Analista de TI do MPOG – Função essencial nos dias atuais!
Analista de TI do MPOG – Função essencial nos dias atuais
Olá concurseiros de TI!
Estive aqui há pouco tempo atrás falando que a banca para o concurso de TI estava decidida e seria o CESPE. Pois bem! O Edital saiu na última terça-feira (16/06) e veio com alterações consideráveis em relação ao edital anterior (da FUNRIO). Mas o foco deste artigo é falar um pouco sobre a função essencial e necessária de um Analista de TI (ATI) do Poder Executivo Federal.
Os primeiros ATIs entraram em 2010 na Administração e eu fui um deles. Exerci do referido cargo até o ano passado e atuei no órgão central do SISP (SLTI/MPOG) e depois tive meu exercício descentralizado para Ministério da Educação (MEC) e este é, sem sombra de dúvidas, um diferencial do cargo de ATI.
Os Analistas em Tecnologia da Informação ATIs são lotados no Ministério do Planejamento e podem ter (a maioria tem) exercício descentralizado nos órgãos Setoriais e Seccionais no SISP. Esta possibilidade de descentralização do exercício traz enormes ganhos para o profissional e para a Administração.
Além disso, os ATIs vêm ganhando cada vez mais destaque nos ambientes de TI dos órgãos do SISP e muitos já ocupam cargos de chefia, como era o meu caso no MEC e, depois que eu saí, outro ATI assumiu a Coordenação de Projetos de Desenvolvimento de Software (e o Diretor de TI do MEC também é ATI). Este fato não ocorre por acaso. Durante muito tempo as áreas de TI dos órgãos do Poder Executivo Federal estiveram entregues a profissionais despreparados, o que dava margem para erros enormes na gestão de serviços e de contratos de TI. Com a entrada de profissionais da área, com o conhecimento necessário para desempenhar tais funções, está ocorrendo uma espécie de “seleção natural” e os ATIs estão conquistando este espaço.
As atividades estão relacionadas à governança e gestão de serviços de TI e incluem fortemente a participação no planejamento, fiscalização e gestão de contratos de TI e quando falo que os ATIs desempenham uma função essencial estou me referindo ao fato de que atualmente nada se faz sem tecnologia da informação e usar a TI sem o “expertise” necessário para sua gestão torna-se caro….muito caro!
Quanto à análise do edital, incluindo a polêmica sobre a GSISP (gratificação destinada aos ATIs), vou deixar para falar no aulão a ser realizado nessa sexta, 19, às 14 horas. Segue o link para as inscrições! Espero vocês lá!
http://app.webinarjam.net/register/14759/e3185a479d
Abços e Bons Estudos!
Fábio Alves