BC: Previsão de provas em setembro para 515 vagas para 2º e 3º graus
Com relação à distribuição das vagas, a autorização de apenas 515 das 1.090 vagas solicitadas pela autarquia para este ano colocou em risco a possibilidade de destinação de vagas para todas as dez capitais onde o banco possui unidade,s como era previsto. O BC possui representação em Brasília (sede), São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém. O presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Sérgio Belsito, afirmou que o banco tem que resistir à tentação de concentrar as vagas do concurso na sede. Para ele, a distribuição precisa considerar a necessidade de cada região.
Regulamento Foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, dia 5, uma portaria da Advocacia-Geral da União (AGU) disciplinando os concursos públicos para procurador do BC. Segundo a Portaria nº 93, além do bacharelado em Direito, também será exigido para o cargo o mínimo de dois anos de prática forense. Conforme a publicação, o concurso para procurador será composto por duas etapas, com a primeira sendo composta de prova objetiva, três provas discursivas, prova oral e avaliação de títulos, além de sindicância de vida pregressa. A segunda etapa compreenderá curso de formação.
As provas escritas (objetiva e discursiva) e oral versarão, no mínimo, sobre 14 disciplinas, distribuídas em três grupos. O grupo I abrangerá os Direitos Constitucional, Administrativo, Econômico, Financeiro e Tributário; o grupo II, os Direitos Civil, Processual Civil, Empresarial e Internacional Público e Privado; e o III, os Direitos Penal, Processual Penal, do Trabalho, Processual do Trabalho e Previdenciário.
As provas escritas serão aplicadas pelo menos nas dez capitais onde o banco possui representação (Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém), enquanto que a prova oral e o curso de formação serão realizados somente em Brasília.
Técnico e analista No caso da seleção para técnico e analista, sendo mantida a estrutura do concurso de 2009, o último para cada um dos cargos, os candidatos terão que passar por provas objetivas, prova discursiva (apenas para analista), avaliação de títulos (dependendo da área de atuação), sindicância de vida pregressa e programa de capacitação. O mais provável é que, assim como foi confirmado para o cargo de procurador, as provas sejam aplicadas nas dez capitais com unidades do banco.
FONTE: Folha Dirigida