Classe e emprego de palavras: Aprenda sobre as classes das palavras (classes gramaticais) identificando quais palavras pertencem a cada um desses grupos, bem como a função e o emprego das classes gramaticais para se preparar para o concurso do Banrisul previsto para 2023.
A Fundação Cesgranrio trouxe no edital do Banrisul de 2023 para o cargo de Escriturário, o conteúdo para a matéria “Língua Portuguesa”, a saber:
Portanto, observa-se que “Classe e emprego de palavras” é um dos itens cobrados na prova de Escriturário previsto no edital do concurso para o Banrisul de 2023.
Edital 2022: Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) — Escriturário — Ensino Médio
Vale a pena conferir os outros artigos da série da “Classe e emprego de palavras”, tema previsto no edital do concurso para o Banrisul de 2023, intitulados “Banrisul: Palavras Variáveis e Invariáveis” (Parte I) e “Banrisul: Gênero, Número e Grau” (Parte II).
O primeiro artigo apresentou as classes das palavras variáveis e invariáveis identificando quais classes pertencem a cada um desses grupos, bem como descreve o uso das desinências nominais e verbais que promovem a flexão das palavras. O segundo, apresentou as flexões das palavras por gênero, número e grau.
O presente artigo, último da série, visa abordar de forma sintética as classes e o emprego das palavras para o concurso para o Banrisul de 2023.
As classes das palavras, também conhecidas como classes gramaticais, são as categorias nas quais as palavras são distribuídas de acordo com a sua natureza e função gramatical no contexto em que estão inseridas. Assim, as classes gramaticais representam o conjunto das palavras que têm a mesma finalidade.
Existem dez classes das palavras, a saber:
As definições e as características das classes das palavras são apresentadas de forma distintas por diferentes autores gramaticais.
Os adjetivos servem para caracterizar o substantivo, atribuindo qualidades, isto é, palavras que dão característica, qualidade ou defeito ao substantivo. Os adjetivos são palavras variáveis.
Por exemplo:
“A aluna é inteligente.“
“A matéria é fácil.”
Os advérbios servem para complementar o sentido de verbos, adjetivos e de advérbios; porém, os advérbios não podem ser ligados a substantivos. Portanto, são palavras usadas para indicar diferentes circunstâncias. Os advérbios são palavras invariáveis.
Os advérbios podem ser classificados em sete categorias, a saber: afirmação, dúvida, intensidade, lugar, modo, negação e tempo.
Por exemplo:
“Eu estudei muito.” (advérbio de intensidade)
“Meu livro está dentro da mochila.” (advérbio de lugar)
Os artigos servem para determinar o gênero e o número do sujeito, antecedendo o substantivo, sendo um adjunto adnominal. Como visto no artigo anterior, os artigos são palavras variáveis.
Os artigos são classificados em duas categorias, a saber: definidos e indefinidos.
As conjunções servem para conectar duas orações ou dois ou mais elementos de mesma função sintática, estabelecendo entre eles uma relação de dependência ou de coordenação. Como visto no artigo anterior, as conjunções são palavras invariáveis.
As conjunções são classificadas em duas categorias, a saber: coordenativas e subordinativas.
As interjeições são palavras, locuções (compostas de duas ou mais palavras) ou sons vocálicos espontâneos que exprimem, em geral, emoções ou desejos. Ou seja, as interjeições podem expressar sensações, estado de espírito ou imperativos sobre o interlocutor. Como visto no artigo anterior, as interjeições são palavras invariáveis.
Em síntese, as interjeições são classificadas em: advertência/alerta, afugentamento, agradecimento, alegria, alívio, ânimo, apelo, aplauso, chamamento, concordância, contrariedade, desculpa, desejo, despedida, dor, dúvida, espanto, estímulo, medo/nojo, satisfação, saudação, silêncio, entre outros.
