AGU recorre da liminar que determinou realização do Censo
Mais um capítulo na novela do Censo do IBGE! Dessa vez, a Advocacia Geral da União (AGU) recorreu da liminar do Superior Tribunal Federal (STF) que determinou a realização do Censo ainda em 2021.
Segundo a AGU, existem dificuldades orçamentárias e que viabilizar a pesquisa financeiramente ainda depende de alteração no Orçamento com aprovação pelo Congresso.
No recurso, foram listadas uma série de critérios apontados pela área técnica como eventuais problemas para a realização do Censo este ano:
- Risco pelo fato de a população ainda não estar plenamente vacinada, levando a possíveis resistências para receber o recenseador;
- Prováveis dificuldades de ordem orçamentária e financeira em dezembro e nos primeiros meses de 2022;
- Alta probabilidade de desistências dos recenseadores durante o período de coleta.
Vale lembrar que no final de abril, o ministro Marco Aurélio Mello havia determinado que o Governo tomasse as medidas necessárias para realizar o Censo ainda este ano. A decisão atendeu um pedido feito pelo Governo do Maranhão, que afirmou que o cancelamento da pesquisa traria um imensurável prejuízo para as estatísticas do país.
O julgamento no plenário virtual da Corte sobre a decisão deve ser realizado nesta sexta-feira (7). Estamos de olho!
Qual a sua opinião? O Censo (e consequentemente, o pss para 200 mil vagas) deve ser realizado este ano ou somente em 2022?
Enquanto isso, que tal ficar informado sobre os processos seletivos do IBGE em andamento? Confira nosso artigo completo com tudo o que você precisa saber:
Mais informações: Concurso IBGE
Quer ficar atualizado DIARIAMENTE sobre as notícias do mundo dos concursos? Entre no nosso Telegram abaixo!