Nesta terça-feira, 15, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou uma nova Recomendação para que todos tribunais (de todas as esferas e especialidades) do país respeitem a paridade de gênero na composição de comissões e bancas da magistratura nos concursos que selecionam novos juízes de carreira.
Assim, segundo o CNJ, os tribunais (estaduais, federais, eleitorais, de justiça, do trabalho, militares, regionais e superiores) devem designar para suas bancas, que são responsáveis por elaborar as provas e julgar recursos dos candidatos, o mesmo número de mulheres e de homens. A Recomendação vale para as vagas cujo poder de indicação seja do próprio tribunal.
Isso porque, além de magistrados, há na composição das bancas advogados, professores de instituições de ensino superior e convidados. Há ainda as comissões multiprofissionais. Nesses casos, cada entidade ou instituição deve ser responsável por adotar ou não a paridade.
Em maio deste ano, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) instituiu um grupo de trabalho para avaliar mecanismo de maior participação das mulheres nos processos seletivos da magistratura.
O levantamento revelou “notório desequilíbrio de gênero na composição das comissões organizadoras e das bancas examinadoras dos processos seletivos da magistratura, registrando-se, invariavelmente, a minoritária participação feminina”.
Em um estudo divulgado em agosto deste ano pelo Conselho, constatou-se que as mulheres representam apenas 20,6% dos examinadores em bancas da magistratura. Em 30% das bancas, não havia nenhuma mulher.
Segundo a relatora e conselheira Ivana Farina, “esse primeiro passo haverá de colher ações dos tribunais por mais igualdade”.
Já presidente do CNJ, Ministro Luiz Fux, afirmou que a decisão representa uma luta pela igualdade e pela justiça. Segundo ele, “o Brasil é um país que promete como ideário da nação uma sociedade plural. Nada melhor que a sociedade plural a inteligência e a sensibilidade das mulheres.”
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em concursos em todo o país.
Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.
Você que vai participar do concurso Polícia Penal RJ (Secretaria de Administração Penitenciária do Estado…
A Prefeitura de Carangola, em Minas Gerais, está com concurso público aberto, organizado pela Consulplan,…
Está oficialmente finalizado o concurso público da Secretaria Municipal de Fazenda de Belo Horizonte (ISS BH). Com a…
Atenção, corujas! Os candidatos com situação alterada no Concurso Nacional Unificado (CNU) poderão verificar atualizações…
Inscrições em breve e provas em fevereiro de 2025. Confira neste artigo as principais datas…
Acordo firmado entre o MGI e o Sindicato também prevê outras melhorias para os Auditores…