Caros alunos,
Foram duas questões fáceis de Atualidades, cujos fatos foram abordados no nosso curso e na revisão de véspera de prova. Creio que os nossos alunos acertaram as duas questões. Comentem abaixo do artigo se gabaritaram a nossa disciplina.
Antes de resolver as questões, lembro que a descrição dos conteúdos no edital estava diferente da tradicional descrição factual e datada da banca Vunesp. A descrição constante do edital era uma cópia da tradicional descrição da banca Cespe, não datada, falando inclusive em “inter-relações e suas vinculações históricas”.
Vejamos:
Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas.
No final, foi uma prova no tradicional estilo da banca, a descrição diferente, foi uma pegadinha do examinador. Tá metido ele, hem!!
Mas, os meus alunos se prepararam para os dois estilos de prova. Na revisão de véspera, priorizamos a abordagem factual, a que foi aplicada na prova.
As questões cobraram fatos ocorridos entre 100 e 70 dias antes da prova.
Vamos às questões:
14. A emissora pública japonesa NHK emitiu um alarme falso sobre um problema nesta terça-feira (16.01), mas corrigiu o erro em alguns minutos. Não ficou claro de imediato o que causou a confusão, que acontece apenas quatro dias após outro alerta falso semelhante ter provocado pânico no Havaí. No sábado, os havaianos receberam uma mensagem nos seus celulares pedindo que se abrigassem; no entanto, tratava-se de uma falha desencadeada por um funcionário que, segundo as autoridades, havia apertado o botão errado.
(O Globo, 16.01.2018. Disponível em . Acesso em: 25.02.2018. Adaptado)
Esses falsos alertas estão relacionados
(A) à tensão militar na Indochina, que tem sofrido com as sanções impostas à Coreia do Sul.
(B) ao projeto nuclear do Paquistão, que tem feito testes com apoio tecnológico da Rússia.
(C) a um possível terrorista do Estado Islâmico, que tem tentado expandir sua ação na Ásia.
(D) ao lançamento de mísseis pela Coreia do Norte, que tem gerado instabilidade na região.
(E) a experiências bélicas da China, que tem reivindicado algumas ilhas do oceano Pacífico.
COMENTÁRIOS:
O fragmento da notícia faz menção à emissora pública japonesa, ou seja, ao Japão, e ao Havaí, que é um dos 50 estados dos Estados Unidos. No curso, falei sobre o programa de desenvolvimento de armas nucleares e de mísseis balísticos da Coreia do Norte, que tem gerado tensões com a vizinha Coreia do Sul, o Japão e os Estados Unidos.
Os falsos alertas estão relacionados ao lançamento de mísseis pela Coreia do Norte, o que tem gerado instabilidade na região.
As outras alternativas são invenções do examinador.
Gabarito: D
15. O presidente Michel Temer resolveu ir a Boa Vista nesta segunda (12.02) para discutir medidas emergenciais para a crise. Em quase dois anos, será a primeira viagem do presidente à capital de Roraima para cuidar do problema.
(Folha-Uol, 11.02.2018. Disponível em . Acesso em: 25.02.2018. Adaptado)
O governo federal reconheceu a situação de “vulnerabilidade” no estado e
(A) criou um comitê de proteção aos refugiados haitianos que passaram a vir para o Brasil após o grande terremoto que atingiu aquele país.
(B) oficializou a criação do Ministério Extraordinário de Segurança Pública, com o objetivo de capacitar diferentes órgãos ligados ao setor.
(C) decretou uma intervenção militar, a fim de garantir a segurança nas fronteiras, ameaçada pela entrada de narcotraficantes colombianos.
(D) determinou o envio de soldados da Força Nacional, para controlar as rebeliões nos presídios e a criminalidade nas áreas urbanas.
(E) editou medida provisória com ações de assistência a venezuelanos que deixaram seu país em função da crise econômica e política.
COMENTÁRIOS:
O fragmento da notícia cita Boa Vista, capital de Roraima, estado onde está parte da linha de fronteira do Brasil com a Venezuela. Dezenas de milhares de venezuelanos têm migrado para o Brasil buscando uma melhor condição de sobrevivência em função da gravíssima crise econômica, social e política pela qual passa o país.
Em fevereiro de 2018, o presidente Michel Temer esteve no estado verificando a situação. Em março de 2018, o Governo Federal publicou uma medida provisória com a liberação de um crédito de R$ 190 milhões para auxiliar ações humanitárias a venezuelanos que estão em Roraima. De acordo com a MP, o crédito, de caráter extraordinário, foi repassado ao Ministério da Defesa para efetivar medidas de assistência emergencial e acolhimento humanitário.
Gabarito: E
Sucesso no concurso!
Leandro Signori
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…
O Tribunal de Justiça do Maranhão divulgou o resultado final dos provados de nível médio…
Foi divulgado nesta quinta-feira, 21 de novembro, o resultado final dos aprovados de nível médio…
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…
Ver comentários
Valeu ?
Valeu ?
E de escrivão??
Está no outro artigo. Veja no meu blog.