Olá, pessoal!
Espero que vocês tenham se dado muito bem na prova do IBGE Técnico 2016!
Gravei um vídeo com Análise prova Português IBGE Técnico (recurso para 3 questões) com todos os detalhes importantes, inclusive a respeito de recurso. (Veja o link: https://youtu.be/PqzGnN8ZY5s)
Vimos uma prova um pouco diferente da de nível analista, mas ainda assim dentro do esperado.
Cabem recursos contra três questões.
Questão 10: “Isso ocorreu no país todo, e em especial no Sudeste, onde o aumento foi de 15,8%. O IBGE classifica como “desocupadas” pessoas que não estão empregadas, mas estão buscando trabalho”.
A afirmação correta sobre os componentes desse segmento do texto 6 é:
(A) o pronome “isso” se refere ao “aumento de 15,8%”;
(B) o termo “no país todo” equivale a “em todo país”;
(C) a locução “em especial” corresponde semanticamente a “geralmente” ou “normalmente”;
(D) o trecho que aparece após “desocupadas” tem função metalinguística;
(E) as duas ocorrências da forma verbal “estão” são idênticas em termos classificatórios do verbo.
Gabarito: D
No vídeo (https://youtu.be/PqzGnN8ZY5s), comento todas as questões e alternativas, mas aqui cabe ir direto àquilo de que necessitamos para realizar o recurso.
Muita gente ficou na dúvida entre as alternativas (D) e (E).
A alternativa (D) está correta, pois a função metalinguística ocorre quando palavras explicam ou conceituam outras, como a linguagem de um dicionário, enciclopédia etc. Porém, este conteúdo não estava previsto no programa do edital, por fazer parte das “funções de linguagem”. O que estava previsto no edital era “Figuras de Linguagem”, e não “Funções de Linguagem”.
A alternativa (E) está errada, pois “estão”, em “estão empregadas”, é verbo de ligação, seguido do predicativo do sujeito. Assim, há predicado nominal. Já “estão”, em “estão buscando”, é verbo auxiliar, e o verbo “buscando” é principal e transitivo direto. Por isso, há predicado verbal. Assim, há classificações diferentes das duas ocorrências do verbo “estão” no texto.
A questão 13 também pode ser contestada, apesar de a banca se cercar por meio da questão 9.
Questão 13:
O segmento abaixo em que a função do pronome SE difere das demais é:
(A) “O índice ainda é impressionante quando se considera o patamar de 2001” (Texto 8);
(B) “O aumento dos índices de desemprego se refletiu nos resultados da PNAD já em 2014” (Texto 6);
(C) “Quando se avalia o nível de instrução da totalidade de brasileiros acima de 25 anos” (Texto 5);
(D) “Os números também chamam atenção para a necessidade de se aprimorar o ensino nas escolas públicas” (Texto 5);
(E) “Quando se contempla a população como um todo” (Texto 5).
Gabarito: B
É certo que as alternativas (A), (C), (D) e (E) possuem o pronome apassivador “se”, pois os sujeitos são explicitamente pacientes.
A banca sinalizou na questão 9 e agora na questão 13 que a alternativa (B) possui o pronome reflexivo “se”. A banca simplesmente repetiu a frase e a cobrança do pronome “se”. Na questão 9, ficou claro que a alternativa (D) é a correta e, por exclusão, não ficaríamos na dúvida. Nesta questão, apenas confirmaríamos o valor diferente dos demais.
Mas muitos alunos questionaram a possibilidade de se entender que o aumento dos índices de desemprego foi refletido nos resultados da PNAD já em 2014. Assim, ao conseguirmos transpor para a voz passiva analítica, podemos questionar a banca sobre a possibilidade de haver voz passiva sintética também na alternativa (B), solicitando anulação tanto da questão 13 quanto da questão 9, pelo mesmo motivo.
Agora, veja o RAIO-X da prova, conforme o conteúdo programático do edital.
Questão 1: Elementos de construção do texto e seu sentido: interpretação e organização interna.
Questão 2: Elementos de construção do texto e seu sentido: interpretação e organização interna.
Questão 3: Elementos de construção do texto e seu sentido: interpretação e organização interna.
Questão 4: Elementos de construção do texto e seu sentido: interpretação e organização interna.
Questão 5: Emprego de tempos e modos dos verbos em português.
Questão 6: Elementos de construção do texto e seu sentido: interpretação e organização interna.
Questão 7: Concordância verbal.
Questão 8: Elementos de construção do texto e seu sentido: interpretação e organização interna.
Questão 9: Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais. Pontuação.
Questão 10: Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais. Funções de linguagem.
Questão 11: Elementos de construção do texto e seu sentido: interpretação e organização interna.
Questão 12: Elementos de construção do texto e seu sentido: interpretação e organização interna.
Questão 13: Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais.
Questão 14: Concordância verbal.
Questão 15: Elementos de construção do texto e seu sentido: interpretação e organização interna.
