Artigo

Análise e Recursos – TRE-RS – Administração.

Oi pessoal!

A prova do TRE-RS foi bem dificil, com questões mal feitas e que exigiam um nível de memorização absurda.

Além disso, houve diferentes questões com margem para interpretação, e que merecem ser questionadas por meio de recurso, como mencionarei a seguir.

Vejamos cada uma delas:

 QUESTÃO 51

No que se refere ao BSC (balanced scorecard), aos macrodesafios do Poder Judiciário e ao mapa estratégico da justiça eleitoral do Rio Grande do Sul, assinale a opção correta.

A A efetividade na prestação jurisdicional, um dos macrodesafios do Judiciário, representa, no BSC, a perspectiva da sociedade (cliente), que resulta diretamente dos processos internos relacionados à melhoria de gestão de pessoas, do aperfeiçoamento da gestão de custos e da governança de tecnologia da informação e da comunicação.

B Nota-se o alinhamento das perspectivas dos BSCs no mapa estratégico do TSE e na Estratégia Judiciário 2020, sobretudo quanto às relações de causa e efeito entre o aprimoramento da gestão da justiça criminal e a garantia dos direitos de cidadania.

C O efeito cascata do BSC pode ser elaborado para a justiça eleitoral quando se vinculam os indicadores de gestão de pessoas do TRE/RS aos indicadores de aprimoramento do processo eleitoral no Rio Grande do Sul, de modo a se gerar melhoria nos serviços prestados pelo tribunal.

D Embora todos os tribunais orientarem suas estratégias organizacionais a partir do mapa estratégico do Judiciário elaborado pelo CNJ, a justiça eleitoral tem papel fundamental na adoção de soluções alternativas de conflito para litígios eleitorais em nível municipal, estadual e federal.

E Índice de agilidade na tramitação dos processos de aquisição de bens e serviços, pontuação no GesPública, índice de instalações físicas adequadas a pessoas com deficiência e grau de satisfação de servidores com a comunicação interna constituem indicadores de processos internos do TRE/RS diretamente relacionados com a Estratégia Judiciário 2020.

Comentário:

Questão muito difícil, chegando ao nível do absurdo. Para respondê-la o candidato deveria ter memorizado toda a estratégia do Poder Judiciário e da Justiça Eleitoral do RS, e não apenas os seus aspectos essenciais, além de contar com a sorte, já que a questão é passível de recurso. Fugiu totalmente à razoabilidade. Vejamos cada alternativa:

A) Errada. A efetividade da prestação jurisdicional realmente consta nos macrodesafios do Poder Judiciário 2015-2020, especificamente na perspectiva sociedade. Essa perspectiva resulta dos processos internos, como afirma a alternativa, mas “melhoria de gestão de pessoas” e “aperfeiçoamento da gestão de custos” dizem respeito, nos Macrodesafios, a recursos, e não a processos internos. Além disso, não há “governança de TI e comunicação” nos macrodesafios.

B) Errada. Essa era fácil. A estratégia do TSE não fala em “justiça criminal”, pois o TSE não tem nada a ver com isso.

C) Considerada errada. Vale tentar um recurso. Note que, no mapa estratégico da Justiça Eleitoral do RS, os indicadores de Gestão de Pessoas estão ligados aos “Recursos”, que são base para as perspectivas “processos internos” e “sociedade”. Como o aprimoramento do processo eleitoral se dá nas perspectivas acima da “recursos”, considera-se que há relação de causa-efeito, típica do mapa estratégico quando colocado dessa forma. Por essa razão, essa alternativa deveria ser considerada correta.

D) Considerada errada. Vale um recurso. O Judiciário realmente baseia sua estratégia no Mapa Estratégico e estratégia do judiciário brasileiro, elaborados pelo CNJ. Além disso, um dos valores da Justiça Eleitoral é a inovação: “estímulo à criatividade e à busca de soluções diferenciadas”, por isso , do ponto de vista estratégico, podemos considerar que a adoção de soluções alternativas para litígios eleitorais, nos três níveis, é algo desejável. Assim, essa alternativa deveria ser considerada correta.

E) Correta. Alternativa bem objetiva. “Só ” precisava que o candidato tivesse decorado todos os 35 indicadores, no detalhe, cada palavra, do que estava na página 20, aula 03, do nosso curso. Um absurdo.

Tentem recurso nessa questão, alegando que ela pode ser entendida de modo a ter múltiplas respostas, e por isso deve ser anulada.

GABARITO Preliminar:  E.

