Administração para Supervisor de Coleta e Qualidade – IBGE.
Olá, pessoal! Tudo bem? Traremos aqui um resumo de Administração para Supervisor de Coleta e Qualidade! Trataremos dos principais tópicos para este cargo do concurso do IBGE.
O cargo de Supervisor de Coleta e Qualidade exige nível médio completo, oferecendo, ao todo, 552 vagas, distribuídas por vários estados do país. A remuneração oferecida é de R$ 3.100,00, mais benefícios. Para mais detalhes, acesse o edital de Supervisor de Coleta e Qualidade.
Não deixe de acessar, também, a página do concurso IBGE aqui no Estratégia Concursos.
Importante ressaltar que já fizemos resumos para alguns dos outros cargos do concurso do IBGE. Sugerimos a leitura de tais artigos, pelo fato de que o conteúdo programático de Noções de Administração e Situações Gerenciais é o mesmo, inclusive com a mesma banca, com exceção do cargo de Supervisor de Pesquisas, que tem como banca a IBFC. Confira abaixo o conteúdo programático:
NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO E SITUAÇÕES GERENCIAIS: 1 Aspectos gerais da administração. Organizações como sistemas abertos. 2 Funções administrativas. Planejamento, organização, direção e controle. 3 Motivação, comunicação e liderança. 4 Processo decisório e resolução de problemas. 5 Noções básicas de gerência e gestão de organizações e de pessoas. 6 Eficiência e funcionamento de grupos. O indivíduo na organização: papéis e interações. Trabalho em equipe. Equipes de trabalho. 7 Responsabilidade, coordenação, autoridade, poder e delegação. 8 Avaliação de desempenho. 9 Compromisso com a qualidade nos serviços prestados.
Sigamos com o nosso estudo de Administração para Supervisor de Coleta e Qualidade.
Gestão de competências
Seguindo com o resumo de Administração para Supervisor de Coleta e Qualidade, falaremos de gestão de competências. A ideia de gestão de competências surge no momento em que ocorre a chegada dos modelos orgânicos de estrutura organizacional, os quais demandam uma capacidade de resposta e adaptação instantâneas por parte das organizações.
Nesse contexto, o conceito de “competência” engloba os conceitos de conhecimentos, habilidades e atitudes (guarde pelo mnemônico CHA).
Detalharemos os conceitos abaixo:
- Conhecimentos – são as técnicas, informações, base teórica e metodológica que a pessoa possui para exercer o cargo. É o “saber“.
- Habilidades – são as formas de desempenhar tarefas na prática, colocar a teoria em prática, o “saber fazer“.
- Atitudes – são as formas pelas quais a pessoa lida com os desafios e demandas do trabalho, sua perspectiva psicológica em realizar o trabalho, o grau de proatividade com que executa as tarefas. É o “querer fazer“. Importantíssimo, porquanto não adianta o colaborador ter alto conhecimento, grande habilidade, mas não ter as atitudes necessárias para colocar tudo em prática.
Vejamos uma questão da banca sobre o tema.
Cebraspe – MPU (2018)
“Julgue o item seguinte, relativo à estão de pessoas.
Os conhecimentos e as habilidades dos empregados são elementos essenciais para evidenciar competências, ao passo que as atitudes são fundamentais para materializar os resultados.”
Questão correta. Os conhecimentos e habilidades deixam claro quais são as competências que efetivamente o colaborador possui. Dito de outra forma, mostram aquilo que ele sabe e o que ele sabe fazer.
No caso das atitudes, estas evidenciam os resultados alcançados. Isso porque, conforme já dito, é necessário haver a competência em questão, que traduz a proatividade por parte do colaborador em executar suas tarefas, gerando, assim, os resultando esperados.
Administração para Supervisor de Coleta e Qualidade – Comunicação
Comunicação organizacional é um assunto importantíssimo para as organizações, pelo fato de que uma comunicação eficiente e eficaz impacta diversos outros fatores na organização. Com uma comunicação correta, é possível otimizar, por exemplo, a utilização dos recursos da organização.
Imagine que em determinado momento um grupo realizou um trabalho, mas este trabalho ficou em desacordo com o que fora estabelecido pelos superiores, pelo fato de que o grupo em questão não compreendeu as orientações e diretrizes sobre o trabalho a ser realizado. Assim, foram gastos recursos desnecessariamente, o que poderia ter sido evitado mediante uma comunicação correta.
Este exemplo ilustra que a comunicação é uma interação entre duas ou mais partes. Portanto, deve o emissor adotar os meios necessários para que a mensagem seja compreendida pelo destinatário.
Vejamos, a seguir, uma questão da banca sobre o tema.
