Ansiedade pré-prova e overload de informações: como não ficar louco!
Na semana passada e nesta lancei dois novos vídeos no meu canal (toda terça é dia de vídeo) e o tema deles foi bem próximo e interessante.
Caso ainda não me conheça, meu nome é Fabrício Rêgo, sou professor do Estratégia e Coach especializado em Inteligência Emocional. Durante a minha preparação para os concursos que já prestei, como todo candidato, sempre fui acometido de diversas efeitos emocionais que interferiam no meu desempenho. Pois bem, à época utilizei de estratégias rudimentares (kkkk) para lidar com isso e após o meu exercício eu tive oportunidade e dinheiro para fazer cursos e me aprofundar em métodos que ajudem no cuidado com as emoções durante a preparação para provas e concursos.
Tenho evidências empíricas e N relatos de alunos que me mostram: a maior parte dos candidatos sofre durante a preparação, sobretudo nas vésperas de provas. Tal fato influencia e MUITO o resultado final no concurso, não tenho dúvidas disso. Hoje, contudo, não apenas evidências me mostram, mas também estudos demonstram com toda certeza, como falo em meus vídeos e trabalho com meus coachees, seja em grupo ou individualmente.
Pois bem, digo isso para te alertar: concurso público não é apenas sentar e estudar. O que vou falar a seguir serve para todo e qualquer objetivo na vida, o qual influencia certamente a preparação para provas: a higiene mental, o trabalho de gestão (não controle!) das emoções é fundamental, ainda que seja no modo “rudimentar” como o que eu fiz. No entanto, a vantagem é que hoje as informações estão espalhadas por aí com muita facilidade, de forma que é muito tranquilo você se nutrir com alguns insights.
Isso tudo que relatei acima é a proposta do meu canal no YouTube e das minhas redes. Se quiser saber mais sobre isso, acesse abaixo.
(basta clicar nos ícones):