Aos futuros Auditores da SEFAZ/RS
Prezados alunos,
Escrevo rapidamente para deixar alguns comentários finais para a prova de Auditor da SEFAZ/RS, que ocorre neste final de semana. Tenho acompanhado de perto as últimas provas da FUNDATEC, em especial a prova de Matemática Financeira da CAGE/SEFAZ/RS 2014 (aplicada em Março e reaplicada em Abril), a prova de Matemática e Raciocínio Lógico para Técnico da SEFAZ/RS 2014 (aplicada em Julho), e a prova de Auditor da SEFAZ/RS de 2009. Além disso, em nosso curso trabalhamos mais de 200 questões da FUNDATEC, o que nos permitiu conhecer profundamente o estilo da banca.
Analisando as provas anteriores, verificamos que a FUNDATEC gosta de cobrar algumas questões cujos cálculos são muito demorados, ou os conceitos cobrados são relativamente incomuns em provas de concurso. Por outro lado, notamos que a prova também vem com várias questões cuja resolução é relativamente fácil e rápida! Para exemplificar, a recente prova de Técnico-Tributário tivemos 35 questões das minhas matérias, das quais a maioria das questões era de resolução fácil e rápida, com exceção de algumas (como a 30 – cofatores, 32 – lei dos cossenos, 42 – interpolação linear, 39/43/45/47 – cálculos relativamente demorados). Portanto, das 35 questões haviam 28 cobrando conteúdos bem conhecidos dos alunos, e cujos cálculos não eram tão complicados. Veja no link a seguir a resolução desta prova:
RESOLUÇÃO DA PROVA DE TÉCNICO-TRIBUTÁRIO DA SEFAZ/RS 2014
Na sua prova não deve ser diferente! Portanto, prepare-se para tentar identificar rapidamente as questões trabalhosas, deixando-as para um momento posterior, e dedique-se mais a resolver as questões que consomem menos tempo (e valem tanto quanto as outras!).
Note ainda que várias questões, tanto da prova da CAGE como da prova de Técnico-Tributário, foram alvo de recursos. A primeira prova da CAGE chegou até a ser anulada, e posteriormente reaplicada. E a prova de Técnico cobrou tópicos claramente fora do edital. Na prova da CAGE, alguns alunos me informaram que perderam muito tempo com a prova de Matemática Financeira, e acabaram prejudicando consideravelmente seu desempenho nas demais disciplinas! Portanto, fique alerta para evitar incidir nesse mesmo erro.
Tenha uma excelente prova! Conte comigo para a análise das questões e verificação do cabimento de recursos.
Saudações,
Prof. Arthur Lima