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Banrisul: Confira quais são as classes gramaticais

Flexões de gênero, número e grau das palavras variáveis: Aprenda sobre as flexões de gênero, número e grau que promovem a flexão das palavras variáveis de diferentes classes gramaticais (classes das palavras), bem como os tipos e as características da flexão das palavras para se preparar para o concurso do Banrisul previsto para 2023.

A Fundação Cesgranrio trouxe no edital do Banrisul de 2023 para o cargo de Escriturário, o conteúdo para a matéria “Língua Portuguesa”, a saber:

  1. Compreensão de textos;
  2. Ortografia oficial;
  3. Articulação do texto: coesão e coerência;
  4. Classe e emprego de palavras;
  5. Emprego do acento indicativo de crase;
  6. Sintaxe da oração e do período;
  7. Emprego dos sinais de pontuação;
  8. Concordância verbal e nominal;
  9. Regência verbal e nominal;
  10. Colocação pronominal dos pronomes oblíquos átonos (próclise, mesóclise e ênclise).

Observa-se que “Classe e emprego de palavras” é um dos itens cobrados na prova de Escriturário previsto no edital do Banrisul de 2023. Assim, é importante entender quais classes das palavras são variáveis e invariáveis e como essas definições podem aparecer no concurso do Banrisul da Cesgranrio.

O presente artigo visa abordar sinteticamente as classes das palavras variáveis e invariáveis para o concurso Banrisul da Cesgranrio de 2023.

Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul).

Edital 2022: Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) — Escriturário — Ensino Médio

  • Status: autorizado | comissão formada | banca contratada;
  • Banca: Fundação Cesgranrio;
  • Vagas: 824 (oitocentas e vinte e quatro);
  • Cargo: Escriturário;
  • Escolaridade: ensino médio;
  • Salário inicial: R$ R$ 2.963,01 (após 90 dias) + benefícios;
  • Aplicação das provas objetivas: janeiro de 2023;
  • Edital: https://www.cesgranrio.org.br/pdf/banrisul0122/banrisul0122_edital.pdf.

Vale a pena conferir o primeiro artigo da série da “Classe e emprego de palavras”, tema previsto no edital do concurso para o Banrisul de 2023, intitulado “Banrisul: Palavras Variáveis e Invariáveis“.

O primeiro artigo apresentou as classes das palavras variáveis e invariáveis identificando quais classes pertencem a cada um desses grupos, bem como descreve o uso das desinências nominais e verbais que promovem a flexão das palavras.

Este artigo apresentará as flexões de gênero, número e grau das palavras variáveis para o concurso para o Banrisul de 2023

Flexão de gênero

Como dito anteriormente, o gênero é um dos fatores que flexionam as palavras, possibilitando as flexões dos substantivos, adjetivos e outras classes. O gênero aqui descrito é gênero linguístico das palavras que permite a classificação das palavras em feminino ou masculino, inerente a alguns vocábulos.
Nesse sentido, é possível afirmar que todos os substantivos da língua portuguesa podem ser classificados em masculino ou femininos.

Uso da desinência

Em princípio, os substantivos podem ser classificados em masculinos ou femininos de acordo com o uso da desinência neles empregados. Como regra geral, os substantivos masculinos utilizam-se desinência “o”, enquanto os substantivos femininos desinência A.

Dessa forma, para determinar o gênero linguístico de um substantivo basta verificar a desinência existente no final de cada palavra. No entanto, essa regra possui várias exceções uma vez há muitas palavras no vocabulário português que não terminam usam as desinências A ou O, por exemplo: “o acordeon” (gênero masculino), “o chafariz” (gênero masculino), “a chave” (gênero feminino), “o ônibus” (gênero masculino), “o ventilador” (gênero masculino)…

Ademais, várias palavras estrangeiras usadas no vocábulo brasileiro também não seguem a regra de identificação de gênero por meio da desinência, por exemplo: design, layout, link, marketing, mouse, rack

Por fim, algumas palavras que terminam em A ou O não são classificadas conforme essa última letra e, portanto, essas palavras não possuem desinência de gênero, por exemplo: “a canção” (gênero feminino), “o cinema” (gênero masculino), “a moto” (gênero feminino), “o sofá” (gênero masculino), “a tribo” (gênero feminino)…

Por certo, a melhor forma de identificar o gênero linguístico de uma palavra é a partir do artigo que a acompanha, visto que os artigos são classes de palavras variáveis que acompanham os substantivos e indicam o gênero deles.

O uso dessas desinências é visto na flexão das palavras por gênero e número, mas não está presente nas flexões por grau das palavras; então, cabe o conhecimento dessas diferenças para melhor se preparar para a prova do Banrisul.

