Olá, servidores. Tranquilo?
Esta análise é para discutirmos, em maior nível de detalhamento, acerca da análise estatística que fizemos para montar nosso curso.
Nosso objetivo é coletar, explorar e apresentar grandes quantidades de dados (questões cobradas em provas anteriores) para descobrir padrões e tendências. Com base nos resultados obtidos, torna-se mais fácil a tomada de decisão para um processo de revisão mais acelerado da nossa disciplina, focado nos assuntos mais recorrentes.
Entretanto, cumpre-me salientar que, a despeito de os números serem fortes indicativos de como virão as próximas provas, estamos tratando de comportamentos passados, com boa probabilidade de se repetirem, mas isso não significa que você deve ignorar assuntos menos cobrados. Seu estudo deve ser sempre completo!
Por esse motivo, visitaremos todos os aspectos passíveis de cobrança, independentemente dos percentuais estatísticos, mas alertaremos quando esses percentuais forem significativos.
Talvez, você nunca tenha olhado para a disciplina de Língua Portuguesa por uma perspectiva numérica. Aproveite esta oportunidade para definir seus próximos passos e aprimorar sua estratégia de estudo.
Lembre-se que os melhores jogadores são aqueles que conhecem bem as regras.
Nas questões elaboradas pela Cebraspe (Cespe), o candidato deve marcar a resposta certa ou errada. Há, também, questões de múltipla escolha com cinco alternativas.
As assertivas das questões de certo ou errado são analisadas individualmente e cada erro anula um acerto, o que faz dessas questões as mais temidas pelos candidatos. Por esse motivo, nunca tente “chutar” as questões da Cespe!
Para essa banca, “decorar” não é a metodologia mais eficiente de estudo, pois, muitas vezes, apenas uma palavra trocada torna errada a assertiva. Assim, os candidatos devem se preocupar com um conhecimento real da matéria, e não apenas com a memorização. A Cespe costuma também cobrar um raciocínio mais analítico, o qual exige do candidato boa capacidade de interpretar dados.
A análise estatística para se preparar para provas de Língua Portuguesa da banca Cespe é fundamental, pois, historicamente, não são cobrados todos os aspectos constantes do edital. A banca possui assuntos “queridinhos”, recorrentemente cobrados em provas anteriores. Aqui, nossa missão será treinar você para enfrentá-los com tranquilidade.
Com o intuito de fazer um estudo direcionado, de acordo com as especificidades da banca, fizemos um ranking com os percentuais de incidência segregados por assunto, baseando-nos numa amostra de questões cobradas de 2014 a 2019. Isso nos permite visualizar os assuntos “preferidos” da banca examinadora.
Como se pode observar, você tem de estar “fera” em interpretação de textos e, também, em pontuação. São dois estilos de cobrança que abrangem conhecimentos de todos os assuntos. Engana-se quem acha que não precisa conhecer as regras gramaticas para interpretar textos e reescrever orações. Ligue o sinal de alerta, pois a maioria das questões sairá daí!
Ademais, não depreciem os Grupos 2 e 3. Há assuntos recorrentemente cobrados (concordância, termos da oração), porém em menor incidência. Sabe aquele “pontinho” que você precisa para dar um empurrão e colocá-lo dentro das vagas? Pois bem, ele poderá surgir de uma questão desses dois grupos.
Obviamente, tudo é uma questão de estratégia, e isso pode variar de acordo com a situação na qual você se encontra.
Você pode estar em três situações distintas:
1 – ainda não estudou toda matéria e está sem tempo;
2 – ainda não estudou toda a matéria e está com tempo;
3 – já estudou toda a matéria.
Caso esteja na situação 1, nossa dica é focar exclusivamente no Grupo 1 (ou nos Grupos 1 e 2, caso dê tempo); se estiver na situação 2, estude os três grupos; se estiver na situação 3, também estude os três grupos para fazer uma boa revisão. Portanto, você somente eliminará os grupos de menor incidência estatística se estiver sem tempo e correndo para revisar todo o edital antes da prova. Caso contrário, prefira revisar o material completo, combinado?
Deseja conferir a análise das demais matérias? Baixe então o nosso e-book gratuito!
Só que antes de divulgar o link de download, gostaria rapidamente de lhe apresentar melhor o Passo Estratégico.
(Clique na figura para saber mais sobre o Passo Estratégico)
O Passo Estratégico é um método de revisão que possui como objetivo melhorar o nível da sua retenção de conteúdo.
Contempla orientações de revisão, questões comentadas, inúmeros simulados de questões inéditas e até questionários de revisão, com questões subjetivas (isso mesmo!).
Tudo para forçar sua memorização e elevar sua retenção de conteúdo a outro patamar.
Um material bem enxuto, para que você não tenha que despender muito tempo da sua preparação: os PDFs possuem, em média, 30 páginas por assunto.
Dê uma espiada no nosso material, clicando no link abaixo:
Quero conferir o Passo Estratégico p/PRF!
Se você já é nosso aluno do Pacote Completo PRF, possui um desconto automático de 20% na aquisição do respectivo Passo Estratégico.
E se você for assinante do Estratégia, já possui acesso ao Passo Estratégico: basta efetuar sua matrícula na área do aluno.
Ah, um aviso bem legal: elaboramos um e-book com 5 dicas estratégicas para realizar revisões eficientes – não deixe de dar uma espiada clicando aqui.
Bom, vou me despedindo por aqui, disponibilizando o link para você baixar o(s) e-book(s) do PRF: clique aqui.
Um grande abraço,
Prof. Carlos Roberto
(Siga-nos no Instagram: @passoestrategico)
Acordo firmado entre o MGI e o Sindicato também prevê outras melhorias para os Auditores…
A Prefeitura Municipal da Estância Climática de Morungaba, em São Paulo, publicou o novo edital…
Está oficialmente finalizado o concurso público da Secretaria de Tributação do Município (ISS) de Mossoró.…
Estão encerradas as inscrições do concurso SAAE de Luz MG (Serviço Autônomo de Água e…
Foi aprovada a proposta de reestruturação da carreira de Finanças e Controle para o próximo…
O Conselho Regional de Serviço Social do Pará (CRESS PA) divulgou os resultados das provas…