O estudo de caso buscou que o candidato soubesse relacionar forças e fraquezas com oportunidades e ameaças da Matriz SWOT, relatando exemplos com base no caso estudado sobre como estas relações se dão.
Certamente seria fundamental também que o candidato informasse o nome de cada uma das relações entre estes elementos, como estudamos juntos em nossas aulas:
• Alavancagem: Oportunidades + forças.
• Limitações/Restrições: Oportunidades + fraquezas.
• Vulnerabilidades: Ameaças + forças.
• Problemas: ameaças + fraquezas.
Com base nisso, sua situação pode ser uma das seguintes:
1) Você conceituou as relações com estes nomes, mas não apresentou exemplos e sua nota não foi boa, recorra. Aponte claramente em que linha você mencionou e diga a relação que representa, a banca terá que reconsiderar.
2) Você mencionou exemplos, mas não lembrava os nomes das relações. Isto pode ter feito com que você fosse penalizado, mas se a sua nota foi MUITO BAIXA por conta disso, recorra. Afirme que se tratava de um estudo de caso e que você EXEMPLIFICOU as relações, conforme pedido pelo Estudo.
3) Você mencionou exemplos e conceituou o que foi pedido com os nomes acima e sua nota não foi a máxima possível no conteúdo. RECORRA!!!! Se você a) exemplificou e b) conceituou corretamente, sua nota deveria ser máxima.
4) Você pode ter sido levado ao engano, apresentando os conceitos de posições estratégicas que a organização busca ou se encontra, conforme predominam os diferentes pontos da matriz SWOT (assim como estudamos!), que seriam respectivamente: desenvolvimento, crescimento, manutenção e sobrevivência. Se você fez isso, aceite que não é o que a banca pediu, mas se sua situação valer a pena fazer recurso (sem medo de perder ponto – o que pode acontecer depois de seu texto ser revisado), recorra dizendo simplesmente que você respondeu o que foi solicitado, apresentando a postura estratégica que é resultado da “relação – positiva ou negativa – entre os pontos fortes e fracos que ela possui para fazer frente às novas oportunidades e ameaças do ambiente”, segundo Oliveira (2012, p.123-124). Referência: OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia, práticas. 30 ed. São Paulo: Atlas, 2012.
5) Você pode ter sido levado ao engano ao estudar por Chiavenato (2007). Em sua obra, o autor afirma que é possível “juntar a análise ambiental com a análise organizacional para aclarar a situação da empresa em um dado momento (p. 156), chegando às relações respectivamente de (p. 155): aproveitamento, melhoria, enfrentamento, e desativação. Se você por acaso respondeu isso, use este autor como referência para recursos. CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
6) Você pode não ter citado exemplo de nada e nem apresentado as relações colocadas acima, ai realmente não tem do que recorrer…
É isso!!! Espero ter ajudado! =)
Sucesso para meus alunos! =)
Abraço e parabéns aos aprovados e aos quase lá! Boa sorte!
Prof. Carlos Xavier
www.facebook.com/professocarlosxavier
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre a constitucionalidade das emendas de redação e…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…
Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…