AUDITOR-FISCAL DA RFB: COMO PASSEI ESTUDANDO 9 MESES
Fala galera, blz?
Meu nome é Isaac, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal e coach do Estratégia Concursos.
Hoje vou falar para vocês um pouco do meu histórico e das estratégias que utilizei para conseguir uma aprovação difícil com um modesto tempo de estudo.
Me formei na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), no ano de 2010. No ano seguinte me apresentei para trabalhar no quartel, na cidade de São João del Rei, interior de MG.
Dando um salto na história, chegamos em 2013, quando decidi estudar para concursos.
A partir daqui, apresento abaixo um resumo dos principais fatos relevantes:
- JULHO/2013: decidi estudar para analista do BACEN;
- OUTUBRO/2013: realizei o certame acima, obtendo aproveitamento próximo de 15%;
- OUTUBRO/2013: decidi focar na área fiscal e comecei os estudos para o ICMS-RJ;
- JANEIRO/2014: realizei o certame acima, obtendo aproveitando próximo de 60%;
- FEVEREIRO/2014: publicada autorização para Auditor-Fiscal da RFB;
- MAIO/2014: realizei o certame e obtive aproveitamento próximo de 70%.
Agora, em forma de linha do tempo:
Bom, deu para vocês perceberem como foram apertadas as minhas preparações. Interessante observar também o acréscimo de rendimento entre os certames, principalmente do BACEN para o ICMS-RJ. A que se deve isso?
Quando comecei a estudar, não tinha noção nenhuma de como era a preparação ideal para ser aprovado num concurso relevante, mas até aí não há novidade, pois isso é comum. Eu achava que bastava comprar um pacotão de matérias, ler tudo e pronto, a aprovação estava garantida.
Ledo engano! Como pude ser inocente assim?! (risos)
O fato é que os concursos de hoje em dia são flagrantemente mais difíceis que os de antigamente. Basta pegar questões de concursos mais antigos e comparar com as dos atuais. Simplesmente não há comparação.
Disso resulta que a preparação para esse tipo de concurso não é tão simples assim. O buraco é muito mais embaixo. Não requer somente força de vontade e disciplina. Claro que esses são atributos indispensáveis, mas é muito mais do que isso. O conhecimento cognitivo absorvido pelo estudo tem que estar aliado a um bom know-how de estudo.
Na minha visão, represento abaixo a importância da expertise na indústria dos concursos.
Então, respondendo a minha pergunta, quando você adquire know-how, seu potencial de aprovação cresce de maneira exponencial!
Mas Isaac, como assim know-how, expertise… do que isso consiste? E qual a diferença entre cognição?
Cognição é basicamente o conhecimento adquirido pelo estudo. E know-how é o conjunto de técnicas e práticas que vão facilitar a aprendizagem, além de fixar melhor o conteúdo e otimizar seu tempo de estudo. Tentar estudar sem aplicar as técnicas de estudo corretamente faz toda a diferença, principalmente nesses quesitos (tempo e fixação do conteúdo).
Após ser reprovado no BACEN, decidi entender melhor o processo de preparação. Corri atrás, fiz contatos, procurei saber. A partir dali, minha abordagem para o certame seguinte seguiu completamente diferente. E o resultado está nos números, vocês viram.
Nesse ponto quero ressaltar duas coisas: os três meses de preparo para o Banco Central serviram quase que somente para me mostrar como eu estava no caminho errado, pois o conhecimento adquirido nesse tempo foi muito pequeno e mal fixado. Então a bagagem cognitiva que levei desse trimestre considero quase nula. Além disso, a prova do ICMS-RJ foi de nível elevadíssimo, tanto é que de 50 vagas, somente 24 candidatos foram aprovados. Ou seja, para o ICMS-RJ eu tive aproximadamente três meses de preparo (já que o tempo do BACEN eu praticamente descarto) e obtive rendimento próximo de 60%. Para quem já estuda, sabe que isso não foi fácil. Mas não foi mesmo (rsrs), eu estava num ritmo fortíssimo de estudo.
E a preparação para a Receita Federal seguiu no mesmo caminho, mais três meses de estudo em ritmo de Fórmula 1. E dessa vez, novamente, aplicando o conhecimento das práticas que otimizam qualquer estudo.
Bom, aqui terminou minha vida de concurseiro, que durou em torno de 10 meses, sendo 9 meses líquidos de estudo. Não foi fácil, nem de longe. Quando ainda estava estudando para a Secretaria da Fazenda do RJ (ICMS), descobrimos que minha esposa estava grávida. Concatenando os números, afirmo que ela passou mais da metade da gravidez me vendo apenas nos horários das refeições e na hora de dormir. Passei seis meses trabalhando e estudando, eu só fazia isso. Tive que sacrificar diversas atividades em prol de um objetivo maior, que, graças a Deus, foi atingido.
Muito importante registrar que esse tempo de estudo é um ponto muito fora da curva da normalidade. Não pense que basta estudar 3 meses ou 6 meses para passar. Pela experiência vemos que isso é raro, pois a maioria leva mais tempo. Isso se deve também, um pouco, à minha bagagem trazida por estudos pessoais e acadêmicos. Por outro lado, não precisa se assustar e pensar que você ficará isolado do mundo enquanto estuda, não é bem assim. Claro que você precisará sair da sua zona de conforto e abnegar de algumas atividades, mas entenda que será uma situação temporária, e quando passar, terá valido a pena!
Ademais, é fato notório que a aquisição de know-how e a aplicação das técnicas de estudo diminuíram sobremaneira o tempo que levei para alcançar essa aprovação.
Levaria um livro inteiro para discorrer sobre as técnicas, mas faço questão de listar abaixo alguns princípios importantíssimos:
- Revisões são imprescindíveis. Em linguagem mais clara: ou você faz revisão, ou não passa!
- Seja objetivo e saiba resumir seu material. Se estuda por “pdf”, marque-o e utilize ele mesmo de resumo.
- Resolva MUITAS, MUITAS questões.
- Organize seu material de estudo. Saiba onde está em cada matéria, não se perca.
- Entenda a lógica do assunto que está estudando. Os assuntos costumam seguir lógicas, isso vai te ajudar na hora de eliminar alternativas.
- Conheça a banca examinadora e faça milhares de exercícios dela (milhões é melhor). Não descarte questões de outras bancas, mas priorize a sua.
- Aprenda técnicas de chute (já ganhei muito ponto assim).
- Adquira material de qualidade. Pesquise antes de sair comprando qualquer coisa. Seu material vai ser seu melhor amigo por um bom tempo. Quem gosta de amigos ruins?
- Organize sua rotina e siga os ciclos de estudo. O segredo do sucesso é a constância.
Bom, aí estão alguns pontos fundamentais que levam muitas pessoas ao sucesso e terminam sua vida de concurseiro com gol de placa. Alguns desses tópicos não são tão simples de entender, e requerem melhores explanações, mas isso é assunto para outra hora.
Por enquanto, o que quero deixar claro é que passar em provas como essa não é impossível quanto possa parecer às vezes. Muito pelo contrário! Eu, por exemplo, nunca tive notas boas na escola, principalmente no ensino médio. No colégio, era mediano e deixei de aproveitar a boa base que poderia ter tido. Mas isso não foi impeditivo para lograr êxito, pois conciliando a disciplina de estudo com boas técnicas, pude vencer os obstáculos e encerrar com chave de ouro esse capítulo na minha história.
E você, está preparado?