Classificação dos substantivos pela flexão de gênero

Como visto anteriormente, os substantivos são palavras variáveis que possuem diferentes regras de flexão de gênero. Nesse sentido, os nomes dessa classe gramatical podem ser classificados em: uniformes e biformes.

  • Uniformes — são substantivos que não se flexionam independente do gênero que assumam, portanto, não se aplica o uso de diferentes desinências para o gênero masculino ou o gênero feminino. No entanto, substantivos uniformes podem variar em número (singular e plural);
  • Biformes — são substantivos que se flexionam dependendo do gênero que assumam, apresentando, portanto, uma forma para o gênero masculino e uma forma para o gênero feminino.

Substantivos biformes

Primeiramente, apresentam-se os substantivos biformes, pois possuem uma definição mais simples, com uma flexão para cada gênero. De acordo com a gramática, apresentam-se as seguintes regras:

  • Substantivos terminados na vogal -O — flexionados para o feminino com a substituição da terminação –O para -A. Por exemplo:
    O menino” e “a menina” / “o aluno” e “a aluna“…;
  • Substantivos terminados em consoantes — flexionados para o feminino com o acréscimo da desinência –A. Por exemplo:
    O professor” e “a professora” / “o camponês” e “a camponesa“…;
  • Substantivos terminados com -ÃO — flexionados para o feminino com a substituição das terminações -ÃO para , -OA ou -ONA. Por exemplo:
    O cidadão” e “a cidadã” / “o patrão” e “a patroa” / “o espertalhão” e “a espertalhona“…;
  • Substantivos relacionados a profissões ou a títulos de nobreza — flexionados para o feminino com as terminações -ESA, -ESSA ou -ISA. Por exemplo:
    O barão” e “a baronesa” / “o conde” e “a condessa” / “o poeta” e “a poetisa“…;
  • Substantivos terminados em -OR — flexionados para o feminino com as terminações –A, –EIRA ou –TRIZ. Por exemplo:
    O leitor” e “a leitora” / “o professor” e “a professora” / “o imperador” e “a imperatriz“…

Essas regras também são válidas para a flexão dos adjetivos.

Exceções

Em geral, substantivos terminados em –E são uniformes, mas há exceções em que se pode flexionar para do gênero masculino para o feminino com a substituição da terminação -E para -A. Por exemplo: “o elefante” e “a elefanta” / “o governante” e “a governanta” / “o gigante” e “a giganta“…

Obs.: embora alguns dos autores da gramática discordem, a maioria autores admitem a flexão da palavra uniforme presidente para presidenta. Ademais, a palavra está inserida no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) elaborado pela Academia Brasileira de Letras (ABL).

Da mesma forma, há exceções que não obedecem a qualquer regra de flexão de gênero, possuindo radicais diferentes para ambos os gêneros. Por exemplo: “o homem” e “a mulher” / “o rei” e “a rainha” / “o príncipe” e “a princesa” / “o cavalheiro” e “a dama” / “o zangão” e “a abelha” / “o frade” e “a freira“…

Substantivos uniformes

Em seguida, apresentam-se os substantivos biformes, os quais apresentam uma única forma tanto para os dois gêneros. Os substantivos uniformes podem ser: epicenos, sobrecomuns e comuns de dois gêneros.

  • Epicenos — apresentam a distinção entre o gênero masculino e o feminino pelas palavras “macho” e “fêmea”. Por exemplo:
    o canguru macho” e “a canguru fêmea“;
  • Sobrecomuns — apresentam apenas uma palavra para designar o gênero masculino e o feminino com o uso do mesmo artigo, havendo uma distinção de gênero pelo contexto do discurso. Por exemplo:
    Ele é uma criança feliz” e “ela é uma criança feliz“;
  • Comuns de dois gêneros apresentam apenas uma palavra para designar o gênero masculino e o feminino, havendo uma distinção de gênero pelo termo determinante (artigo, numeral, pronome ou adjetivo). Por exemplo:
    O jovem” e “a jovem
    Dois dentistas” e “duas dentistas
    Seu cliente” e “sua cliente
    Artista esperto” e “artista esperta

Flexão de Número

Os nomes podem ser flexionados por número, ou seja, em singular ou plural.

