Artigo

BACEN – Área 5 – Prova de Auditoria Comentada

Pessoal,

Seguem nossas considerações em relação às seis questões da nossa matéria, após a divulgação do gabarito preliminar.

Entendemos que cabe recursos em duas.

 Abraços,

 Rodrigo Fontenelle / Claudenir Brito

 

 Com relação à auditoria interna e externa, julgue os itens que se seguem.

 73 Ao suspeitar da ocorrência de fraude na entidade sob seu controle, o auditor interno deve levar o fato ao conhecimento da administração da entidade, realizando essa comunicação em conversa reservada.

 Gabarito Preliminar: E

Comentários:

Segundo a NBC TI 01, a Auditoria Interna “deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho.” (Grifamos).

Dessa forma, entendemos que a questão está errada, pois a comunicação de suspeita de fraude não deve ser por meio de uma conversa e sim por escrito.

74 Antes de iniciar uma auditoria, o auditor independente deve avaliar os níveis de inflação, crescimento, recessão, deflação, desemprego e a situação política do setor econômico da entidade a ser auditada.

Gabarito Preliminar: C

Comentários:

Segundo a NBC T 11.4, em seu item 11.4.3.3, “para o auditor independente completar o conhecimento do negócio da entidade a ser auditada, deve avaliar os fatores econômicos desta, abrangendo:

a)               o nível geral da atividade econômica na área de atuação  da entidade  e fatores que podem influenciar seu desempenho, tais como níveis  de  inflação, crescimento, recessão, deflação, desemprego, situação política, entre outros;”

Entretanto, apesar de concordarmos que o auditor independente geralmente deve fazer todas essas análises, a legislação supra em que se baseou a questão foi revogada no final de 2009 pela NBC TA 200. Além disso, a NBC TA 300, nova norma que trata de planejamento do auditor independente, não apresenta de forma explícita esses pontos a serem analisado. Dessa forma, pela utilização quase literal de uma norma revogada, entendemos que cabe recurso.

75 Os auditores internos de determinada entidade desobrigam-se de prestar ajuda ou assessoramento a equipe de auditoria independente contratada para examinar as demonstrações contábeis da referida entidade.

Gabarito Preliminar: C

Comentários:

Segundo a NBC PI 01, “o auditor interno, quando previamente estabelecido com a administração da entidade em que atua, e no âmbito de planejamento conjunto do trabalho a realizar, deve apresentar os seus papéis de trabalho ao auditor independente e entregar-lhe cópias, quando este entender necessário”.

Dessa forma, caso a administração da entidade entenda que ele deve prestar ajuda, seja no fornecimento dos seus papéis de trabalho, seja de alguma outra forma, o auditor interno não estará desobrigado a esse assessoramento. Portanto, entendemos que cabe recurso.

Acerca das regras de controle interno e gerenciamento de riscos estabelecidas pelo Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission, julgue os itens a seguir.

76 Ao realizar a confrontação de determinada informação com dados recebidos de fontes diferentes, o auditor executa a atividade de controle denominada alçada.

Gabarito Preliminar: E

Comentários:

Essa atividade de controle que a questão chamou de alçada é, na verdade, a técnica da Correlação das Informações Obtidas.

77 Se determinada organização compartilhar o risco de sua atuação econômica por meio de seguro, ela não deverá contratar uma única apólice para todas as atividades em que estiver envolvida, haja vista que tal estratégia aumentará o risco global da organização.

Gabarito Preliminar: E

Comentários:

Segundo o COSO II, “por ocasião do exame das relações de custo-benefício, se a administração considerar os riscos como inter-relacionados, será possível agrupar as respostas de redução e de compartilhamento de riscos. Por exemplo, quando o risco é compartilhado por meio de seguro, pode ser vantajoso combiná-los em uma única apólice, pelo fato dos preços geralmente reduzirem-se quando as exposições combinadas são seguradas sob um único acordo financeiro.” (Grifamos)

Dessa forma, o próprio COSO cita como exemplo essa prática que, segundo a banca, não deveria ser adotada.

78 Entre os elementos do processo de controle interno inclui-se a atividade de controle, que pode ser voltada tanto para a prevenção quanto para a detecção. A execução a tempo e de maneira adequada da atividade de controle permite a redução ou administração de riscos.

Gabarito Preliminar: C

Comentários:

As atividades de controle podem ser preventivas, concomitantes e/ou detectivas. Dessa forma, quando o controle é realizado de forma tempestiva, a tendência é que realmente os riscos sejam minimizados, conforme descreve a questão.

 

Auditoria Privada e Governamental – Teoria Objetiva e mais de 250 exercícios comentados. Compre em www.elsevier.com.br

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.