Artigo

Analista TCDF – Cargo 5 – Prova de Auditoria Comentada

Olá, pessoal!

Embora entenda que a prova de auditoria para o cargo de analista tenha sido mais difícil que a aplicada para o cargo de auditor, não vejo a possibilidade de recurso, embora não tenha encontrado normativo que fundamente a questão 95. (Ver comentário da questão).

Abs e até a próxima!

Rodrigo Fontenelle

www.facebook.com/profrodrigofontenelle

No que diz respeito à auditoria interna, auditoria no setor público e relatórios de auditoria, julgue os seguintes itens.

93 Situações de não conformidade, que podem ocorrer sob a forma de impropriedade — quando não há transgressão a normas legais — ou irregularidade — caso em que além de haver transgressão a normas legais, há perdas quantificáveis, configuradoras de dolo ou má-fé —, devem ser evidenciadas em relatório de auditoria governamental.

Gabarito Preliminar: E

Comentários:

Segundo a IN SFC/MF 01/2001, “impropriedade consiste em falhas de natureza formal de que não resulte dano ao erário, porém evidencia-se a não observância aos princípios de legalidade, legitimidade, eficiência, eficácia e economicidade. A irregularidade é caracterizada pela não observância desses princípios, constatando a existência de desfalque, alcance, desvio de bens ou outra irregularidade de que resulte prejuízo quantificável para o Erário.” (Grifei)

Dessa forma, entendo que os conceitos apresentados estão errados e concordo com o gabarito.

 

94 O planejamento dos trabalhos da auditoria interna deve contemplar, entre outros fatores, o concurso de especialistas, para quem as responsabilidades são inteiramente transferidas.

Gabarito Preliminar: E

Comentários:

Segundo o item 12.2.1.2 da NBC TI 01, norma que trata de auditoria interna, “o planejamento deve considerar os fatores relevantes na execução dos trabalhos, especialmente os seguintes: (…) (e) o uso do trabalho de especialista.” Entretanto, na análise dos riscos de auditoria interna devem ser considerados, dentre outros, a extensão da responsabilidade do auditor interno no uso dos trabalhos de especialistas. Dessa forma, a responsabilidade não é inteiramente transferida ao especialista, fazendo com que a questão esteja errada. Concordo com o gabarito.

 

95 Entre os objetos da auditoria governamental no DF que objetiva examinar a regularidade e avaliar a eficiência da gestão administrativa e dos resultados alcançados, incluem-se a arrecadação e a restituição dos tributos de competência própria dos estados e municípios.

Gabarito Preliminar: C

Comentários:

Segundo a IN SFC/MF 01/2001, dentre os objetos e abrangência de atuação do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal está a arrecadação, a restituição e as renúncias de receitas de tributos federais. Por analogia podemos entender que a auditoria governamental do DF tem a mesma atribuição, só que na esfera distrital. Concordo com o gabarito, embora não tenha encontrado normativo aplicável ao DF, sendo essa uma alternativa para quem queira entrar com recurso.

 

Com relação a métodos, técnicas e procedimentos de auditoria, julgue os itens subsecutivos.

96 Para a verificação, de eventuais passivos omitidos, com fornecedores, recomenda-se, entre outros procedimentos, a verificação dos pagamentos efetuados em determinado período, após o balanço, levando-se em conta os prazos médios normais de vencimento das respectivas compras.

Gabarito Preliminar: C

Comentários:

Para identificação de passivos ocultos (que a banca chamou de passivos omitidos), uma das opções de testes a serem aplicados pelo auditor seria o proposto pela questão, já que, dessa forma o auditor poderia identificar uma conta paga já existente à época do fechamento do balanço. O auditor aplica esse teste no período compreendido entre a data das demonstrações contábeis e seu relatório de auditoria, período esse que faz parte da sua auditoria. Concordo com o gabarito.

 

97 O pedido de confirmação positivo, considerado uma evidência de qualidade melhor que o negativo, é mais indicado para as contas de clientes e fornecedores cujo saldo seja de grande valor ou que apresentem maiores indícios de erros.

Gabarito Preliminar: C

Comentários:

Segundo a NBC TA 505, as confirmações negativas fornecem evidência de auditoria menos persuasiva que as confirmações positivas. Nesse sentido, se os valores são altos e/ou o risco é maior o auditor precisa de evidências mais robustas, sendo mais indicada a utilização da confirmação positiva. Concordo com o gabarito.

 

Julgue os próximos itens com base no manual de auditoria do TCDF.

98 A reexecução é uma técnica que consiste na simulação, pela equipe de auditoria, de todas as etapas de realização da operação que está sendo objeto de exame.

Gabarito Preliminar: E

Comentários:

Segundo o Manual de Auditoria do TCDF, base para responder a questão, Reexecuçãoenvolve a execução independente pela equipe de auditoria de procedimentos ou controles que forem originalmente realizados como parte do controle interno do auditado”. Dessa forma, questão errada. Concordo com o gabarito.

 

99 Quando os trabalhos de auditoria são realizados com base em métodos estatísticos, o risco de detecção se converte em risco da amostra, que consiste na probabilidade de um erro ou irregularidade não ter sido identificado pelo auditor por não ter sido incluído na amostra.

Gabarito Preliminar: C

Comentários:

Segundo o Manual de Auditoria do TCDF, base para responder a questão, “O Risco de Detecção pode eventualmente ser substituído pelo Risco da Amostra – RAm, caso os trabalhos sejam pautados em métodos estatísticos. O Risco da Amostra consiste na probabilidade de um erro ou irregularidade não ser encontrado pelo auditor, por não estar incluso na amostra.” Dessa forma, questão retirada de forma quase literal do Manual, o que faz com que não haja possibilidade de recurso.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.