Olá, pessoal!
Espero que vocês tenham se dado muito bem na prova do IBGE Técnico 2016!
Gravei um vídeo com Análise prova Português IBGE Técnico (recurso para 3 questões) com todos os detalhes importantes, inclusive a respeito de recurso. (Veja o link: https://youtu.be/PqzGnN8ZY5s)
Vimos uma prova um pouco diferente da de nível analista, mas ainda assim dentro do esperado.
Cabem recursos contra três questões.
Questão 10: “Isso ocorreu no país todo, e em especial no Sudeste, onde o aumento foi de 15,8%. O IBGE classifica como “desocupadas” pessoas que não estão empregadas, mas estão buscando trabalho”.
A afirmação correta sobre os componentes desse segmento do texto 6 é:
(A) o pronome “isso” se refere ao “aumento de 15,8%”;
(B) o termo “no país todo” equivale a “em todo país”;
(C) a locução “em especial” corresponde semanticamente a “geralmente” ou “normalmente”;
(D) o trecho que aparece após “desocupadas” tem função metalinguística;
(E) as duas ocorrências da forma verbal “estão” são idênticas em termos classificatórios do verbo.
Gabarito: D
No vídeo (https://youtu.be/PqzGnN8ZY5s), comento todas as questões e alternativas, mas aqui cabe ir direto àquilo de que necessitamos para realizar o recurso.
Muita gente ficou na dúvida entre as alternativas (D) e (E).
A alternativa (D) está correta, pois a função metalinguística ocorre quando palavras explicam ou conceituam outras, como a linguagem de um dicionário, enciclopédia etc. Porém, este conteúdo não estava previsto no programa do edital, por fazer parte das “funções de linguagem”. O que estava previsto no edital era “Figuras de Linguagem”, e não “Funções de Linguagem”.
A alternativa (E) está errada, pois “estão”, em “estão empregadas”, é verbo de ligação, seguido do predicativo do sujeito. Assim, há predicado nominal. Já “estão”, em “estão buscando”, é verbo auxiliar, e o verbo “buscando” é principal e transitivo direto. Por isso, há predicado verbal. Assim, há classificações diferentes das duas ocorrências do verbo “estão” no texto.
A questão 13 também pode ser contestada, apesar de a banca se cercar por meio da questão 9.
Questão 13:
O segmento abaixo em que a função do pronome SE difere das demais é:
(A) “O índice ainda é impressionante quando se considera o patamar de 2001” (Texto 8);
(B) “O aumento dos índices de desemprego se refletiu nos resultados da PNAD já em 2014” (Texto 6);
(C) “Quando se avalia o nível de instrução da totalidade de brasileiros acima de 25 anos” (Texto 5);
(D) “Os números também chamam atenção para a necessidade de se aprimorar o ensino nas escolas públicas” (Texto 5);
(E) “Quando se contempla a população como um todo” (Texto 5).
Gabarito: B
É certo que as alternativas (A), (C), (D) e (E) possuem o pronome apassivador “se”, pois os sujeitos são explicitamente pacientes.
A banca sinalizou na questão 9 e agora na questão 13 que a alternativa (B) possui o pronome reflexivo “se”. A banca simplesmente repetiu a frase e a cobrança do pronome “se”. Na questão 9, ficou claro que a alternativa (D) é a correta e, por exclusão, não ficaríamos na dúvida. Nesta questão, apenas confirmaríamos o valor diferente dos demais.
Mas muitos alunos questionaram a possibilidade de se entender que o aumento dos índices de desemprego foi refletido nos resultados da PNAD já em 2014. Assim, ao conseguirmos transpor para a voz passiva analítica, podemos questionar a banca sobre a possibilidade de haver voz passiva sintética também na alternativa (B), solicitando anulação tanto da questão 13 quanto da questão 9, pelo mesmo motivo.
Agora, veja o RAIO-X da prova, conforme o conteúdo programático do edital.
Questão 1: Elementos de construção do texto e seu sentido: interpretação e organização interna.
Questão 2: Elementos de construção do texto e seu sentido: interpretação e organização interna.
Questão 3: Elementos de construção do texto e seu sentido: interpretação e organização interna.
Questão 4: Elementos de construção do texto e seu sentido: interpretação e organização interna.
Questão 5: Emprego de tempos e modos dos verbos em português.
Questão 6: Elementos de construção do texto e seu sentido: interpretação e organização interna.
Questão 7: Concordância verbal.
Questão 8: Elementos de construção do texto e seu sentido: interpretação e organização interna.
Questão 9: Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais. Pontuação.
Questão 10: Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais. Funções de linguagem.
Questão 11: Elementos de construção do texto e seu sentido: interpretação e organização interna.
Questão 12: Elementos de construção do texto e seu sentido: interpretação e organização interna.
Questão 13: Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais.
Questão 14: Concordância verbal.
Questão 15: Elementos de construção do texto e seu sentido: interpretação e organização interna.
Questão 16: Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto.