Por exemplo:
“Cuidado!” (interjeição de advertência)
“Alô!” (interjeição de chamamento)
Os numerais são palavras que expressam uma ideia de quantidade, sendo usadas quantificar algo por meio de um valor numérico. Como visto no artigo anterior, os numerais são palavras variáveis podendo variar em gênero e número.
Os numerais são classificados em quatro categorias, a saber: cardinais, ordinais, multiplicativos e fracionários.
As preposições são palavras ou locuções que ligam/relacionam duas outras palavras ou termos em um mesmo enunciado de modo a gerar um sentido entre eles. Como visto no artigo anterior, as preposições são palavras invariáveis.
As preposições têm diferentes significados como: assunto, autoria, causa, companhia, conteúdo, destino, distância, especialidade, finalidade, instrumento, lugar, matéria, meio, modo, oposição, origem, posse, preço, tempo.
Por exemplo:
“Eu estou em casa.” (preposição de lugar)
“O jogo começará em duas horas.” (preposição de tempo)
“Eu vou para São Paulo.” (preposição de destino)
“A candidata estuda para o concurso.” (preposição de finalidade)
As preposições são classificadas em duas categorias, a saber: essenciais e acidentais.
Os pronomes são palavras ou locuções que substituem o nome ou a que ele se refere com a função de representar ou acompanhar um substantivo e indicar posse e posições. Como visto no artigo anterior, os pronomes são palavras variáveis.
Os pronomes têm duas grandes divisões de classificação. A primeira, remete-se à atuação dessas palavras em relação aos substantivos, isto é, a função gramatical dos pronomes. Dessa forma, os pronomes são classificados em: adjetivos e substantivos.
A segunda classificação dos pronomes remete-se à função dessas palavras. Assim, os pronomes também podem ser classificados em seis categorias, a saber: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, indefinidos e relativos.
Os pronomes pessoais servem para indicar diretamente o sujeito ou o complemento da oração. Os pronomes pessoais são classificados em três grupos, a saber: pronomes pessoais do caso reto, pronomes pessoais do caso oblíquo (átono ou tônico) e pronomes pessoais de tratamento.
Os pronomes de tratamento exercem a função de sujeito, mas são utilizados em situações formais que exigem respeito em relação ao sujeito. Por exemplo:
“O senhor está atrasado.“
“Vossa Majestade, Charles III, foi proclamado rei em 2022.”
Os pronomes possessivos indicam a posse ou uma relação de afeto e estão sempre associados ao pronome pessoal, a saber: meu(s), minha(s), teu(s), tua(s), seu(s), sua(s), nosso(s), nossa(s), vosso(s), vossa(s). Por exemplo:
“Eu perdi meu caderno.“
Os pronomes demonstrativos são usados para indicar a localização de algo no espaço ou no tempo em relação a uma pessoa e o uso desses depende da situação do assunto em relação ao locutor ou interlocutor.
Os pronomes interrogativos são utilizados em frases interrogativas, ou seja, para fazer perguntas de maneira direta ou indireta. Podem ser: variáveis ou invariáveis.
Servem para fazer referência à terceira pessoa do discurso. São eles: variáveis ou invariáveis.
Os pronomes relativos são empregados para retomar/substituir um substantivo ou um pronome, na oração, referindo-se à uma palavra anunciada em uma oração anterior. Podem ser: variáveis ou invariáveis.
Os substantivos são palavras que têm a função de nomear os seres, as coisas, os fenômenos, os lugares, as ações, entre outros. Como visto no artigo anterior, os substantivos são palavras variáveis.
Os substantivos são classificados em nove categorias, a saber: simples ou composto, comum ou próprio, concreto ou abstrato, primitivo, derivado ou coletivo.
Os verbos são palavras usadas para exprimir ações, acontecimentos, estados ou fenômenos da natureza. Ele apresenta as seguintes flexões de número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz. Como visto no artigo anterior, os verbos são palavras variáveis.
