AFRFB 2014 – Raciocínio Lógico
Prezados alunos,
Atendendo a diversos pedidos, disponibilizo no link abaixo uma rápida resolução das questões de Raciocínio Lógico da prova de Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil. Como você verá, no meu entendimento os gabaritos preliminares estão corretos, e não vislumbro possibilidade de anulação de nenhuma questão.
A verdade é que a ESAF inovou, cobrando alguns tópicos que não costumava exigir. Como o edital era extremamente amplo, fica difícil argumentar que alguma das questões cobradas excedeu o escopo previsto. De qualquer forma, acredito que com o conteúdo do nosso curso seria relativamente fácil superar a nota mínima por disciplina (40%) – o que é extremamente importante nas provas da Receita Federal – e mesmo obter uma nota interessante, acertando de 6 a 8 questões, o que é bem razoável para uma prova com este nível de dificuldade.
Alguns alunos me perguntaram se a questão da reta e da circunferência poderia ser anulada, uma vez que se trata de Geometria Analítica e o edital cobrou apenas Geometria Básica. Ocorre que não há uma definição única sobre o que seria Geometria Básica, e a ESAF sempre pode argumentar que a “Geometria Básica” inclui a geometria plana, geometria espacial e geometria analítica. A propósito, respeitáveis autores de materiais para ensino médio, como o Gelson Iezzi, dividem a geometria exatamente assim: plana, espacial e analítica (vejam sua série “Fundamentos da Matemática Elementar”). Ou seja, a Geometria Analítica também é vista no ensino médio, podendo ser considerada como integrante da “Geometria Básica”…
Caso você acredite que cabe recurso em alguma questão que eu não apontei, sinta-se à vontade para me procurar através do email [email protected].
Saudações,
Prof. Arthur Lima