A grande maioria das palavras aceitam a forma do plural por meio do acréscimo da desinência de número -S. Por exemplo:
Aluno” (singular) / “alunos” (plural)

No entanto, a gramática portuguesa designa algumas regras para a flexão do plural nos nomes, a saber:

  • Regra básica — a maioria dos nomes são flexionados para o plural com a terminação S. Por exemplo:
    Aluno” e “alunos
  • Nomes terminados em -ÃO — flexionados com as terminações -ÃOS (regra básica), -ÕES ou –ÃES. Por exemplo:
    Irmão” e “irmãos
    Lição” e “lições
    Pão” e “pães
  • Nomes terminados em -R ou -Z — flexionados com a terminação -ES. Por exemplo:
    Professor” e “professores
    Rapaz” e “rapazes
  • Nomes terminados em -N — flexionados com as terminações -S ou -ES. Por exemplo:
    Hífen” e “hifens ou hífenes
  • Nomes oxítonos terminados em -S — flexionados com a terminação -ES. Por exemplo:
    Lilás” – “lilases
  • Nomes paroxítonos ou proparoxítonos terminados em -S e nomes terminados em -X — não sofrem flexão para o plural. Por exemplo:
    Lápis” / “ônibus
    Ônix” / “tórax
  • Nomes terminados em -L — flexionados com a terminação -IS. Por exemplo:
    Papel” e “papéis
  • Nomes oxítonos terminados em -IL — flexionados com a troca do –L por –S. Por exemplo:
    Civil” e “civis
  • Nomes paroxítonos terminados em -IL — flexionados com a troca do -IL por -EIS. Por exemplo:
    Difícil” e “difíceis

Ademais, há regras específicas para o plural dos nomes no diminutivo e nomes compostos que não são o objetivo do presente artigo.

Flexão de Grau

A flexão por grau ocorre em substantivos, adjetivos ou até de advérbios e trata-se de uma ideia de aumento (grau aumentativo) ou redução (grau diminutivo) da característica da palavra em termos de quantidade, tamanho ou intensidade.

Assim, o grau das palavras passa uma noção de gradação da palavra, podendo ser expresso em função do sentido da própria palavra (“o pouco” e “o muito”), da flexão da palavra ou pelo uso de palavras acessórias.

O grau das palavras pode ser dividido em: normal, aumentativo e diminutivo. Por exemplo:
Livro” (grau normal)
Livrão” (grau aumentativo)
Livrinho” (grau diminutivo)

Diferentemente das flexões de gênero e número, a flexão de grau pode ou não modificar a palavra núcleo, a depender da forma utilizada para o grau, isto é, a depender se há o uso da forma analítica ou da sintética. Dessa maneira, a flexão de grau apresenta duas formas: analítica e sintética.

  • Analítica — ocorre pelo acréscimo de palavras adjetivas (grande, pequeno…) que expressam o grau da palavra núcleo de modo a representar um aumento ou redução. Por exemplo:
    Livro grande” (grau aumentativo analítico)
    Sala pequena” (grau diminutivo analítico)
  • Sintética — ocorre pela modificação da palavra núcleo por meio de sufixos (-ÃO, -INHO…), sem a necessidade de uma outra palavra. Por exemplo:
    Livrão” (grau aumentativo sintético)
    Salinha” (grau diminutivo sintético)

Embora haja a possibilidade da flexão de grau dos nomes pelas formas analíticas e sintéticas, existe uma particularidade na flexão dos substantivos e dos adjetivos.

Graus do Substantivo

Em suma, os substantivos e outros nomes, seguem a flexão pelas formas analíticas e sintéticas descritas acima.

Em relação à forma analítica, podem ser usadas palavras que representem a alteração da intensidade do nome que se deseja flexionar. Por exemplo: grau aumentativo — enorme, grande, gigante, imenso, muito…; grau diminutivo — baixo, insignificante, fino, minúsculo, pequeno, pouco

Já a forma sintética, depende do uso de diversos sufixos, seguem alguns exemplos só para ilustrar: grau aumentativo — -ÃO, -AÇO, -alhão, -ARRA, -ARRÃO, -ONA, -ZARRÃO…; grau diminutivo — -ACHO, -EJO, -ELA, -ICO, -INHO, -ZINHO

Obs.: alguns nomes têm flexões de grau usadas há tanto tempo na língua portuguesa e, portanto, adquiriram um significado particular próprio. Assim, esses nomes não podem ser considerados como flexionados em grau. Por exemplo: “célula“, “óvulo“, “película“, “versículo“…

Graus do Adjetivo

Em contrapartida, os adjetivos seguem dois tipos de flexão, sendo a primeira aquela descrita formas analíticas e sintéticas e a segunda que apresenta duas classes de graus: comparativos e superlativos.

Grau Comparativo

Em primeiro lugar, o grau comparativo pode exprimir a comparação de uma característica de certa coisa ou ser em grau superior, igual ou inferior a outra coisa ou ser.

Em segundo lugar, esse grau pode exprimir a comparação de certa coisa ou ser uma qualidade superior, igual ou inferior em relação a outra característica que a coisa ou ser possua.

