Olá pessoal,
Seguem os meus comentários a prova de Conhecimentos Gerais da AGU. Estou comentando a prova azul de Analista Técnico-Administrativo. A prova tem uma questão que, conforme o gabarito do examinador, cabe recurso.
Vamos aguardar o gabarito preliminar da banca.
21 – Sobre a Primavera Árabe. O gabarito é a letra “D” – Tunísia.
22 – Sobre uma disputa territorial na América Latina. O gabarito é a letra “C” – Disputa territorial diplomática entre Chile e Bolívia. O Tribunal de Haia decide que o Chile não é obrigado a negociar concessão territorial com a Bolívia.
23 – Sobre o Brexit. A afirmativa II está incorreta, diz o seguinte: O primeiro plebiscito apontou vitória esmagadora pela saída do bloco. As outras duas alternativas estão corretas. Gabarito: B) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
24 – Sobre a “rapsódia”. Gabarito: D – Macunaíma, de Mário de Andrade.
25 – Sobre a premiação do Oscar. O melhor filme foi “A forma da água”. Gabarito: C
26 – Sobre o referendo para a independência da Catalunha. O gabarito é a letra “A” – Após o resultado foi movida uma ação de inconstitucionalidade pelo governo espanhol, tendo por base a Constituição espanhola de 1978.
27 – Sobre o Papa Francisco. O gabarito é a letra “E” – Diante de tantos objetivos em seu papado, deixou para momentos menos conturbados a visita a países de baixa representatividade da Igreja Católica, como Bangladesh, por exemplo.
28 – Sobre o voto eletrônico no Brasil. O item III está incorreto – É a primeira vez que a OEA promove uma missão dessa natureza, diante do ineditismo do voto eletrônico no Brasil. Creio que o examinador vai trazer como gabarito a letra “A” – se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
Porém, o item II diz que a responsável pela missão da OEA foi a presidente da Costa Rica, Laura Chinchilla. Ocorre que Laura Chinchilla é ex-presidente da Costa Rica e não presidente. Assim, os itens II e III estão incorretos. Está correto somente o item I, mas essa alternativa não existe. A questão é passível de recurso, solicitando a sua ANULAÇÃO, pois não há alternativa correta.
Seguem links de notícias que falam da missão da OEA, informando que Laura Chinchilla é ex-presidente da Costa Rica. O presidente do país é Carlos Alvarado Quesada. Utilizem os links nos recursos.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2018-10/observadores-da-missao-da-oea-chegam-ao-brasil
Sucesso no concurso!
Leandro Signori
O Tribunal de Justiça do Maranhão divulgou o resultado final dos provados de nível médio…
Foi divulgado nesta quinta-feira, 21 de novembro, o resultado final dos aprovados de nível médio…
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…
Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…
Ver comentários
Excelente análise, prof!
Na questão da OEA, acho que o sentido é que a responsável pela missão foi Presidente da Costa Rica. A pessoa responsável pela missão um dia foi a Presidente da Costa Rica, não?
A imprensa deixou claro que ela foi ex-presidente da Costa Rica. A interpretação linguística precisa deixo para os professores mestres do idioma. Entendo que tem uma possibilidade de recurso. Vale tentar.
Sim as eleições o Brasil ocorreram em Outubro e o novo presidente jà havia sido eleito em Abril /2018.
Excelente Prof !
Professor, boa tarde.
Quero agradecer pela sua boa vontade em ajudar (sempre) nós que estamos na luta pelo tão sonhado cargo público.
O Senhor foi o único professor que apontou possibilidade de recurso em sua disciplina, sabemos que o candidato é responsável em elaborar seus recursos. Mas o Senhor não pensou duas vezes em ajudar.
Observei que na correção do gabarito extraoficial o Senhor já havia comentado que iria fazer isso e interessante que outros professores também
falaram isso (inclusive teve um que três questões que corrigiu divergiram do gabarito preliminar da banca). Se a banca vai acatar ou não o recurso
não sabemos, mas tentar é fundamental. Talvez se fosse um grande concurso como Receita, INSS ou outros desses grandes os professores que se manifestaram talvez fizessem o que havia dito na correção.
Enfim professor muito obrigado pela sua dedicação, carisma e profissionalismo em se comprometer e cumprir.
Reconhecemos um bom homem nas suas pequenas ações, e por mais que eu seja apenas mais um o meu reconhecimento e carisma
pelo Senhor só aumentou.
Obrigado
Ok Yamato. TMJ. Sucesso no concurso!
Acertei a questão apesar de não haver atentado para a condição de ex-presidente da Laura Chinchilla.