Artigo

Auditor de TI do TCU: análise do edital

Olá pessoal!

Devido aos muitos pedidos no Webinário, venho aqui comentar um pouco das mias expectativas para a prova de AUFC – Tecnologia da Informação para o TCU.

Para mim, a grande surpresa para esse concurso foi o aumento das matérias da parte de conhecimentos gerais, englobando matérias como Raciocínio Analítico, Matemática Financeira, Estatística, Contabilidade(s), Direito Civil e Penal, enfim. Até mesmo Análise de Informações traz alguns conhecimentos novos.

Tal novidade ganha ainda mais peso quando vemos que a prova de conhecimentos gerais possui o mesmo peso que a prova de conhecimentos específicos. Não há peso diferenciado para as provas, e, com isso, o acerto (ou erro) na parte de Tecnologia da Informação terá o mesmo peso do que o acerto (ou erro) em Controle Externo, por exemplo.

Quanto à parte específica, não observei nenhuma surpresa. É um edital, em termos de conteúdo, muito parecido com o de 2010, e quem já estava se preparando com antecedência para este certame, ou mesmo para outros concursos de TI, apenas vai fazer ajustes pontuais, a fim de complementar aquilo que já deve estar afiado.

Desta forma, eu vejo duas características diametralmente opostas. Por um lado, o edital privilegiou aqueles que já vinham estudando para esse certame, sem dúvidas. Na parte de conhecimentos específicos, há pouco a ser ajustado, porém, não se pode descuidar de tão importante conhecimento. São 100 questões para um edital não tão extenso, o que permite à banca explorar bem a maioria dos tópicos que ali se encontram.

Por outro lado, todo o universo de candidatos foi pego “desprevenido”, com o aparecimento de muitas matérias novas. Mesmo aqueles que utilizaram o edital de 2007 como referência vão ter que estudar, até agosto, muitas matérias da parte de conhecimentos gerais. Posso ser mais ousado? Até mesmo um concurseiro de TI “afiado” não larga muito atrás de quem já está estudando para o TCU, a depender do tempo disponível para estudo. É um fator surpresa, que pode fazer a diferença na reta final.

Portanto, aqueles que irão prestar esse concurso terão MUITO trabalho pela frente até a data da prova. Mas enfrentar desafios é algo que você, concurseiro, já faz diariamente.

Estamos mais próximos da grande vitória. Sigamos em frente!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Acho que você, como principal professor de TI do Estratégia, deveria tentar encontrar algum auditor de TI do TCU para comentar o edital, como Vale fez com o Jetro.
    Cláudia em 12/06/15 às 15:29
  • Victor, qual o seu palpite para as discursivas?
    Joyce Queiroz em 10/06/15 às 20:31