Artigo

Auditoria – ISS/SP – Prova Comentada

Olá, Pessoal!

Acho que o nível da prova de auditoria do ISS-SP foi mediano, tendo sido uma surpresa apenas o fato de ter explorado bastante um tema pouco cobrado em auditoria (Contingências).

No mais, entendo que o gabarito da questão 45 deva ser alterado.

Abs,

Rodrigo Fontenelle

www.facebook.com/profrodrigofontenelle

 

Questão 36:

O item I está errado, pois o Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

O item II também está incorreto, já que o Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

O item III está correto e foi retirado de forma literal da resolução do CFC. Dessa forma, concordo com o gabarito.

Questão 37:

Segundo a NBC TG 25, caso a probabilidade de perda de uma contingência passiva seja remota, não se deve contabilizá-la nem divulga-la.

Nesse sentido, já que houve uma mudança quanto à possibilidade de perda do processo trabalhista, que atualmente está classificada como remota, há um impacto no resultado de 2013 em 25 milhões de reais, a partir da reversão dessa provisão que existia em 2012. Já em relação às despesas com depreciação não lançadas em 2012, isso só impactaria o resultado daquele ano, não alterando o lucro líquido de 2013. Dessa forma, concordo com o gabarito.

Questão 38:

O item I traz a definição literal de risco de detecção apresentada pela norma.

Os itens II e III inverteram os conceitos de RISCO DE AUDITORIA e RISCO DE DISTORÇÃO RELEVANTE. Para que esses itens fossem considerados corretos, bastaria substituir os conceitos. Dessa forma, concordo com o gabarito.

Questão 39:

A NBC TG 25, norma que trata de contingências, é bem clara em relação a uma contingência passiva com possibilidade provável de perda: deve ser reconhecida e divulgada.

Na situação evidenciada na questão a empresa não reconheceu contingência passiva com possibilidade provável de perda e esses valores são relevantes para as demonstrações financeiras. Dessa forma, cabe ao auditor emitir uma opinião com ressalva. Dessa forma, concordo com o gabarito.

Questão 40:

Segundo a NBC TA 505, Confirmação Externa, também conhecida como Circularização, é a evidência de auditoria obtida como resposta por escrito direta para o auditor de um terceiro (a parte que confirma), em papel, no formato eletrônico ou outro meio. Portanto, letra E.

A letra A apresenta a técnica denominada Recálculo, a alternativa B refere-se à Observação, a letra C aos Testes de Controle e a alternativa D à técnica da Inspeção. Dessa forma, concordo com o gabarito.

Questão 41:

Segundo o CPC 03, Equivalentes de Caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor. (Grifei)

Dessa forma, a única alternativa que não se encaixa na definição é a letra B, pois, mesmo que temporárias, aplicações em ações não estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor. Dessa forma, concordo com o gabarito.

Questão 42:

A NBC TA 540, norma que trata de Estimativas Contábeis, é bem clara em relação à responsabilidade pela definição dessas estimativas: é da administração.

O auditor deverá avaliar a razoabilidade dessas estimativas, a partir da demonstração, por parte da administração, do embasamento para aqueles valores estimados. Dessa forma, concordo com o gabarito.

Questão 43:

Por mais incrível que pareça, a banca cobrou, em 2014, uma questão baseada em uma norma que foi revogada ao final de 2009. Os três itens estão corretos e correspondem a uma transcrição literal do item 11.15.12.1 da NBC T 11.15.

Embora, na prática, a questão ainda continue correta, para os que entendam que vale a pena, podem argumentar em eventual recurso a questão da revogação dessa norma. Dessa forma, concordo com o gabarito, com restrições.

Questão 44:

O auditor não conseguiu obter evidências de auditoria em relação a diversos pontos das demonstrações contábeis e que são relevantes para aquela Auditoria. Dessa forma, ele deverá se abster de opinar sobre essas demonstrações contábeis, já que podem existir distorções relevantes e generalizadas nos pontos não auditados. Dessa forma, concordo com o gabarito.

Questão 45:

O item A2 da NBC TA 570, norma que trata de continuidade operacional, traz como exemplos os seguintes eventos ou condições financeiras que podem indicar uma descontinuidade operacional:

– patrimônio líquido negativo (passivo a descoberto);
– empréstimos com prazo fixo, próximos do vencimento, sem previsões realistas de renovação ou liquidação; ou utilização excessiva de empréstimos de curto prazo para financiar ativos de longo prazo;
– indicações de retirada de suporte financeiro por credores;
fluxos de caixa operacionais negativos indicados por demonstrações contábeis históricas ou prospectivas;
– principais índices financeiros adversos;
– prejuízos operacionais significativos ou deterioração significativa do valor dos ativos usados para gerar fluxos de caixa;
– atraso ou suspensão de dividendos;
– incapacidade de pagar credores nas datas de vencimento;
– incapacidade de cumprir com os termos contratuais de empréstimo;
– mudança nas condições de pagamento a fornecedores, de compras a prazo para pagamento à vista;
– incapacidade de obter financiamento para o desenvolvimento de novos produtos essenciais ou outros investimentos essenciais.

Perda de fornecedor estratégico e dificuldade de substituição de mão-de-obra são indicadores operacionais e não financeiros.

Dessa forma, NÃO concordo com o gabarito e entendo que a resposta correta deva ser a letra E.

 

 

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.