As principais matérias dos concursos da área de controle
Fala, Concurseiro. Professor Bruno Bezerra por aqui!
Se você quer ser Auditor de Contas, estuda para os Tribunais de Contas – TCEs/TCU, dá uma olhada nesse artigo para saber quais matérias você deve estudar.
Os concursos da área de controle são conhecidos pelas boas condições de trabalho e pelas suas excelentes remunerações, que muitas vezes ultrapassam a casa dos R$ 20 mil.
Aqui vou elencar as matérias mais importantes desses concursos. Entenda quais são as básicas, as mais importantes (que vão te trazer maior pontuação) e as que, embora não tenham um peso grande na prova, estão frequentemente nos editais.
Eu fiz um levantamento de várias provas dos concursos de controle para sabermos quais as matérias mais importantes.
Como resultado da análise dessas provas anteriores, vamos dividir as disciplinas em 3 grupos:
- Grupo básico da área de controle
- Grupo de peso
- Grupo complementar
1. Grupo Básico
O grupo básico é o que está reiteradamente presente em todos os concursos de controle. Ou seja, não tem como escapar do estudo delas, a não ser em uma situação excepcional.
Essas matérias são de suma importância principalmente para quem está começando os estudos, pois muitas vezes elas servem de ancoragem para o aprendizado de outras.
Eis a relação das disciplinas básicas:
- Português
- Exatas
- Tecnologia da Informação (TI)
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Contabilidade
- Auditoria/Auditoria Governamental
- AFO
- CASP
- Controle Externo
2. Grupo de Peso
No núcleo de peso, estão as que têm uma maior quantidade de pontos nas provas. Saliento que elas podem coincidir com as do núcleo anterior.
Vamos às disciplinas de peso:
- Direito Administrativo
- AFO
- CASP
- Português
Todas essas 4 matérias estão sendo muito importantes nas provas. Isso não é à toa, tendo em vista que, à exceção de Português, elas fazem parte do dia a dia do trabalho dos auditores de contas.
Fique muito bom em licitações dentro do Direito Administrativo, pois além de muitas questões na prova objetiva, é bastante cobrado nas provas discursivas.
3. Grupo Complementar
Por fim, no grupo complementar, temos as que também são cobradas, mas ou não tem um peso tão grande ou não estão presentes em todos concursos. Isso não quer dizer que elas não devem ser estudadas.
Pelo contrário, o ideal é que você estude tudo. A não ser em uma reta final, que você pode por exemplo ter que abandonar alguma matéria, como já vi aprovados que não pegaram em Estatística porque não ia dar tempo ver tudo ou porque o custo-benefício era muito ruim (matéria grande e difícil para poucos pontos na prova).
Então, vamos às matérias:
- D. Civil
- D. Penal
- Contabilidade de Custo
- Economia
- Estatística
- Direito Processual Civil
- Direito Previdenciário
- Administração Pública
Ainda tem a Lei Orgânica e o Regimento Interno do Tribunais de Contas, que estão presentes em todos os concursos, mas que cada um terá o seu específico, por isso não foram incluídas no grupo básico.
Se o concurso for dividido por área, como acontece com alguns que tem a área geral, contabilidade, direito etc, tenha atenção para os seguintes pontos:
- Área geral: cobra muita Auditoria Govenamental;
- Contabilidade: Contabilidade, Contabilidade Geral e AFO;
- Direito: Processo.
Dica: estude AFO antes de Contabilidade Pública, pois os aquela tem conhecimentos que servem de ancoragem para o aprendizado desta.
Agora que já sabe quais são as principais matérias, é montar o seu ciclo de estudos e mandar ver!
Abraços,
Instagram: Bruno Bezerra – Professor e Coach do Estratégia Concursos