 

QUESTÃO 52

Com relação aos princípios básicos e aos processos de centralização e descentralização da escola neoclássica da administração, assinale a opção correta.

A Um tribunal eleitoral que adota uma estrutura organizacional alta apresenta vários níveis hierárquicos e, portanto, possui maior amplitude administrativa.

B A centralização em estruturas organizacionais é vantajosa quando reduz os esforços duplicados de vários tomadores de decisão, porém é desvantajosa quando especializa demais o trabalho.

C A divisão do trabalho consiste na alocação do trabalho particionado para um grupo especializado de empregados de nível operacional, garantindo-se a escalabilidade da produção.

D De acordo com o princípio da hierarquia, a autoridade é alocada em pessoas e percorre cada subnível da hierarquia verticalizada nas organizações.

E Aplicada em estruturas organizacionais, a descentralização evita a lentidão nas decisões e a perda da capacidade de adaptação.

Comentário:

Uma questão bem feita nessa prova. Vejamos cada alternativa.

A) Errada. Quanto mais níveis hierárquicos menor será a amplitude administrativa.

B) Errada.  Essas não são vantagens e desvantagens apontadas para o caso, como vimos na aula .

C) Errada. A divisão do trabalho é nos níveis estratégico, tático e operacional .

D) Errada. A autoridade é “alocada em posições da organização, e não em pessoas”.

E) Certa. A banca inverteu a vantagem para dizer que “evita desvantagem”. Como vimos na aula, uma vantagem é que “as decisões são tomadas mais próximas de onde os problemas ocorrem, favorecendo a flexibilidade e agilidade e eficiência, além de economizar tempo e dinheiro”.

GABARITO preliminar: E.

 

QUESTÃO 53

Com relação ao gerenciamento de processo de negócio, assinale a opção correta.

A Diagramas apresentam maior abrangência e detalhamento dos processos de negócio do que o mapeamento, o qual permite identificar e entender as principais atividades do processo.

B O mapeamento de processos provê informação necessária para que gestores tomem decisões corretas sobre a alocação de recursos em suas operações de negócio, de forma a atingir os objetivos estabelecidos pela organização.

C A representação simplificada de um processo de negócio, seja ele existente ou proposto, é o produto da modelagem de processos.

D Em ambientes competitivos e de incerteza, as organizações modelam seus processos visando otimizá-los por meio da situação proposta (TO-BE), pois a situação atual (AS-IS) já se mostra insuficiente, devendo ser descartada pelo gestor de processos.

E A gestão de processos de negócio representa um conjunto de iniciativas que implicam projetos ou ações de melhoria no redesenho ou ajuste de processos, tais como Seis Sigma e Lean.

Comentário:

Cabe recurso na questão, considerando a compreensão de que há múltiplas respostas possíveis. Vejamos cada alternativa:

A) Errada. O uso de diagramas, como o service blueprinting é técnica para mapeamento, e não alternativa ao mapeamento.

B) Considerada errada. O mapeamento não serve para dar informações sobre alocação de recursos, isso é claro, mas ele pode contribuir para que os gestores tomem decisões sobre este assunto, de modo a atingir os objetivos da organização. Assim essa alternativa deveria ser considerada correta.

C) Certa. Alternativa bem objetiva que fala que a representação do processo vem do mapeamento. É isso mesmo.

D) Errada. Puramente interpretativa. Não necessariamente a situação atual deve ser descartada. É preciso considerá-la como uma alternativa a uma nova situação proposta.

E) Errada. Processos não implicam em projetos.

GABARITO preliminar: C.

 

QUESTÃO 54

A gestão por competências tem sido aplicada em organizações públicas como ferramenta gerencial que permite que equipes e pessoas contribuam para o alcance das estratégias organizacionais de modo sustentável. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

A Com base no grau de relevância para as organizações, as competências podem ser classificadas como gerencial, técnica, transversal ou essencial.

B Em comportamentos profissionais de um contexto organizacional, a combinação sinérgica de conhecimentos, habilidades e atitudes é um referencial para alinhar as competências à formulação estratégica.

C Indicadores de competências para avaliação de desempenho sugerem a integração de medidas objetivas e subjetivas por meio da definição de escalas de avaliação e de artefatos tangíveis que representam fielmente a expressão de competências no trabalho.

D A competência, definida como conhecimentos, habilidades e atitudes, contribui para a gestão de pessoas ao estabelecer referenciais de comportamento esperado ou desejável no contexto das organizações.

