Olá, pessoal. Tudo certo? No artigo de hoje veremos o resumo sobre a Análise de Investimento para SEFAZ-RJ, tema da Matemática Financeira.
O artigo será dividido da seguinte forma:
Vamos lá!
Iniciemos o resumo sobre a Análise de Investimento para SEFAZ-RJ.
O principal objetivo da análise de investimento é identificar quais ativos ou projetos (exemplo investimentos) oferecem as melhores oportunidades de retorno (considerando o fator risco). Obviamente que isso envolve a compreensão dos potenciais ganhos e perdas e das diferentes alternativas.
E obviamente, para nós, o foco é saber aquilo que é cobrado em concurso. Assim, vejamos inicialmente a definição de VPL, TMA e TIR.
OValor Presente Líquido (VPL) é um método utilizado para avaliar a viabilidade de um investimento. Ele calcula o valor atual/presente (data 0) dos fluxos de caixa futuros esperados de um investimento, descontados a uma taxa específica (que reflete o custo de oportunidade) e subtrai o custo inicial do investimento. Assim, é possível verificar se o investimento está acima do custo do capital.
Já a Taxa Mínima de Atratividade (TMA) é a taxa de retorno mínimo que um investimento espera gerar para ser considerado aceitável. A TMA reflete o custo de oportunidade do capital, ou seja, o retorno que poderia ser obtido em uma alternativa de investimento com risco similar. Ela é usada como taxa de desconto na análise de VPL, veremos a frente.
E a Taxa Interna de Retorno (TIR) é a taxa de desconto que faz com que o VPL de um investimento seja igual a zero (TIR -> VPL = 0). Ou seja, é a taxa de retorno efetiva ao longo do tempo considerando todos os fluxos de caixa esperados. Nesse sentido, ela é usada para avaliar a atratividade de um projeto.
Prosseguindo o resumo sobre a Análise de Investimento para SEFAZ-RJ com a viabilidade dos projetos.
Em sendo o Valor Presente Líquido (VPL) o Valor do fluxo de caixa em t=0, a viabilidade é simples:
Ainda, se existirem mais de dois projetos/investimentos, a opção será por aquela que de maior VPL.
Referente à Taxa Interna de Retorno (TIR), ela é a taxa que anula o valor VLP (VPL = 0) e sabendo que a Taxa Mínima de Atratividade (TMA) é o retorno mínimo que o investidor espera, podemos concluir o seguinte:
Atente-se que a TMA é um aspecto subjetivo do investidor (o quanto se espera ganhar), enquanto a TIR é definida objetivamente. Apesar do aspecto subjetivo da TMA, existem variáveis a serem consideradas para sua determinação (não se trata de completa arbitrariedade).
Entre essas variáveis, estão a liquidez do fluxo de caixa, que indica a rapidez com que um ativo pode ser convertido em dinheiro mantendo seu valor, o risco, que avalia se os lucros esperados compensam os riscos envolvidos no investimento, e o custo de oportunidade, que representa o retorno que se deixa de ganhar ao optar por um projeto em vez de alternativas disponíveis.
Entretanto, temos um “problema”, pois há situações em que o método do VPL pode sugerir a escolha do projeto A, enquanto o método da TIR recomenda o projeto B.
De maneira geral, e de acordo com a teoria financeira, o VPL é considerado preferível à TIR (esse entendimento deve ser levado para prova!)
Vejamos graficamente,
Agora vamos finalizar o resumo sobre a Análise de Investimento para SEFAZ-RJ com o Payback.
O payback é uma técnica amplamente utilizada para avaliar o tempo necessário para recuperar o investimento inicial. Em outras palavras, o payback calcula o período em que os fluxos de caixa futuros de um investimento igualam o custo inicial, exemplo: 3 anos e 11 meses para recuperar o capital.
Entretanto, atente-se que dois tipos de payback são cobrados.
Enquanto o payback (tradicional/simples) mede o período necessário para recuperar o investimento inicial com base nos fluxos de caixa futuros sem considerar o valor do dinheiro no tempo (não há ajuste por TIR/TMA), o payback descontado ajusta esses fluxos de caixa para refletir o seu valor presente.
O payback simples provavelmente irá sobrestimar a atratividade de projetos, afinal gnora o impacto do valor temporal do dinheiro (“valor do dinheiro no tempo”).
Já no método de payback descontado, cada fluxo de caixa futuro é descontado a uma taxa específica (da mesma forma que se faz nos métodos de TIR/VPL). Isso proporciona uma visão mais precisa da rentabilidade e do risco, afinal um valor a ser recebido daqui 5 anos, tem menos valor do que o mesmo valor nos dias de hoje, não é mesmo?
Ou seja, podemos dizer que: O Payback Descontado SEMPRE será MAIOR que o Payback Simples.
Pessoal, chegamos ao final do resumo sobre Análise de Investimento para SEFAZ-RJ, espero que o artigo tenha sido útil.
Trata-se de um tema que exige “mão na massa”, assim não deixe de estudar o assunto na íntegra por nossas aulas, além de treinar por meio de questões de concurso em nosso sistema de questões.
Gostou do artigo? Siga-nos
https://www.instagram.com/resumospassarin
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
Quem mais aí já está com a cabeça em 2025? sPode parecer cedo para fazer…
A Fenaz do Pará Concursos foi definida como banca organizadora do novo concurso IGP RS…
Foram iniciadas as tratativas de contratação da banca organizadora da segunda edição do Concurso Nacional…
Se você esperava, há anos, prestar concurso em algum órgão ou ministério federal, sua hora…
A área Administrativa tem sido contemplada com muitas vagas na carreira pública nos últimos anos.…
Já estamos nos meses finais de 2024, dá para acreditar? Se você prometeu no início…