enciclopédias, dicionários, ementários, bibliografias e diretórios. Intercâmbio. Estudo de usuários. Serviços de alerta e disseminação da informação. Legislação profissional, ética e organismos de classe.
Como pode ver, trata-se de um conhecimento bem específico e que não é encontrado facilmente por aí. Pensando nisso que criamos um curso específico para essa matéria, o qual te convido a baixar a aula demonstrativa e conhecê-lo.
Nossos cursos contêm o conteúdo completo que será cobrado na sua prova. São PDF´s e videoaulas, além de um fórum de dúvidas exclusivo na área do aluno para você esclarecer pontos com seus professores. Confiamos tanto na qualidade da nossa equipe e dos nossos materiais que nós temos uma política de satisfação garantida ou seu dinheiro de volta, em até 30 dias e sem burocracia. Você não tem nada a perder, conheça nossos cursos!
Cursos p/ Analista – Biblioteconomia
Confira abaixo a análise completa do edital Câmara dos Deputados:
Análise completa do Edital Câmara dos Deputados 2007