Argumentos para redação
O presente artigo tem como propósito trazer pensamentos e ideias que facilitem a criação de argumentos para redação de concurso público.
Muitas vezes, a redação do tipo dissertativa-argumentativa está presente em provas de concurso. Como por exemplo em provas de tribunais do Poder Judiciário, que apresentam a Fundação Carlos Chagas como banca.
Nestas provas, a redação pode mudar a posição final de muitos candidatos, desempatando-os e, até mesmo, eliminando-os, caso não façam nota mínima.
Por isso, é importante estar preparado para escrever uma boa redação.
Argumentos para redação de concurso – Tema e argumentos
Basicamente, em uma redação, o candidato precisa usar a estrutura introdução, desenvolvimento e conclusão, na qual defenderá uma tese, por meio de argumentos.
Porém, a tese deve obrigatoriamente ter relação com o tema solicitado pela banca examinadora.
A banca não é muito clara ao expor o tema solicitado, e esse fator pode ser bom e ruim, simultaneamente. O lado bom é que a liberdade do aluno abordar um tema não muito fechado é maior. A dificuldade é identificar o verdadeiro tema, quando tal feito não está tão fácil.
Uma boa dica é, além do uso dos textos motivadores, que podem conter argumentos utilizáveis, ter muita atenção à frase de comando da redação, e se ater ao que ela exprime. Mesmo que ela seja aberta não se pode fugir dela.
Após identificar o tema, o candidato deve escolher seus argumentos e se ater a eles. Por mais que o número de linhas pareça muito, argumentos não bem delimitados e ligados podem prejudicar tudo, e fazer com que falte espaço, ou que não haja coerência no texto final.
Argumentos para redação – Ferramenta
Voltando ao propósito principal do artigo, a primeira ideia de argumento é comparar o objeto de análise com uma ferramenta.
Essa tese serve para quando se quer mostrar os prós e contras de alguma coisa.
Para exemplificar, uma arma de fogo é uma ferramenta, e seu uso pode variar.
Por um lado, o usa da arma de fogo pode ser para garantir a segurança de locais e pessoas. E por outro lado, pode-se usar para a prática de crimes e violência desnecessária.
Deve-se observar o objeto por seus aspectos antagônicos na análise a ser realizada na redação.
Argumentos para redação – Miopia social
Continuando com as ideias para argumentos para redação, existe o conceito de miopia social.
Essa ideia cabe quando o tema existe, porém o conhecimento real dele é pouco, ou distorcido pela sociedade como um todo, quando ele é relevante.
A abordagem serve para ideias colocadas em prática de forma que não deveriam ser, por problemas causados pela ignorância ou pouco conhecimento do assunto.
Neste caso, pode-se abordar as causas e consequências deste fato, e também seus efeitos, além de como da possibilidade de melhoria.
Constituição Federal e Princípios Gerais do Direito
Voltando à abordagem para a realidade dos concursos públicos, e sabendo que redação está presente em muitos concursos da área jurídica, traz-se essa ideia de tese, ligada à área do Direito.
Aqui, compra-se o objeto à Lei Maior, a Constituição Federal e os princípios gerais do Direito. Pode-se usar o princípio da legalidade, e, então, comparar o objeto com uma lei específica, também. Além disso, pode-se usar jurisprudências de tribunais.
Neste caso, analisa-se se o objeto está ou não de acordo com a lei. Se sua criação se deu para que colocar a lei em prática, e se isto está ocorrendo ou não.
Em suma, o conceito do Estado Democrático de Direito, vigente em nosso país, entra em questão, e deve-se respeitar as leis, em prol do bem social comum.
Políticas Públicas e Ações do Governo
Por fim, como ideia para argumentos para redação de concurso público, as políticas públicas e ações do Governo são temas muito recorrentes.
Neste caso, a ideia é analisar se uma ação do Governo ou política pública se aproxima da real necessidade da sociedade.
Também existe a possibilidade de analisar se o funcionamento, eficácia, efetividade e eficiência de uma ação do Governo se mostra adequada, e se está dentro da lei. Ainda, cabe ver se a prioridade da realização das ações está coerente com as necessidades sociais.
Ainda, o objeto não necessariamente precisa ser uma ação do Governo. Pode ser uma ação que contribua ou atrapalhe alguma política pública, e esta será a análise. Ou a própria falta de ação por parte do Estado, e necessidade de criação de alguma política pública.
Por fim, as críticas podem ser positivas e negativas, o importante é abordar, em cenário atual, a real necessidade social, e as atitudes do Governo.
Cursos e Assinaturas
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!