Jurídico

Bancas da magistratura devem ter paridade de gênero, diz CNJ

Nesta terça-feira, 15, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou uma nova Recomendação para que todos tribunais (de todas as esferas e especialidades) do país respeitem a paridade de gênero na composição de comissões e bancas da magistratura nos concursos que selecionam novos juízes de carreira.

Assim, segundo o CNJ, os tribunais (estaduais, federais, eleitorais, de justiça, do trabalho, militares, regionais e superiores) devem designar para suas bancas, que são responsáveis por elaborar as provas e julgar recursos dos candidatos, o mesmo número de mulheres e de homens. A Recomendação vale para as vagas cujo poder de indicação seja do próprio tribunal.

Isso porque, além de magistrados, há na composição das bancas advogados, professores de instituições de ensino superior e convidados. Há ainda as comissões multiprofissionais. Nesses casos, cada entidade ou instituição deve ser responsável por adotar ou não a paridade.

Em maio deste ano, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) instituiu um grupo de trabalho para avaliar mecanismo de maior participação das mulheres nos processos seletivos da magistratura.

O levantamento revelou “notório desequilíbrio de gênero na composição das comissões organizadoras e das bancas examinadoras dos processos seletivos da magistratura, registrando-se, invariavelmente, a minoritária participação feminina”.

Em um estudo divulgado em agosto deste ano pelo Conselho, constatou-se que as mulheres representam apenas 20,6% dos examinadores em bancas da magistratura. Em 30% das bancas, não havia nenhuma mulher.

Segundo a relatora e conselheira Ivana Farina, “esse primeiro passo haverá de colher ações dos tribunais por mais igualdade”.

Já presidente do CNJ, Ministro Luiz Fux, afirmou que a decisão representa uma luta pela igualdade e pela justiça. Segundo ele, “o Brasil é um país que promete como ideário da nação uma sociedade plural. Nada melhor que a sociedade plural a inteligência e a sensibilidade das mulheres.”

Cursos para o Concurso

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em concursos em todo o país.

Sistema de Questões

Assinatura Ilimitada*

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2020

mais de 11 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Concursos de Direito

Vagas para a área jurídica

Coordenação

Posts recentes

Concurso Polícia Penal RJ: o que estudar para a prova?

Você que vai participar do concurso Polícia Penal RJ (Secretaria de Administração Penitenciária do Estado…

4 minutos atrás

Concurso Carangola: 137 vagas; prova em janeiro!

A Prefeitura de Carangola, em Minas Gerais, está com concurso público aberto, organizado pela Consulplan,…

6 minutos atrás

Concurso ISS BH tem seu resultado final homologado!

Está oficialmente finalizado o concurso público da Secretaria Municipal de Fazenda de Belo Horizonte (ISS BH). Com a…

14 minutos atrás

Veja sua situação no CNU: atualizações nesta quinta (21)!

Atenção, corujas! Os candidatos com situação alterada no Concurso Nacional Unificado (CNU) poderão verificar atualizações…

26 minutos atrás

Concurso PM SP: saiu edital! Confira as principais datas

Inscrições em breve e provas em fevereiro de 2025. Confira neste artigo as principais datas…

27 minutos atrás

Carreiras da CGU serão reestruturadas com reajuste salarial

Acordo firmado entre o MGI e o Sindicato também prevê outras melhorias para os Auditores…

48 minutos atrás