O recente pedido de demissão do então Ministro da Justiça, Sérgio Moro, conhecido e admirado pela população em razão de suas ações no combate à corrupção, do cargo de confiança que exercia no Poder Executivo, reacendeu uma questão muito importante e debatida: a autonomia institucional da Polícia Federal no Estado de Direito Brasileiro.
Isso porque, umas das justificativas de sua saída foi a de que o Presidente Da República Jair Bolsonaro estaria agindo de maneira a interferir politicamente na atuação da Polícia Federal quando demitiu o Diretor Geral do órgão sem razão técnica para indicar um membro de sua confiança pessoal, ferindo a autonomia institucional e a liberdade de atuação da PF.
Mas como se dá essa autonomia? Há previsão legal ou constitucional relacionada a ela? Quais os debates jurídicos acerca da autonomia institucional e administrativa da Polícia Federal? Como deve se dar sua atuação na sua relação com o Poder Executivo?
É sobre este tema que irá versar o evento desta quinta-feira, 30 de abril, a partir das 19 horas, apresentado pelo professor e delegado da Polícia Federal Rafael Dantas, diretamente do canal do Estratégia no Youtube.
Assinatura Anual Ilimitada*
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.
ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada
No Resumo da Semana você encontra diversas informações sobre concursos públicos previstos e editais publicados!…
O edital do concurso do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) foi publicado com oferta de 19…
Está em pauta a realização de um novo concurso PC AL (Polícia Civil de Alagoas)…
Autorização de novo edital iminente! O próximo concurso PC ES (Polícia Civil do Espírito Santo)…
Salário inicial de R$ 7,8 mil! Atenção, corujas: a autorização para realização de um novo…
Está oficialmente formada a comissão que comporá o novo certame para o concurso público do…