Olá pessoal,
Seguem os meus comentários a prova de Conhecimentos Gerais da AGU. Estou comentando a prova azul de Analista Técnico-Administrativo. A prova tem uma questão que, conforme o gabarito do examinador, cabe recurso.
Vamos aguardar o gabarito preliminar da banca.
21 – Sobre a Primavera Árabe. O gabarito é a letra “D” – Tunísia.
22 – Sobre uma disputa territorial na América Latina. O gabarito é a letra “C” – Disputa territorial diplomática entre Chile e Bolívia. O Tribunal de Haia decide que o Chile não é obrigado a negociar concessão territorial com a Bolívia.
23 – Sobre o Brexit. A afirmativa II está incorreta, diz o seguinte: O primeiro plebiscito apontou vitória esmagadora pela saída do bloco. As outras duas alternativas estão corretas. Gabarito: B) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
24 – Sobre a “rapsódia”. Gabarito: D – Macunaíma, de Mário de Andrade.
25 – Sobre a premiação do Oscar. O melhor filme foi “A forma da água”. Gabarito: C
26 – Sobre o referendo para a independência da Catalunha. O gabarito é a letra “A” – Após o resultado foi movida uma ação de inconstitucionalidade pelo governo espanhol, tendo por base a Constituição espanhola de 1978.
27 – Sobre o Papa Francisco. O gabarito é a letra “E” – Diante de tantos objetivos em seu papado, deixou para momentos menos conturbados a visita a países de baixa representatividade da Igreja Católica, como Bangladesh, por exemplo.
28 – Sobre o voto eletrônico no Brasil. O item III está incorreto – É a primeira vez que a OEA promove uma missão dessa natureza, diante do ineditismo do voto eletrônico no Brasil. Creio que o examinador vai trazer como gabarito a letra “A” – se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
Porém, o item II diz que a responsável pela missão da OEA foi a presidente da Costa Rica, Laura Chinchilla. Ocorre que Laura Chinchilla é ex-presidente da Costa Rica e não presidente. Assim, os itens II e III estão incorretos. Está correto somente o item I, mas essa alternativa não existe. A questão é passível de recurso, solicitando a sua ANULAÇÃO, pois não há alternativa correta.
Seguem links de notícias que falam da missão da OEA, informando que Laura Chinchilla é ex-presidente da Costa Rica. O presidente do país é Carlos Alvarado Quesada. Utilizem os links nos recursos.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2018-10/observadores-da-missao-da-oea-chegam-ao-brasil
Sucesso no concurso!
Leandro Signori
Como estão seus planos para esse ano de 2025? No mundo dos concursos público não…
O concurso da Secretaria de Educação de Mato Grosso teve seu edital assinado pelo governador…
Concurso DPE AM confirmado para 2025 com vagas para técnico e analista! A informação veio…
O concurso para servidores da Defensoria Pública do Amazonas (DPE AM) deve ter o edital…
Confira os Concursos GO previstos para os próximos meses! O ano de 2025 promete trazer…
Quer ficar por dentro de todos os concursos fiscais previstos para 2025? Então chegou ao…
Ver comentários
Excelente análise, prof!
Na questão da OEA, acho que o sentido é que a responsável pela missão foi Presidente da Costa Rica. A pessoa responsável pela missão um dia foi a Presidente da Costa Rica, não?
A imprensa deixou claro que ela foi ex-presidente da Costa Rica. A interpretação linguística precisa deixo para os professores mestres do idioma. Entendo que tem uma possibilidade de recurso. Vale tentar.
Sim as eleições o Brasil ocorreram em Outubro e o novo presidente jà havia sido eleito em Abril /2018.
Excelente Prof !
Professor, boa tarde.
Quero agradecer pela sua boa vontade em ajudar (sempre) nós que estamos na luta pelo tão sonhado cargo público.
O Senhor foi o único professor que apontou possibilidade de recurso em sua disciplina, sabemos que o candidato é responsável em elaborar seus recursos. Mas o Senhor não pensou duas vezes em ajudar.
Observei que na correção do gabarito extraoficial o Senhor já havia comentado que iria fazer isso e interessante que outros professores também
falaram isso (inclusive teve um que três questões que corrigiu divergiram do gabarito preliminar da banca). Se a banca vai acatar ou não o recurso
não sabemos, mas tentar é fundamental. Talvez se fosse um grande concurso como Receita, INSS ou outros desses grandes os professores que se manifestaram talvez fizessem o que havia dito na correção.
Enfim professor muito obrigado pela sua dedicação, carisma e profissionalismo em se comprometer e cumprir.
Reconhecemos um bom homem nas suas pequenas ações, e por mais que eu seja apenas mais um o meu reconhecimento e carisma
pelo Senhor só aumentou.
Obrigado
Ok Yamato. TMJ. Sucesso no concurso!
Acertei a questão apesar de não haver atentado para a condição de ex-presidente da Laura Chinchilla.