Após expirado o prazo do concurso público do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), realizado em 2015, os candidatos aprovados no certame estão recorrendo à justiça para pedir suas devidas nomeações.
Segundo informações da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Serviço Público Federal, “os candidatos aprovados pedem sua nomeação sob o argumento de haver vagas disponíveis e de déficit de pessoal no INSS.”
Atualmente, o INSS sofre com uma fila de milhões de benefícios represados. Como medida para abafar o problema, servidores aposentados e militares devem ser chamados para conter a crise.
Como ainda não há previsão legal para contratar aposentados civis, o presidente Jair Bolsonaro vai editar, dentro de uma semana, uma Medida Provisória (MP) para permitir que eles voltem a trabalhar.
Após isso, o Ministério da Economia vai elaborar uma norma para regulamentar a contratação, que será feita de forma voluntária, por edital de seleção para interessados, não por convocação.
Vale ressaltar que, em 2019, uma das medidas adotadas para suprir as necessidades do órgão foi a autorização da realocação de 319 servidores da Infraero para o INSS por tempo indeterminado. A medida fez parte do acordo firmado após a audiência de Ação Civil Pública.
Mais informações: Concurso INSS
Assinatura Anual Ilimitada*
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado a todos os nossos cursos.
ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre a constitucionalidade das emendas de redação e…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…
Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…