Cebraspe – EBSERH (2018)
“Julgue o item subsequente, relativo à motivação e liderança, e ao controle.
No âmbito das organizações, a comunicação é afetada por ruídos que podem alterar ou deturpar a mensagem transmitida de forma imprevisível e são passíveis de redução por meio da redundância.”
Questão correta. À primeira vista, a questão pode parecer estranha, pela utilização da palavra “redundância”. Porém, para a comunicação, a redundância é exatamente uma forma de se buscar a redução de ruídos. Nesse sentido, a redundância é utilizada como um “reforço” para a mensagem original, com o intuito de esclarecê-la e reduzir possíveis pontos de dúvidas que tenham permanecido na mensagem.
Para mais detalhes, acesse o nosso Guia Definitivo de Comunicação organizacional para concursos.
Sigamos com o resumo de Administração para Supervisor de Coleta e Qualidade.
Administração para Supervisor de Coleta e Qualidade – Avaliação de desempenho
A avaliação de desempenho, com o nome sugere, é um instrumento que possibilita mensurar o desempenho funcionário, sempre tendo como referência as metas e resultados a serem alcançados.
A avaliação de desempenho é uma excelente ferramenta gerencial, porquanto viabiliza a tomada de decisões pelos gestores. Assim, com a correta utilização das avaliações de desempenho, espera-se que haja uma melhora na gestão de pessoas na empresa, subsidiando as políticas nesta área da empresa. Dê especial atenção a este tópico de Administração para Supervisor de Coleta e Qualidade.
Vejamos um exemplo de cobrança do tema pela banca.
Cebraspe – STF (2013)
“Julgue os itens a seguir, relativos a noções de administração geral e pública.
Um gerente que avalia o desempenho de seus subordinados com base no modelo de avaliação 360 graus também deverá ser avaliado pelos seus subordinados e pares.”
Questão correta. A avaliação 360º consiste em uma avaliação feita por todos aqueles com quem o empregado tem contato em seu desempenho laboral, tais como chefe, subordinados, clientes, colegas e, ainda, por si próprio, mediante autoavaliação. Aproveitando o tema da questão, falaremos, a seguir, sobre outros métodos de avaliação de desempenho.
O método das escolhas forçadas utiliza frases que descrevem aspectos de possíveis comportamentos dos funcionários na organização.
Seguindo, o método das escalas gráficas consiste em criar um quadro com linhas e colunas, com os aspectos a serem avaliados nas linhas e as notas nas colunas. Já as listas de verificação são pequenos checklists que os gerentes utilizam contendo alguns fatores e o campo ao lado para uma avaliação quantitativa daquele aspecto. É uma simplificação do método de escalas gráficas.
Por fim, o método de incidentes críticos é um método em que são colocados dois blocos lado a lado, um de aspectos extremamente positivos, e outro de aspectos extremamente negativos.
Trabalho em equipe
Trata-se de tópico importantíssimo para as provas da Cebraspe, e que deve receber especial atenção nos estudos de Administração para Supervisor de Coleta e Qualidade. O trabalho em equipe pode ser considerado, de certa maneira, como uma evolução do trabalho em grupo.
Nos grupos, há uma certa marca de individualismo, com cada integrante preocupando-se em alcançar suas metas e resultados individuais. Já nas equipes, as metas e resultados são da equipe como um todo, o que favorece uma sinergia de esforços.
Na sequência, veremos um exemplo de cobrança deste assunto pela banca.
Cebraspe – TRF 1ª Região (2017)
“A respeito do trabalho em equipe, julgue o item subsequente.
Em uma equipe, o alcance de resultados é medido pela soma do alcance das metas individuais de seus membros.”
A afirmativa está errada. Conforme visto, a característica descrita é dos grupos. As equipes possuem metas e resultados coletivos. Portanto, não é possível afirmar que o alcance das metas individuais dos seus membros dará o resultado da equipe. Pelo contrário, os resultados são da equipe como um todo.
É válido trazer o que Chiavenato afirma ser o objetivo do trabalho em equipe: “obter a participação das pessoas e buscar respostas rápidas às mudanças no ambiente de negócios e que permitam atender às crescentes demandas dos clientes.”
Conclusão
Chegamos ao fim do nosso resumo de Administração para Supervisor de Coleta e Qualidade. Utilize este resumo em conjunto com o material teórico e a resolução de muitas questões da banca Cebraspe sobre os temas, a fim de reforçar o conteúdo estudado.
Abraços e bons estudos!
Paulo Alvarenga
https://www.instagram.com/profpauloalvarenga/
Referências:
Chiavenato, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações / Idalberto Chiavenato – 7. ed. rev. e atual. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2003
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