[Análise gratuita!] TCE AM: Língua Portuguesa para Analista de Controle Externo – Auditoria Governamental!
Olá, servidores. Tranquilo?
Sou o professor Carlos Roberto, formado em Ciências Contábeis e Atuariais pela Universidade de Brasília – UNB, pós-graduado em Controladoria Governamental e, também, em Língua Portuguesa (Linguística Aplicada). Durante dez anos (2003-2013), fui servidor do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios – TJDFT e, atualmente, ocupo o cargo de Analista da carreira de Especialista do Banco Central do Brasil – BCB. No Estratégia Concursos, sou Professor, Coach e Coordenador dos cursos de discursivas e do serviço de recursos para provas discursivas.
Este post é para discutirmos, em maior nível de detalhamento, acerca da análise estatística que fizemos para montar nosso curso.
Nosso objetivo é coletar, explorar e apresentar grandes quantidades de dados (questões cobradas em provas anteriores) para descobrir padrões e tendências. Com base nos resultados obtidos, torna-se mais fácil a tomada de decisão para um processo de revisão mais acelerado da nossa disciplina, focado nos assuntos mais recorrentes.
Entretanto, cumpre-me salientar que, a despeito de os números serem fortes indicativos de como virão as próximas provas, estamos tratando de comportamentos passados, com boa probabilidade de se repetirem, mas isso não significa que você deve ignorar assuntos menos cobrados. Seu estudo deve ser sempre completo!
Por esse motivo, visitaremos todos os aspectos passíveis de cobrança, independentemente dos percentuais estatísticos, mas alertaremos quando esses percentuais forem significativos.
Talvez, você nunca tenha olhado para a disciplina de Língua Portuguesa por uma perspectiva numérica. Aproveite esta oportunidade para definir seus próximos passos e aprimorar sua estratégia de estudo.
Lembre-se de que os melhores jogadores são aqueles que conhecem bem as regras.
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é uma banca organizadora renomada e respeitada. A instituição é responsável pela elaboração do Exame de Ordem da OAB e vem se destacando em certames de outras áreas.
Ela não segue um padrão definido, mas é certo que é uma das mais exigentes. Por ser imprevisível, requer muita atenção quanto à prova de Língua Portuguesa, pois os enunciados são longos, densos e exigem análises de certos itens específicos.
No geral, os concursos organizados pela banca FGV trazem questões de múltipla escolha, com cinco alternativas em cada uma. Os enunciados testam o raciocínio e, principalmente, a concentração do candidato.
A banca FGV tem um alto nível de exigência nas provas de Língua Portuguesa, com enunciados longos, foco na interpretação de textos de temas políticos ou econômicos. Destaque também para questões de tipologia textual, suas subdivisões (dissertação, narração, descrição, injunção e exposição) e características. Trabalharemos isso com afinco no curso!
Com o intuito de fazer um estudo direcionado, de acordo com as especificidades da banca, fizemos um ranking com os percentuais de incidência segregados por assunto, baseando-nos numa amostra de 735 questões. Isso nos permite visualizar os assuntos “preferidos” da banca examinadora em concursos de Tribunais.
Pessoal, nosso intuito foi apenas apresentar-lhes esses números para justificar a abordagem que faremos ao longo do nosso curso e servir de orientação na administração do seu tempo, o qual eu considero o bem mais precioso que um “concurseiro” pode ter.
Só existe um aspecto presente em nossas vidas em que somos absolutamente iguais: todos nós temos dias com 24 horas de duração.
Sabe qual é a diferença entre o aprovado e o reprovado? O aprovado tem maior capacidade de gerir seu tempo, de modo a otimizá-lo para conseguir melhores resultados.
Quer ser aprovado? Aprenda a ser um bom gestor do tempo!
Tenho a convicção de que esses números aqui apresentados poderão contribuir um pouco para que você possa gerenciar melhor seu tempo quanto ao estudo da Língua Portuguesa.
Deseja conferir a análise das demais matérias? Baixe então o nosso e-book gratuito!
Só que antes de divulgar o link de download, gostaria rapidamente de lhe apresentar melhor o Passo Estratégico.
(Clique na figura para saber mais sobre o Passo Estratégico)
O Passo Estratégico é um método de revisão que possui como objetivo melhorar o nível da sua retenção de conteúdo.
Contempla orientações de revisão, questões comentadas, inúmeros simulados de questões inéditas e até questionários de revisão, com questões subjetivas (isso mesmo!).
Tudo para forçar sua memorização e elevar sua retenção de conteúdo a outro patamar.
Um material bem enxuto, para que você não tenha que despender muito tempo da sua preparação: os PDFs possuem, em média, 30 páginas por assunto.
Dê uma espiada no nosso material, clicando no link abaixo:
Quero conferir o Passo Estratégico p/ TCE AM!
Se você já é nosso aluno do Pacote Completo TCE AM, possui um desconto automático de 20% na aquisição do respectivo Passo Estratégico.
E se você for assinante do Estratégia, já possui acesso ao Passo Estratégico: basta efetuar sua matrícula na área do aluno.
Ah, um aviso bem legal: elaboramos um e-book com 5 dicas estratégicas para realizar revisões eficientes – não deixe de dar uma espiada clicando aqui.
Bom, vou me despedindo por aqui, disponibilizando o link para você baixar o(s) e-book(s) do TCE AM: clique aqui.
Um grande abraço,
Prof. Carlos Roberto
(Siga-nos no Instagram: @passoestrategico)