E A consistência interna da gestão por competência representa o grau de vinculação que conhecimentos, habilidades e atitudes apresentam em relação ao conjunto de desempenhos individuais desejáveis em uma organização.

Comentário:

Questão confusa, cheia de possibilidades de interpretação e recursos para mudança de gabarito ou mesmo para anulação por múltiplas respostas. Péssima questão. Vejamos cada alternativa:

A) Errada. Com base no grau de relevância no tempo as competências costumam ser classificadas em emergentes, transitórias, estáveis, ou declinantes.

B) Confusa. A combinação sinérgica de conhecimentos, habilidades e atitudes são as próprias competências, que devem estar alinhadas à formulação estratégica. A alternativa misturou os conceitos, mas fala algo que, em sentido estrito, está errado por falta de ordem lógica.

C) Considerada correta. A alternativa afirma que medidas objetivas e subjetivas devem ser consideradas na avaliação de desempenho por competências. Ora, se as competências devem ser descritas e medidas de maneira objetiva, não se deve falar em avaliação subjetiva, pois dependeria da interpretação do próprio avaliador, o que não é desejável na gestão por competências. Sugiro que entrem com recurso!

D) Considerada errada. A competência realmente pode ser definida como “conhecimentos, habilidades e atitudes”, ainda que seja uma definição simplória. A sua definição realmente contribui para o estabelecimento de padrões de referência de desempenho humano no contexto organizacional. Assim, a alternativa deveria ser considerada correta. Sugiro que entrem com recurso!

E) Considerada errada. Alternativa muito interpretativa, que provavelmente foi tirada de algum autor específico e colocada aqui fora de contexto, dando margem para interpretação dúbia. A gestão por competências terá consistência quando o seu conjunto de elementos (CHA) realmente afete o desempenho, gerando melhorias. É possível entender que a alternativa diz isso, por isso poderia ser considerada correta!

GABARITO:  C.

 

QUESTÃO 55

A respeito dos conceitos adotados na área de gerenciamento de projetos, assinale a opção correta.

A O PMBOK é um documento normativo, elaborado pelo PMI, para ser usado, na íntegra, como modelo no gerenciamento de projeto.

B A elaboração progressiva de projeto, referente ao trabalho em etapas e de modo incremental, não deve ser confundida com o aumento de escopo do projeto.

C O gerenciamento de projetos é uma atividade temporária e progressiva que ocorre quando um projeto está em crise ou em risco de descontinuidade.

D O projeto é o resultado final de um conjunto de atividades e produtos elaborados por gerentes de projetos.

E A estrutura analítica do projeto é um tipo de organograma que representa os diferentes elementos do grupo e as suas tarefas e responsabilidades.

Comentário:

Outra questão bem feita nessa prova. Vejamos cada alternativa:

A) Errada. O PMBOK não é documento normativo, mas um conjunto de melhores práticas.

B) Certa. Aumento do escopo significa aumento do que o projeto se propõe a fazer, e nada tem a ver com a elaboração do projeto em etapas.

C) Errada. O gerenciamento de projetos ocorre quando se cria projetos, e não quando um “projeto está em crise ou em risco de descontinuidade”.

D) Errada. O projeto é resultado de um conjunto de atividades temporárias para produção de resultado exclusivo. Não é porque é atividade elaborada por um gerente de projetos que será um projeto!

E) Errada. EAP não é um organograma, mas sim um desdobramento das atividades de um projeto.

GABARITO: B

 

QUESTÃO 56

Assinale a opção em que são apresentadas as áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos, de acordo com o PMBOK.

A iniciação, planejamento, execução, monitoramento, controle e encerramento

B projetos, processos, entradas, fluxos, ciclo de vida, fases, grupos de processos e saídas

C escopo do projeto, produtos, serviços, cronograma, entregas

D integração, escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicações, risco e aquisições

E planejamento, ação, verificação, retroalimentação, replanejamento, reação, verificação

Comentário:

Péssima questão. Cabe recurso para anulação por falta de resposta. A questão apresentou, na alternativa D, as áreas de conhecimento do PMBOK 4a Edição. Apesar disso, faltou apresentar a área de conhecimento “partes interessadas” que foi adicionada no PMBOK 5a Edição.

Caso você tenha errado a questão, solicite anulação por falta de resposta correta.

GABARITO:  D.

 

QUESTÃO 57

Com relação à política de gestão de riscos definida pela Resolução TRE/RS n.º 249/2014, assinale a opção correta.

A Os riscos residuais têm nível baixo, alto e muito alto, de acordo com o contexto estabelecido.

