Artigo

Analista de TI do BACEN – Áreas 1 e 2 – análise das provas

Olá companheiros e companheiras de TI!

Venho aqui para analisar as provas do BACEN das áreas 1 e 2.

Esta análise possui um viés de aprendizado, tanto para quem fez quanto para quem não fez a prova. Lições aprendidas sempre são válidas para quem escolheu o nobre e desgastante caminho dos concursos de TI.

Quanto a ambas as provas, acho que foi válida uma observação que eu sempre passo aos meus alunos: passem por todo o conteúdo do edital, nem que seja por cima. Na área 1, por exemplo, houveram perguntas bem elementares, como a definição de Intranet/Extranet e acerca de Mapeamento de Processos de Negócio. Na área 2, caiu a definição de desduplicação. Aliás, todas as questões de concursos sobre desduplicação que vi até hoje só cobram a definição.

A respeito do grau de dificuldade, nossas previsões se concretizaram. A prova da área 1 foi difícil, e a prova da área 2 foi muito difícil. Em ambas as provas, questões envolvendo o conhecimento prático acerca de determinadas ferramentas, como o Sharepoint 2010 e o IBM Websphere. Sabemos o quanto é difícil aprender ferramentas lendo apenas seus manuais, por mais confiável que seja o conteúdo. Ter um computador disponível para instalar as ferramentas e manuseá-las também é bem-vindo, o que eu também recomendo sempre. A banca “não teve pena” de ninguém, o que não é um verdadeiro absurdo, em virtude das poucas vagas.

Quanto às discursivas, tive acesso apenas à da área 1, e achei de um grau razoável de dificuldade. Quem leu todo o edital e conheceu algumas ferramentas, como Sonar, Websphere, Mantis e Maven (ferramentas utilizadas no BCB), ganhou preciosos pontos.

Quanto à nota de corte, não arrisco palpites percentuais, mas, pelo nível das provas, a pontuação dos aprovados será mais baixa do que o esperado. Não pelo nível dos candidatos, longe disso, mas pela mão pesada da banca. Todos que tiverem suas redações corrigidas estarão na briga!

Bem, pessoal, só me resta desejar que vocês tenham conseguido extrair da prova o melhor de si, e contar com a sorte não faz mal a ninguém :).

Sucesso a todos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.