Os verbos são formados por: radical + vogal temática + desinências. O radical é a parte da palavra que representa o significado do verbo, isto é, a base do verbo, ao passo que, a vogal temática é a vogal que se une ao radical e representa, em geral, a conjugação do verbo. Por fim, a desinência promove a conjugação do verbo e, por conseguinte, a flexão dele. Por exemplo:
“O aluno estudava português.” (Estuda + a + va)
Radical — estud-
Vogal temática — a
Desinência — va
Como visto no artigo “Banrisul: Palavras Variáveis e Invariáveis” (Parte I), as conjunções verbais realizam as flexões dessa classe de palavras em pessoa (1ª, 2ª ou 3ª pessoa), número (singular ou plural), tempo (presente, pretérito ou futuro) e modo (indicativo, subjuntivo ou imperativo).
Da mesma forma, os verbos são classificados de acordo com a voz (voz ativa, voz passiva ou voz reflexiva) que são empregados. Enquanto na voz ativa, o sujeito pratica a ação o verbo, na voz passiva a ação do verbo é sofrida pelo sujeito. Por fim, a voz reflexiva é aquela em que o sujeito pratica e sofre a ação do verbo simultaneamente. Por exemplo:
“A aluna leu o livro.” (voz ativa)
“A matéria foi ensinada pelo professor.” (voz passiva)
“A criança olhou-se no espelho.” (voz reflexiva)
Além disso, há três formas nominais para os verbos, a saber: infinitivo, particípio e gerúndio. Por exemplo:
“Estudar” (infinitivo)
“Estudado” (particípio)
“Estudando” (gerúndio)
Os verbos podem ser classificados em cinco categorias, a saber: regulares, irregulares, anômalos, defectivos e abundantes.
Obs.: entre as formas do particípio, em geral, a regular é representada pela maior palavra e acompanhada dos verbos “ter” e “haver“, enquanto a irregular é a menor palavra e acompanhada dos verbos “ser” e “estar“.
Em suma, o presente artigo “Banrisul: Classe e Emprego de Palavras” teve o intuito de apresentar um resumo sobre as classes gramaticais (classes das palavras) com o propósito de preparar os(as) candidatos(as) para o concurso do Banrisul previsto para 2023 da banca Cesgranrio.
Este artigo não apenas mostra o enquadramento de todas as dez classes das palavras sejam variáveis ou invariáveis, mas também as classificações presentes em cada um dos tipos e algumas observações essenciais para a compreensão do tema.
Este é um último artigo da série da “Classe e emprego de palavras”, tema previsto no edital do concurso para o Banrisul de 2023. Então, vale a pena conferir os outros artigos da intitulados “Banrisul: Palavras Variáveis e Invariáveis” (Parte I) e “Banrisul: Gênero, Número e Grau” (Parte II) que servem como base de aprendizado para o presente artigo.
Para o edital do Banrisul, é interessante que o(a) candidato(a) saiba identificar quais classes gramaticais são variáveis e quais aceitam as desinências e entender as exceções dentro dessas classificações. Dessa forma, o(a) candidato(a) poderá fazer o melhor emprego dessas classes gramaticais no concurso e o reconhecimento das funções das palavras em questões de interpretação de texto.
Por fim, cabe a leitura do edital do Banrisul lançado pela Cesgranrio em 2022, bem como a inscrição nos cursos do Estratégia de português e outras disciplinas voltados para o concurso a ser realizado em 2023.
CONFIRA OS CURSOS DO ESTRATÉGIA:
CONFIRA OUTROS CONCURSOS:
CONFIRA OS CONCURSOS PREVISTOS PARA 2023:
O Conselho Regional de Educação Física da 13ª Região publicou aviso de dispensa eletrônica de licitação…
A Universidade Federal de Minas Gerais divulgou um novo edital de concurso UFMG com duas…
Atenção, Coruja! A convocação para as provas do concurso TSE Unificado (Tribunal Superior Eleitoral) consta…
Iniciais de até R$ 12, 8 mil! Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU),…
O novo concurso do INSS para Perito Médico deve ter seu edital publicado até o…
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…