Questão 16: Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto.
Questão 17: processos de coordenação e subordinação, sentido das classes gramaticais.
Questão 18: Transitividade e regência de nomes e verbos.
Questão 19: Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais.
Questão 20: Transitividade e regência de nomes e verbos; Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais.
Isso nos confirma que a prova se baseou, e muito, em interpretação de texto.
Assistam ao vídeo e vejam mais detalhes da prova, pois isso pode ajudar também no recurso (Veja o link: https://youtu.be/PqzGnN8ZY5s).
Grande abraço!
Décio Terror
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre a constitucionalidade das emendas de redação e…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…
Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…
Ver comentários
Professor, você comentou que caberiam recursos para três questões, mas só citou duas diretamente. A terceira seria a questão 9?
Boa noite professor, você poderia disponibilizar os recursos redigidos de uma forma técnica para que tenhamos maiores chances de conseguir as anulações e/ou alterações de alternativas.
Muito decepcionado! Professor Décio é um excelente professor, mas a FGV simplesmente entregou a prova de português! O que era pra ser, na minha opinião, a disciplina que daria uma 'peneirada' na concorrência, acabou sendo a disciplina mais fácil. Triste porque estudei com professor Décio questões de bom nível as quais dificilmente aventureiros acertariam. Dediquei-me muito, mas a banca simplesmente tornou acessível a 80% ou mais dos candidatos. :(
Muito obrigada, professor!!!
Ajuda no recurso questão 4
Professor Terror, por favor responda o mais rápido possível :)
Terror, na questão abaixo a opção E é a correta, porém não há elementos do texto que comprovem que o local de origem das pessoas que migram são deficientes, até porque muitas pessoas do Sul migraram/migram para o Centro-Oeste e para o Norte, onde as condições são mais precárias que em seus locais de origem. Discordo totalmente do gabarito, gostaria de saber se cabe recurso ou não. Prof. eu vi o seu vídeo de comentário, claro que pode haver inferência, mas aí seria extrapolar o conteúdo do texto que não deixa "vestígios", nem informações implícitas sobre a qualidade dos locais. E mais, cita logo Roraima como receptora de migrantes, Prof. será que esse lugar realmente é melhor que os locais de origem dos migrantes? Claro que não. Muito duvidoso. Insatisfeitíssimo com tal questão.
questão 4
Mais de 80 milhões vivem fora de sua cidade natal
A mobilidade pelo país, seja impulsionada por emprego, ensino ou outros motivos, faz com que mais de 80 milhões de brasileiros vivam fora das cidades onde nasceram, o equivalente a quase 40% da população.
Ao chegar aos 60 anos de idade, 60% dos brasileiros já não vivem em suas cidades de origem.
São Paulo é o Estado que mais tem pessoas de fora – 10,5 milhões. Já em termos proporcionais, as unidades da federação com o maior contingente de "forasteiros" são o Distrito Federal, com 49,3%, e Roraima, com 45,3% da população chegando de outros Estados.
Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151113_resultados_pnad_jc_ab
No texto 3 recebemos a informação de que:
(A) o emprego e o ensino servem como motivos para a maior quantidade de deslocamentos das cidades de origem;
(E) a mobilidade populacional, no Brasil, é consequência de deficiências nos locais de origem.
Obrigado por todo esforço, você foi o meu melhor professor de português! "Tamo junto" agora no TRT/20!
Por favor, responda essa mensagem o mais rápido possível :)
Boa noite, prof. Décio.
Meu nome é Marcus, graduando em Letras Português-Espanhol pela UFF, o senhor falou somente das questões que envolvem entre muitas aspas gramática e as questões de compreensão de textos? Que o gabarito também foi bastante confuso, pelo menos em duas questões, qual é a posição do senhor?
Boa noite!
Professor, não consegui perceber a reflexão do pronome "se" no período do texto 6, abordado nas questões 9 e 13.
Na minha análise, o verbo refletir está no sentido de revelar. Assim, fica sem sentido dizer que "o aumento dos índices de desemprego" é o sujeito do verbo refletir/revelar.
Na verdade, seria objeto direto de tal verbo. Nesse caso, o período estaria na voz passiva sintética, sendo o "se" partícula apassivadora, como pode ser analisado:
- O aumento dos índices de desemprego foi refletido/revelado nos resultados da PNAD já em 2014 (voz passiva analítica).
- Os resultados da PNAD refletiu/revelou o aumento dos índices de desemprego, já em 2014 (voz ativa).
Ficaria incoerente dizer que o aumento dos índices de desemprego revelou os resultados da PNAD. Isso não faz sentido, já que o índice de desemprego é um resultado da pesquisa PNAD e não o contrário, que é o que fica entendido ao considerar o "se" como reflexivo.
Portanto, o "se" deve funcionar, nesse caso, como partícula apassivadora. Essa foi minha análise, professor. O que acha?