Artigo

Ansiedade pré-prova e overload de informações: como não ficar louco!

Na semana passada e nesta lancei dois novos vídeos no meu canal (toda terça é dia de vídeo) e o tema deles foi bem próximo e interessante.

Caso ainda não me conheça, meu nome é Fabrício Rêgo, sou professor do Estratégia e Coach especializado em Inteligência Emocional. Durante a minha preparação para os concursos que já prestei, como todo candidato, sempre fui acometido de diversas efeitos emocionais que interferiam no meu desempenho. Pois bem, à época utilizei de estratégias rudimentares (kkkk) para lidar com isso e após o meu exercício eu tive oportunidade e dinheiro para fazer cursos e me aprofundar em métodos que ajudem no cuidado com as emoções durante a preparação para provas e concursos.

Tenho evidências empíricas e N relatos de alunos que me mostram: a maior parte dos candidatos sofre durante a preparação, sobretudo nas vésperas de provas. Tal fato influencia e MUITO o resultado final no concurso, não tenho dúvidas disso. Hoje, contudo, não apenas evidências me mostram, mas também estudos demonstram com toda certeza, como falo em meus vídeos e trabalho com meus coachees, seja em grupo ou individualmente.

Pois bem, digo isso para te alertar: concurso público não é apenas sentar e estudar. O que vou falar a seguir serve para todo e qualquer objetivo na vida, o qual influencia certamente a preparação para provas: a higiene mental, o trabalho de gestão (não controle!) das emoções é fundamental, ainda que seja no modo “rudimentar” como o que eu fiz. No entanto, a vantagem é que hoje as informações estão espalhadas por aí com muita facilidade, de forma que é muito tranquilo você se nutrir com alguns insights.

Isso tudo que relatei acima é a proposta do meu canal no YouTube e das minhas redes. Se quiser saber mais sobre isso, acesse abaixo.

(basta clicar nos ícones):



Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Oláa! Que bacana seu videos hein!! haha. Eu estudo há um tempo e logo pela manha assisto videos motivacionais que vários coaches do estratégia publicam. Na minha opinião faz toda a diferença. Faz com que eu reflita durante o dia sobre as minhas deficiências. Particularmente, depois que conheci o estratégia eu passei a ter maior segurança nos estudos. Obrigada pelo empenho, dedicação e paciência com nós alunos hehe... Ahh e vou continuar assistindo os proximos vídeos:) Um abraço!
    Michele Coelho em 10/11/17 às 08:25
  • Para mim o pior é passar, ser nomeada e depois não gostar do trabalho. Infelizmente já aconteceu comigo 2 vezes. Estudei muito, abri mão de muita coisa, inclusive dormir.... Passei Fui nomeada E o trabalho, ambiente é simplesmente insuportável.
    junia lima em 09/11/17 às 06:37
  • Boa tarde, professor! Obrigada pelo artigo! Esses temas que envolvem o abalo emocional dos concurseiros são muito importantes e devemos mesmo procurar ajuda para não surtar! Hehehe O senhor disse para deixarmos sugestões de vídeos... Gostaria de sugerir que o senhor falasse um pouco sobre o cansaço mental, que é comum em estudantes de longa data, sobretudo naqueles que se cobram demais. Ainda dentro desse tópico, gostaria de sugerir um vídeo sobre como superar problemas de saúde ao longo da preparação. Como fazemos para delimitar a linha entre a "necessidade do descanso" e a "vontade de descansar". Mais uma vez obrigada pela ajuda e parabéns pelo trabalho! Abraço!
    Thaís em 08/11/17 às 16:23