Análise de incidência das Resoluções do CONTRAN em provas CESPE / CEBRASPE – especial para o concurso da PRF (Polícia Rodoviária Federal)
Olá, pessoal!
Tudo bem?? Para quem ainda não me conhece, meu nome é Murilo Soares, sou Analista Judiciário da Área Judiciária do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e faço parte das equipes do Passo Estratégico e de monitoria do Estratégia Concursos. Ministro, entre outras, a matéria de Legislação de Trânsito e Resoluções do CONTRAN, uma vez que tenho experiência com a matéria, tendo sido classificado em 5º lugar para o Estado de Rondônia no concurso da PRF de 2009 (resultado após as provas objetiva e discursiva), certame organizado pela FUNRIO.
Hoje estou aqui para disponibilizar, gratuitamente, uma análise a respeito da incidência das Resoluções do CONTRAN em provas envolvendo o conteúdo relacionado a Legislação de Trânsito, como prometido no Webinário de análise avançada do edital da PRF ( clique aqui para acessar o video disponibilizado no youtube ).
Antes, quero deixar registrado que o professor Tulio Lages acabou de disponibilizar, também gratuitamente, um ebook com estatísticas de algumas das matérias que serão cobradas no concurso da PRF, para que você saiba quais costumam ser os assuntos mais cobrados pela banca (Cespe/Cebraspe) nas provas.
Você pode ter acesso ao ebook clicando aqui.
Vamos lá, sem enrolação!
Foram analisadas provas elaboradas pela banca CESPE/CEBRASPE dos anos de 2008 a 2018, de nível médio e superior.
As principais conclusões às quais podemos chegar em relação a esse ponto são as seguintes:
No edital da PRF/2018, foram previstas as seguintes Resoluções do CONTRAN:
04/1998; 14/1998; 24/1998; 26/1998; 32/1998; 36/1998; 92/1999; 110/2000; 160/2004; 197/2006; 205/2006; 210/2006; 211/2006; 216/2006; 227/2007 (exceto os seus anexos); 231/2007; 242/2007; 253/2007; 254/2007; 258/2007; 268/2008; 273/2008; 277/2008; 289/2008; 290/2008; 292/2008; 349/2010; 356/2010; 360/2010; 371/2010 (exceto as fichas); 396/2011; 432/2013; 441/2013; 453/2013; 471/2013; 508/2014; 520/2015; 525/2015; 552/2015; 561/2015 (exceto as fichas); 573/2015; 598/2016; 619/2016; 624/2016; 643/2016; 720/2017; 723/2018; 735/2018.
São 48 Resoluções, no total.
Contudo, apenas 13 dessas Resoluções foram cobradas em concursos anteriores, nos anos de 2008 a 2018:
Resolução nº 4/1998: concurso da PRF/2008;
Resolução nº 14/1998: PRF (2008), Técnico do Ministério Público da União/Apoio Técnico e Administrativo/Segurança Institucional e Transporte/2015 Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres/Engenharia Civil – Engenharia de Produção/2013;
Resolução nº 32/1998: concurso da PRF/2008;
Resolução nº 36/2000: concurso da PRF/2008;
Resolução nº 110/2000: concurso da PRF/2008;
Resolução nº 205/2006: PRF/2008 e Técnico do Ministério Público da União/Apoio Especializado/Transportes/2010;
Resolução nº 231/2007: PRF/2008 e Soldado Bombeiro Militar (CBM DF)/Condutor e Operador de Viatura/2011 [2 vezes];
Resolução nº 258/2007: PRF/2008 e Técnico Judiciário (TRF 1ª Região)/Administrativa/Segurança e Transporte/2017;
Resolução nº 277/2008: Assistente Técnico de Trânsito (DETRAN ES)/2010 [2 vezes];
Resolução nº 292/2008: concurso da PRF/2008;
Resolução nº 453/2013: Analista Legislativo (CAM DEP)/Área XIII/Consultor Legislativo/2014;
Resolução nº 471/2013: Analista Legislativo (CAM DEP)/Área XIII/Consultor Legislativo/2014; e
Resolução nº 508/2014: Analista Legislativo (CAM DEP)/Área XIII/Consultor Legislativo/2014.
As resoluções mais importantes, levando a consideração da incidência em provas dos últimos anos, são as seguintes:
Resoluções nºs 14/1998 e 231/2007: cada uma foi cobrada em 3 questões, ou seja, em aproximadamente 15% das questões analisadas.
Resoluções nºs 205/2016, 258/2007, 277/2008: cada uma foi cobrada em 2 questões, ou seja, em aproximadamente 10% das questões analisadas.
Resoluções nºs 4/1998, 32/1998, 36/1998, 110/2000, 292/2008, 453/2013, 471/2013 e 508/2014: cada uma foi cobrada em 1 questão, ou seja, em aproximadamente 5% das questões analisadas.
Devemos considerar que algumas dessas resoluções são bastante recentes, editadas em 2017 ou 2018, por exemplo, fator que deve ser levado em conta na análise. De todo modo, é certo que a tendência da banca é cobrar os pontos realizados a aspectos como:
Itens de segurança obrigatórios;
Normas gerais de circulação e conduta;
Transporte rodoviário de passageiros;
Transporte de cargas perigosas;
Limites de peso;
Requisitos do auto de infração de trânsito;
Uso do cinto de segurança.
A revisão dessa e de outras matérias pode ser feita pelo material do Passo Estratégico, que tem como objetivo potencializar o nível de retenção do conteúdo estudado pelo aluno, mediante análise do que vem sendo mais cobrado pela banca organizadora do certame nos últimos anos. No material há dicas de estudos e também simulados inéditos abordando os principais tópicos do edital, além da resolução de questões de provas anteriores!
Para conferir as aulas demonstrativas do Passo Estratégico, clique aqui.
É isso aí, pessoal, abraços e ótimos estudos a todos!
Murilo Soares
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