Fiscal - Estadual (ICMS)

Conheça os atributos da carreira de Auditor da SEFAZ AL

Para se candidatar a um certame, é imprescindível, primeiramente, conhecer a fundo os cargos ofertados a fim de saber se se identifica com a vaga, pois muito tempo e dedicação precisarão ser empregados até conquistá-la. Assim sendo, preparamos um artigo com todos os atributos propostos para a carreira de Auditor da SEFAZ AL no edital.

Entretanto, já de antemão, é necessário que saiba que as funções se dividem entre os cargos de Auditor Fiscal e Auditor de Finanças, Controle e Arrecadação (ambos exigem nível superior de escolaridade e preveem 40 horas de trabalho semanal). Ademais, ao todo são 35 oportunidades que possuem salários iniciais de R$ 8.638,75 e R$ 9.899,81.

Nesse sentido, as inscrições para os dois cargos poderão ser feitas diretamente no site da banca organizadora, o Cebraspe, até o dia 18 de agosto de 2021. Já a aplicação das provas é prevista para a segunda quinzena de outubro, em dois dias subsequentes.

Continue lendo o artigo para receber mais informações quentinhas!

Atributos da carreira de Auditor da SEFAZ AL

Atributos do Auditor Fiscal da Receita Federal da SEFAZ AL:

  • constituir, mediante lançamento, o crédito tributário referente aos tributos estaduais, inclusive em relação a multas, juros e respectiva atualização monetária, bem como os demais atos administrativos necessários à sua liquidação e certificação;
  • elaborar, decidir, instruir e apresentar contestação à defesa e recurso, de forma individual ou colegiada, em processo administrativo tributário, bem como em processos de consulta, restituição ou compensação de tributos e de reconhecimento de benefícios fiscais;
  • executar e planejar todos os procedimentos relativos à fiscalização, praticando os atos definidos na legislação específica, inclusive os relacionados à apreensão de mercadorias, livros e documentos, ainda que mantidos em meio digital, materiais, equipamentos e assemelhados;
  • examinar a contabilidade e demais registros de pessoas jurídicas ou equiparadas, pessoas físicas, órgãos, entidades, fundos e demais contribuintes, não se lhes aplicando as restrições previstas nos arts. 1.190 a 1.192 da Lei Federal nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002, que institui o Código Civil, e observado o disposto no art.1.193 do mencionado diploma legal;
  • emitir despacho técnico acerca da interpretação e integração da legislação tributária estadual para o público interno e externo;
  • coordenar e supervisionar a realização de busca e apreensão de bens, valores, mercadorias, documentos, inclusive mantidos em meio digital, e outros elementos de interesse fiscal ou disciplinar, bem como lacrações, quando necessário;
  • desempenhar as atividades inerentes ao gerenciamento das informações econômico-fiscais;
  • e desempenhar as demais atribuições que se relacionem com as atividades de fiscalização de tributos estaduais, nos termos da legislação.
Atributos da carreira de Auditor da SEFAZ AL

Atributos do Auditor de Finanças e Controle de Arrecadação da Receita Federal SEFAZ AL:

  • desempenhar atividades inerentes à gestão da tecnologia da informação e comunicação no âmbito da SEFAZ;
  • proceder ao acompanhamento de informações e créditos bancários, em relação à movimentação da arrecadação de tributos;
  • elaborar relatórios estatísticos e gerenciais com informações de arrecadação, financeiras e contábeis, por meio das ferramentas disponibilizadas pela SEFAZ;
  • desempenhar as atividades inerentes ao controle da arrecadação dos créditos tributários estaduais, inclusive o controle e a gestão dos contratos bancários e de outros agentes relacionados à arrecadação desses créditos;
  • planejar, supervisionar, coordenar, orientar e analisar a execução, no âmbito do órgão central do Sistema de Contabilidade Estadual, das atividades de registro, tratamento, controle e acompanhamento das operações patrimoniais e contábeis relativas à administração orçamentária, financeira e patrimonial do Estado, com vistas à elaboração do balanço geral do Estado e demais demonstrações e relatórios contábeis do setor público estadual;
  • desempenhar as atividades inerentes ao controle dos créditos tributários lançados, inclusive os procedimentos relativos ao processamento, retificação, cancelamento, redução, parcelamento, anistia e restituição de valores relativos a pagamentos de tributos;
  • planejar, supervisionar, coordenar, orientar e analisar a execução, no âmbito do órgão central do Sistema de
    Administração Financeira Estadual, dos programas, projetos e atividades desenvolvidas pela Administração
    Pública Estadual, direta e indireta, verificando a sua adequação e correspondência aos recursos financeiros
    aplicados, da programação financeira, visando ao atendimento às prioridades do Estado, da administração
    de direitos e haveres, de garantias e de obrigações de responsabilidade do Tesouro Estadual;
  • acompanhar, controlar e orientar a execução da dívida pública interna e externa de responsabilidade direta ou indireta do Tesouro Estadual;
  • pesquisar e desenvolver estudos econômico-financeiros sobre a viabilidade de financiamento do setor público, propondo alternativas de endividamento;
  • acompanhar o pontual recolhimento aos cofres do Tesouro Estadual ou a observância da exata destinação dos dividendos e outras receitas atribuídas ao Estado, previstos pela legislação;
  • controlar e acompanhar os ingressos e desembolsos decorrentes da execução de convênios firmados pelos órgãos da administração direta ou indireta do Estado;
  • acompanhar as atividades econômico-financeiras das empresas públicas, sociedades e outros organismos cujo capital o Tesouro Estadual participe, direta ou indiretamente, e proceder, anualmente, ao levantamento da contabilidade dos dividendos por ele produzidos no exercício e sua respectiva destinação, bem como efetuar a análise qualitativa das isenções e subsídios fiscais concedidos a essas entidades;
  • realizar projeções dos compromissos decorrentes de empréstimos ou de outras obrigações por contrato ou títulos, com vistas à programação financeira, ao orçamento anual e ao plano plurianual do Estado;
  • e desempenhar as demais atribuições que se relacionem com as atividades de finanças, arrecadação e tecnologia da informação, nos termos da legislação.

Para ficar por dentro de todos os detalhes acerca do certame SEFAZ AL para a carreira de Auditor (edital, atributos, datas e atualizações fresquinhas), confira um artigo completo, de fácil compreensão, que elaboramos EXCLUSIVAMENTE para você!

Mais informações: Concurso SEFAZ AL


No último concurso Sefaz AL, dos 60 aprovados para Auditor Fiscal, 38 foram alunos do Estratégia. Além disso, dos 5 primeiros, 4 eram nossos! Se você quer fazer parte dessa estatística no próximo concurso, não perca tempo e estude com a Coruja!

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