Artigo

Atualidades PM/AL – gabarito extraoficial e resolução da prova

Caros alunos,

Foram dez questões de Atualidades no concurso. Uma surpresa positiva, pois fazia tempo que não vinham tantas questões de Atualidades em uma prova do Cespe.

Vamos aos comentários:

 

30 – Não seria possível evitar a falta de água observada em diversas regiões do Brasil, a exemplo de São Paulo, em 2016, e do Distrito Federal, em 2017, pois esse problema decorre exclusivamente da seca prolongada, um fenômeno natural.

Gabarito: Errado

Teria sido possível evitar a falta de água, se os governos tivessem um planejamento adequado, tendo sido efetivos na preservação ambiental, na ocupação adequada do solo e, principalmente, se tivessem investido em tempo hábil em obras de infraestrutura de abastecimento de água. Problemas de gestão agravaram a crise hídrica do Sudeste e do Distrito Federal.

 

31 – A transposição do rio São Francisco é apontada como uma das soluções para amenizar os efeitos das constantes secas em determinadas regiões do Nordeste brasileiro.

Gabarito: Certo

A transposição do rio São Francisco é a maior obra de infraestrutura hídrica já realizada/em realização para amenizar os efeitos das constantes secas em determinadas regiões do Nordeste brasileiro. Quando totalmente concluída, os canais de transposição levarão água para várias regiões de vários estados do Nordeste.

 

32 – O aumento do desmatamento na Amazônia é um dos fatores responsável pela estiagem prolongada no centro-sul do Brasil.

Gabarito: Certo

A região centro-sul do Brasil enfrenta uma prolongada estiagem. Na Amazônia forma-se a massa de ar equatorial continental. É uma massa de ar quente e úmida, que se desloca em direção ao centro-sul levando chuva para essa região. A continuidade da intensidade e do volume dessa massa de ar depende da preservação da floresta amazônica. Segundo teoria nesse sentido, o desmatamento diminui a intensidade da formação da massa de ar. Quanto mais desmatada for a floresta, menos chuva chegará a região centro-sul proveniente de massas de ar formadas na Amazônia. Dessa forma, para alguns cientistas, o aumento do desmatamento na Amazônia é um dos fatores responsável pela estiagem prolongada no centro-sul do Brasil.

 

33 – Em determinadas regiões do Nordeste brasileiro, a miséria e a fome são causadas pelas secas prolongadas associadas ao clima, de modo que investimentos em agricultura familiar, infraestrutura e tecnologia no campo não contribuiriam para a sua redução.

Gabarito: Errado

 A miséria e a fome, em determinadas regiões do Nordeste brasileiro, têm como causa preponderante a má distribuição de renda, a indústria da seca e a falta de equidade e de uma maior efetividade dos investimentos públicos realizados para o combate à seca na região. A seca é um fenômeno natural, mas boas políticas públicas podem minorar significativamente os seus efeitos. Investimentos em agricultura familiar, infraestrutura e tecnologia no campo contribuem para a sua redução.

 

34 – Ações de educação contribuem para a melhoria da saúde da população: instruções sobre alimentação, podem prevenir a obesidade e as doenças a ela associadas, como a diabetes.

Gabarito: Certo

Creio que ninguém errou esta questão. Ações de educação são positivas em todas as áreas. Com a saúde não seria diferente. Ações educativas focadas em saúde contribuem para a melhoria da saúde da população. Como exemplo, temos o descrito na questão: instruções sobre alimentação, podem prevenir a obesidade e as doenças a ela associadas, como a diabetes.

 

35 – A desnutrição é o principal problema de saúde associado aos hábitos alimentares no Brasil, país que apresenta crescentes taxas de mortalidade infantil decorrente da desnutrição.

Gabarito: Errado

A obesidade é o principal problema de saúde associado aos hábitos alimentares no Brasil. Em nosso país, a taxa de mortalidade infantil decresce há várias décadas. A taxa especificamente associada a mortes por desnutrição também segue essa queda continuada e prolongada.

 

36 – O Brasil é referência mundial no tratamento de portadores de HIV, assim como na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, tendo conseguido reduzir drasticamente tanto a transmissão da AIDs como a da sífilis, por exemplo.

Gabarito: Errado

Nos últimos anos, cresceram os casos de sífilis no Brasil. Eis o erro da questão.

 

37 – O investimento em saneamento básico é fundamental como medida de combate ao mosquito Aedes aegypti e, portanto, de redução de casos de dengue e zika no país.

Gabarito: Certo

Perfeito. Cito os casos do abastecimento de água e dos resíduos sólidos:

No abastecimento de água, o pior problema para o combate à dengue é o abastecimento irregular, como falta ou intermitência de água, porque leva a população a usar caixas d’água, potes e barris. E, sem tampas ou mal tampados, esses reservatórios são ideais para o mosquito Aedes aegypti procriar devido à água parada, limpa e em pouca quantidade. O mosquito só deposita seus ovos em recipientes de água potável e não potável, mas com pouco material em decomposição, por isso que esgotos também devem ser considerados.

Nos resíduos sólidos, o problema está na coleta irregular de resíduos, no acúmulo de resíduos como garrafas plásticas, embalagens, pneus e outros recipientes, nos quais a água da chuva se acumula. Isso ocorre tanto em imóveis como nas ruas e áreas de depósitos de lixo irregulares.

 

38 – Na última reunião dos BRICS, o Brasil anunciou a sua intenção de se retirar do grupo, decisão motivada pela necessidade de privilegiar as relações entre o país e os vizinhos sul-americanos que compõe o MERCOSUL.

Gabarito: Errado

Não teve nada disso, o Brasil não fez nenhum anuncio desse tipo. O país continua firme como um membro dos BRICS.

 

39 – A economia brasileira está em franca expansão, com recorde de aumento do índice de emprego e da renda dos trabalhadores, devido à demanda chinesa por produtos industrializados brasileiros.

Gabarito: Errado

O Brasil recém saiu da maior recessão da sua história. Portanto, a economia brasileira não está em franca expansão. No ano de 2017, há uma lenta recuperação da atividade econômica. Na recessão, o desemprego bateu o seu recorde histórico. Lentamente está caindo, mas o seu nível está elevadíssimo, ainda. O Brasil é um grande exportador de commodities, não de produtos industrializados para a China.

 

Sucesso no concurso!

Leandro Signori

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Tem certeza que a questão 36 está errada? Pois pelo que pesquisei até a ONU reconhece o Brasil como referência mundial no tratamento e combate de portadores de HIV.
    Edivaldo Junior em 29/10/17 às 21:54
    • Olá Edivaldo, não é esse o erro da questão. Nos últimos anos, cresceram os casos de sífilis no Brasil. Eis o erro da questão.
      Leandro Signori em 29/10/17 às 22:32