Atualidades TRT/CE – gabarito extraoficial e resolução da prova
Caros alunos,
Vejam a seguir a resolução das questões de Atualidades cobradas nas provas de AJAJ e AJAA do TRT da 7ª Região (Ceará) neste domingo.
Foram duas questões, tranquilas de resolver.
23) Um dos efeitos adversos da popularização da internet e das redes sociais virtuais é a superexposição da vida pessoal de usuários, a qual pode levar a situações de constrangimento e de risco à segurança individual. Com isso, tem-se notado cada dia mais premente a necessidade de se criarem estratégias pessoais e ferramentas jurídicas que garantam o
a) acesso irrestrito às ferramentas digitais.
b) direito á intimidade e á vida privada.
c) exercício pleno da liberade de expressão.
d) anonimato de todos os usuários.
COMENTÁRIOS:
O comando da questão diz que um dos efeitos adversos da popularização da Internet e das redes sociais virtuais é a superexposição da vida pessoal de usuários, a qual pode levar a situações de constrangimento e de risco à segurança individual.
Com base no comando acima, vinha a pergunta e as alternativas de resposta. O candidato tinha que responder sobre estratégias pessoais e ferramentas jurídicas que buscam preservar os usuários da superexposição da sua vida, de situações de constrangimento e de risco à segurança individual.
Por aqui já se poderia eliminar certeiramente o “acesso irrestrito às ferramentas digitais” e o “exercício pleno da liberdade de expressão”.
Pergunto: Como o acesso irrestrito, ou seja, o acesso pleno e total, poderia evitar a superexposição da vida pessoal, de situações de constrangimento e de risco à segurança individual? Veja que é uma alternativa fora do contexto da questão.
O “exercício pleno da liberdade de expressão” possibilita se expressar livremente na internet e nas redes sociais. É uma garantia da plena liberdade de dizer o que quiser. Obviamente não é por aqui, que se vai evitar a superexposição da vida pessoal, de situações de constrangimento e de risco à segurança individual.
Nas redes sociais e na internet os usuários não buscam o anonimato. Quem posta uma foto no Instagram ou em outra rede, quer mais é ser visto, interagir, receber curtidas, likes, que comentem a sua foto, etc. O que ele não quer é passar como um anônimo. A forma de ser anônimo é não participar de rede social. E olha lá, isso se ninguém postar uma foto com você! Ou seja, mais uma alternativa fora de contexto.
Para minorar a superexposição da vida pessoal e dos usuários a cada dia torna-se mais premente a necessidade de se criarem estratégias pessoais e ferramentas jurídicas que garantam o direito à intimidade e à vida privada.
Gabarito: B
24) As tensas relações diplomáticas entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos da América do Norte (EUA) e seus aliados têm-se exacerbado desde o início de 2017. Nesse contexto, o governo norte-coreano
a) fez, ao longo deste ano, frequentes ameaças à Coreia do Sul do Sul, provocando, desde janeiro, reações enérgicas do governo sul-coreano, maior interessado em deflagrar um conflito no Oriente.
b) conta, historicamente, entre seus aliados, com o Japão, que apoia o regime ditatorial da Coreia do Norte, haja vista que, em caso de guerra, a fronteira japonesa estaria ameaçada.
c) desenvolveu, segundo informações dos órgãos de inteligência dos EUA, uma ogiva nuclear miniaturizada a ser usada em um míssil intercontinental, o que agravou a crise diplomática entre os dois países.
d) Apresentou, em ocasiões pontuais, retórica de caráter belicista a qual foi largamente ignorada pelo governo norte-americano, bem como por seus aliados asiáticos.
COMENTÁRIOS:
A questão trata do polêmico programa de armas nucleares e de mísseis balísticos da Coreia do Norte, tema bastante trabalhado no curso e nas aulas de retrospectiva do mês anterior.
a) Incorreta. O governo da Coreia do Sul é o maior interessado em evitar um conflito com a Coreia do Norte. São países vizinhos, fronteiriços e uma guerra teria consequências catastróficas para a Coreia do Sul. Tudo o que os sul-coreanos não querem é uma guerra com os vizinhos do norte.
b) Incorreta. O Japão não é aliado da Coreia do Norte e não é um país fronteiriço. A Coreia do Norte faz fronteira com a Coreia do Sul, China e Rússia.
c) Correta. O programa de desenvolvimento de armas nucleares e de mísseis balísticos da Coreia do Norte tem gerado uma forte tensão entre esse país e os EUA e seus aliados, Coreia do Sul e Japão. De acordo com um documento da inteligência dos Estados Unidos, a Coreia do Norte desenvolveu uma ogiva nuclear miniaturizada que pode ser usada em um míssil intercontinental. Foi mais um episódio que agravou as já tensas relações diplomáticas entre Washington e Pyongyang.
d) Incorreta. A retórica belicista tem sido utilizada em várias ocasiões e não tem sido ignorada pelos EUA, Coreia do Sul e Japão. Kim Jong-un e Donald Trump já trocaram várias farpas belicistas.
Gabarito: C
Sucesso no concurso!
Leandro Signori