B A ocorrência ou a mudança em um conjunto específico de circunstâncias capazes de causar impacto é designada de risco.

C Os gestores das unidades e os gestores de riscos definirão a tolerância aos riscos institucionais, com a finalidade de promover o alinhamento da gestão de riscos ao planejamento estratégico da organização.

D O comitê de gestão de riscos, apoiado por gestores das unidades e gestores de risco designados, é responsável por elaborar, manter e revisar periodicamente o processo de gestão de riscos, alinhado às estratégias institucionais.

E Os riscos residuais de nível alto poderão ser apenas monitorados, conforme o contexto estabelecido.

Comentário:

Questão bem objetiva. Você teria que ter decorado cada detalhe da Resolução.

A) Errada. Os níveis de risco a serem considerados, de forma geral, são “baixo, médio e alto” (At 7o), não havendo risco “muito alto” como proposto pela alternativa.

B) Errada. Risco é a possibilidade de algo acontecer e causar efeitos nos objetivos, sendo medido em termos de impactos e probabilidades (Art. 5o). A alternativa traz a definição de “evento”.

C) Errada.  Que define a tolerância aos riscos é o Conselho de Gestão Estratégica e Governança Corporativa, e não os gestores (Art. 10)

D) Certa. Idêntico ao proposto no Art. 12.

E) Errada. Esses riscos deverão ser submetidos ao Conselho de Gestão Estratégica e Governança Corporativa. (Art. 15).

GABARITO: D.

 

QUESTÃO 59

De acordo com a Resolução n.º 248/2014 do TRE/RS, assinale a opção correta.

A Parte do processo de valorização do conhecimento passa pela guarda de informações reservadas, sendo a regra de proteção a concentração de dados estratégicos em número reduzido de indivíduos ou, se possível, em um único agente.

B A valorização das pessoas em detrimento de mecanismos tecnológicos como meios de disseminação de práticas, privilegiando-se a confiabilidade intersubjetiva, é objetivo da gestão de conhecimento no âmbito do TRE/RS.

C Para a otimização das práticas, a responsabilidade da gestão de conhecimento concentra-se nos órgãos centrais de direção do TRE/RS.

D Com vistas ao fomento à abertura institucional e ao aperfeiçoamento de práticas, o comitê de gestão de conhecimento conta, em seu quadro de representantes estranhos à estrutura do TRE/RS, com a participação da sociedade.

E É da gestão do conhecimento a competência de prover a cidadãos e agentes públicos o acesso às informações disponíveis no TRE/RS.

Comentário:

Vejamos cada alternativa:

A) Errada. A Política passa, ao contrário, pelo compartilhamento de informações e conhecimento.

B) Errada. Incentivar equipes é um objetivo, mas favorecer o uso de TI também.

C) Errada. A responsabilidade é compartilhada entre as unidades do TRE-RS, cartórios eleitorais, centrais de atendimento e Comitê de Gestão do Conhecimento.

D) Errada. O Comitê será composto por servidores do quadro de pessoal.

E) Certa. É o que está no Art. 4o, IX.

GABARITO: E

 

QUESTÃO 60

Assinale a opção correta de acordo com o disposto na Resolução n.º 233/2013 do TRE/RS.

A Para fins da política de acessibilidade, pessoa com mobilidade reduzida transitória, ainda que de curta duração, é considerada pessoa com deficiência.

B A elaboração de projetos para contratações e aquisições deve observar condições que garantam autonomia às pessoas com deficiência.

C Pessoas com distúrbios cognitivos de natureza intelectual não são enquadradas como deficientes pela política de acessibilidade.

D A política de acessibilidade privilegia a isonomia material, conferindo benesses àqueles considerados deficientes, de forma a possibilitar que eles ostentem condição privilegiada em relação aos não deficientes.

E A repressão exemplar de faltas é o principal mecanismo de desenvolvimento de uma cultura institucional de inclusão constante da política de acessibilidade.

Comentário:

A) Errada. A definição é de “pessoa com mobilidade reduzida”, e não “pessoa com deficiência”.

B) Certa. É o que está no Art. 4o.

C) Errada. Disturbios intelectuais caracterizam pessoa com deficiência (Art. 2o, I).

D) Errada. O Objetivo é dar igualdade de oportunidades, e não benesses.

E) Errada. Na verdade, a comunicação é utilizada como principal mecanismo, divulgando ações realizadas que promovam a acessibilidade e inclusão social (Art. 5o, III).

 

Um Abraço e sucesso!

Prof. Carlos Xavier

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