Agepen-GO: RECURSO de Ética no Serviço Público
Olá pessoal! Vamos corrigir agora as questões de Ética no Serviço Público que foram aplicadas no concurso para Agepen-GO na prova do dia 24/11/2019.
Esta questão é retirada das regras deontológicas do Decreto n. 1.171/1994, especialmente aquela que trata da natureza das decisões tomadas pelo servidor público.
II – O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.
Podemos dizer, portanto, que entre os valores que devem ser levados em consideração pelo servidor no processo de tomada de decisão, a honestidade deve ser considerado o mais importante.
GABARITO: B
Mais uma vez aqui a banca faz menção ao Decreto n. 1.171/1994, mas termina elaborando uma questão bem fácil, em que se pergunta o que é permitido ao servidor.
Algumas alternativas são bem bizzaras, não é? Sabotar, vazar informações, conferir acesso a processos sigilosos, omitir ou falsear a verdade. Não faria nenhum sentido dizer que o servidor pode adotar essas atitudes.
GABARITO: E
Aqui temos uma questão problemática. Me parece que a intenção foi buscar normas específicas aplicáveis à carreira, mas a banca certamente extrapolou o que foi requerido pelo edital. No conteúdo de Ética não tínhamos nenhuma norma específica acerca da comunicação entre os agentes prisionais e os presos ou internos.
Pela lógica acredito que a resposta seja a alternativa C, mas a questão merece recurso pela anulação.
Você deve elaborar o recurso com suas próprias palavras, requerendo a anulação da questão porque está cobrando conteúdo fora do edital, já que não havia nenhuma previsão do abordagem de normas acerca da comunicação entre os agentes prisionais e os presos.
Ficou com alguma dúvida? Pode comentar aqui embaixo, ou me mande lá no instagram.
Grande abraço!