Por exemplo:
Maria é menos estudiosa que João.(comparação entre dois seres)
Maria é mais inteligente que estudiosa.(comparação entre duas características de um ser)

Dessa maneira, a flexão de grau comparativo dos adjetivos podem ser: de superioridade, de igualdade e de inferioridade.

  • Grau comparativo de superioridade — formado pelo uso do advérbio MAIS com a conjunção QUE ou a locução conjuntiva DO QUE. Por exemplo:
    Maria é mais inteligente que estudiosa.
    Maria é mais estudiosa do que João.
  • Grau comparativo de igualdade — formado pelo uso do advérbio TÃO com as conjunções COMO ou QUANTO. Por exemplo:
    Maria é tão inteligente quanto estudiosa.
    Maria é tão estudiosa como João.
  • Grau comparativo de inferioridade — formado pelo uso do advérbio MENOS com a conjunção QUE ou a locução conjuntiva DO QUE. Por exemplo:
    Maria é menos estudiosa que inteligente.
    João é menos estudioso do que Maria.

Grau Superlativo

Analogamente, o grau superlativo pode exprimir o elevado grau de uma característica, coisa ou ser em relação a todos os outros que compõem a mesma categoria.

Dessa maneira, o grau comparativo dos adjetivos pode ser: relativo e absoluto.

  • Relativo — ocorre quando o grau de uma característica se refere a um conjunto. Por ser de superioridade ou de inferioridade.
    – Superioridade: formado pelo uso da locução adverbial O/A MAIS e as preposições DE ou DENTRE. Por exemplo:
    Maria é a mais inteligente de todas as alunas.
    O mais estudioso dentre todos os alunos é João.
    – Inferioridade: formado pelo uso da locução adverbial O/A MENOS e as preposições DE ou DENTRE. Por exemplo:
    Maria é a menos inteligente de todas as alunas.
    O menos estudioso dentre todos os alunos é João.
  • Absoluto — ocorre quando o grau de uma característica se refere a um substantivo. Por ser analítico ou sintético.
    – Sintético: formado por uma palavra modificada e acrescida dos sufixos -IMO, -RIMO ou -ÍSSIMO. Por exemplo:
    Humilde” e “humílimo” ou “humilíssimo
    Magro” e “macérrimo” ou “magríssimo
    Inteligente” e “inteligentíssimo
    – Analítico: formado pelo uso de um advérbio, como muito, imensamente, extraordinariamente, grandemente. Por exemplo:
    Muito inteligente
    Extraordinariamente feliz

Casos especiais

Há alguns casos especiais referentes ao grau superlativo dos adjetivos que não facilmente identificados pelas regras acima descritas. Assim, o grau superlativo também pode ser formado das seguintes maneiras:

  • Por acréscimo de prefixos — usando os prefixos ARQUI-, EXTRA-, HIPER-, SUPER-, ULTRA-, entre outras. Por exemplo:
    Arqui-irmandade
    Superbactéria
    Ultra-avançado
  • Por repetição da palavra — usando o próprio adjetivo mais de uma vez na frase. Por exemplo:
    A água do rio estava fria, fria.
  • Por comparação de substantivos — comparando dois substantivos com o mesmo adjetivo. Por exemplo:
    A carne estava dura como pedra.” (duríssima)
  • Expressões fixas — usando expressões intensificadoras. Por exemplo:
    Ela é uma aluna nota mil.

Em suma, o presente artigo teve o intuito de apresentar um resumo sobre as formas de flexão das palavras por gênero, número e grau das classes de palavras que são variáveis para se preparar para o concurso do Banrisul previsto para 2023 da banca Cesgranrio.

Este artigo mostra o uso da desinência nominal para a mudança de gênero e número dos nomes, bem como os graus dos substantivos e dos adjetivos, indicando como as palavras variáveis podem ser flexionadas.

Vale lembrar que o artigo da série da “Classe e emprego de palavras” previsto no edital do concurso para o Banrisul de 2023 abordou “Banrisul: Palavras Variáveis e Invariáveis” e é uma leitura fundamental para o completo entendimento das flexões de gênero, número, grau das classes palavras variáveis previstas no concurso do Banrisul em 2023.

Para o edital do Banrisul, é interessante que o(a) candidato(a) saiba identificar quais classes gramaticais são variáveis e quais aceitam as desinências e identificar a flexão de gênero, número, grau dos nomes. Dessa forma, o(a) candidato(a) poderá fazer o melhor emprego dessas classes gramaticais no concurso e o reconhecimento das funções das palavras em questões de interpretação de texto.

Por fim, cabe a leitura do edital do Banrisul lançado pela Cesgranrio em 2022, bem como a inscrição nos cursos do Estratégia de português e outras disciplinas voltados para o concurso a ser realizado em 2023.

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Vitor José Campos Bourbon

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