Questão 17: processos de coordenação e subordinação, sentido das classes gramaticais.
Questão 18: Transitividade e regência de nomes e verbos.
Questão 19: Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais.
Questão 20: Transitividade e regência de nomes e verbos; Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais.
Isso nos confirma que a prova se baseou, e muito, em interpretação de texto.
Assistam ao vídeo e vejam mais detalhes da prova, pois isso pode ajudar também no recurso (Veja o link: https://youtu.be/PqzGnN8ZY5s).
Grande abraço!
Décio Terror
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…
Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…
O concurso ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), integrante do Concurso Nacional Unificado, habilitará novos…
O concurso da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), contemplado no Concurso Nacional Unificado (CNU), habilitará…
Ver comentários
Professor, você comentou que caberiam recursos para três questões, mas só citou duas diretamente. A terceira seria a questão 9?
Boa noite professor, você poderia disponibilizar os recursos redigidos de uma forma técnica para que tenhamos maiores chances de conseguir as anulações e/ou alterações de alternativas.
Muito decepcionado! Professor Décio é um excelente professor, mas a FGV simplesmente entregou a prova de português! O que era pra ser, na minha opinião, a disciplina que daria uma 'peneirada' na concorrência, acabou sendo a disciplina mais fácil. Triste porque estudei com professor Décio questões de bom nível as quais dificilmente aventureiros acertariam. Dediquei-me muito, mas a banca simplesmente tornou acessível a 80% ou mais dos candidatos. :(
Muito obrigada, professor!!!
Ajuda no recurso questão 4
Professor Terror, por favor responda o mais rápido possível :)
Terror, na questão abaixo a opção E é a correta, porém não há elementos do texto que comprovem que o local de origem das pessoas que migram são deficientes, até porque muitas pessoas do Sul migraram/migram para o Centro-Oeste e para o Norte, onde as condições são mais precárias que em seus locais de origem. Discordo totalmente do gabarito, gostaria de saber se cabe recurso ou não. Prof. eu vi o seu vídeo de comentário, claro que pode haver inferência, mas aí seria extrapolar o conteúdo do texto que não deixa "vestígios", nem informações implícitas sobre a qualidade dos locais. E mais, cita logo Roraima como receptora de migrantes, Prof. será que esse lugar realmente é melhor que os locais de origem dos migrantes? Claro que não. Muito duvidoso. Insatisfeitíssimo com tal questão.
questão 4
Mais de 80 milhões vivem fora de sua cidade natal
A mobilidade pelo país, seja impulsionada por emprego, ensino ou outros motivos, faz com que mais de 80 milhões de brasileiros vivam fora das cidades onde nasceram, o equivalente a quase 40% da população.
Ao chegar aos 60 anos de idade, 60% dos brasileiros já não vivem em suas cidades de origem.
São Paulo é o Estado que mais tem pessoas de fora – 10,5 milhões. Já em termos proporcionais, as unidades da federação com o maior contingente de "forasteiros" são o Distrito Federal, com 49,3%, e Roraima, com 45,3% da população chegando de outros Estados.
Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151113_resultados_pnad_jc_ab
No texto 3 recebemos a informação de que:
(A) o emprego e o ensino servem como motivos para a maior quantidade de deslocamentos das cidades de origem;
(E) a mobilidade populacional, no Brasil, é consequência de deficiências nos locais de origem.
Obrigado por todo esforço, você foi o meu melhor professor de português! "Tamo junto" agora no TRT/20!
Por favor, responda essa mensagem o mais rápido possível :)
Boa noite, prof. Décio.
Meu nome é Marcus, graduando em Letras Português-Espanhol pela UFF, o senhor falou somente das questões que envolvem entre muitas aspas gramática e as questões de compreensão de textos? Que o gabarito também foi bastante confuso, pelo menos em duas questões, qual é a posição do senhor?
Boa noite!
Professor, não consegui perceber a reflexão do pronome "se" no período do texto 6, abordado nas questões 9 e 13.
Na minha análise, o verbo refletir está no sentido de revelar. Assim, fica sem sentido dizer que "o aumento dos índices de desemprego" é o sujeito do verbo refletir/revelar.
Na verdade, seria objeto direto de tal verbo. Nesse caso, o período estaria na voz passiva sintética, sendo o "se" partícula apassivadora, como pode ser analisado:
- O aumento dos índices de desemprego foi refletido/revelado nos resultados da PNAD já em 2014 (voz passiva analítica).
- Os resultados da PNAD refletiu/revelou o aumento dos índices de desemprego, já em 2014 (voz ativa).
Ficaria incoerente dizer que o aumento dos índices de desemprego revelou os resultados da PNAD. Isso não faz sentido, já que o índice de desemprego é um resultado da pesquisa PNAD e não o contrário, que é o que fica entendido ao considerar o "se" como reflexivo.
Portanto, o "se" deve funcionar, nesse caso, como partícula apassivadora. Essa foi minha análise, professor. O que acha?