Artigo

Análise de Administração para a Receita Federal – Auditor Fiscal – parte 2

Fala, estrategista! Tudo bem? Neste artigo, daremos continuidade à nossa análise de Administração para a Receita Federal! Com as recentes movimentações no pedido do certame, crescem as expectativas para a sua aprovação e consequente realização do concurso!

Sobre o último pedido de concurso para a Receita Federal, foram solicitadas vagas para Auditor Fiscal da Receita Federal e Analista Tributário da Receita Federal. Os últimos concursos para estes cargos foram realizados pela ESAF, tendo sido cobrado o mesmo conteúdo programático de Administração Geral em ambos. Assim, a presente análise também pode ser utilizada para o cargo de Analista Tributário da Receita Federal.

Para uma análise geral sobre o concurso para Auditor e para Analista da Receita Federal, com informações sobre os cargos, remunerações, atribuições, carreira, bem como sobre o atual pedido de concurso para a Receita Federal, não deixe de acessar a página do concurso aqui no Estratégia Concursos, sempre atualizada com as últimas informações sobre o certame.

Nossa análise de Administração para a Receita Federal será feita com base no último edital de Auditor Fiscal. Nesse sentido, traremos questões que foram cobradas na última prova, buscando identificar os pontos que possuem mais chances de serem novamente cobrados na prova.

O conteúdo programático de Administração Geral do último edital não fugiu à regra do que geralmente temos em concursos do mesmo nível. Foram cobrados temas como planejamento estratégico, gerenciamento de processos, processo decisório e tópicos de gestão de pessoas.

Nossa sugestão é tomar o edital anterior como base, acrescentado, caso haja tempo, os assuntos teorias administrativas, gestão de projetos e funções administrativas.

Nos próximos tópicos, faremos a análise de Administração para a Receita Federal, atacando os assuntos mais importantes para a sua prova, continuando o que iniciamos no primeiro artigo desta análise.

Gestão de Processos

Iniciando esta análise de Administração para a Receita Federal, o assunto deste tópico será Gestão de Processos, tema importantíssimo para provas da área Fiscal.

Sugerimos, de início, a leitura do nosso resumo de Gestão de Processos para concursos, em que há um aprofundamento maior sobre o tema.

Para fazermos um apanhado sobre o assunto, comentaremos a questão abaixo:

“Um processo é um conjunto de atividades encadeadas, que devem ser realizadas por pessoas e não por máquinas.”

Afirmativa errada. De fato, um processo é um conjunto de atividades sequenciais, comumente um trabalho recorrente e repetitivo. Porém, o que torna a questão errada é que um processo pode sim ser executado tanto por pessoas quanto por máquinas.

O que caracteriza um processo não é o fato de ser executado por pessoas ou máquinas, mas a presença dos seguintes eventos:

  • Entrada – é a demanda que dá início ao processo.
  • Processamento – conjunto de atividades de conversão de entradas em saídas.
  • Saída – resultado ou consequência do processamento.

Avançando, é importante conhecer, também, o conceito de hierarquia de processos, que pode ser definido como uma divisão de acordo com o nível de detalhamento, sendo descrito do menor nível de detalhamento para o maior nível conforme abaixo:

  • Macroprocessos: são os que impactam mais diretamente no funcionamento da organização, quase sempre envolvendo mais de uma função organizacional, agrupando vários processos diferentes;
  • Processos: é um trabalho recorrente estruturado mediante um fluxo, com uma sequência lógica e bem definida de passos, engloba vários subprocessos;
  • Subprocessos: uma subdivisão do processo, possuindo uma lógica integrada e mais individualizada dentro do processo, o que justifica essa subdivisão;
  • Atividades: conjunto de operações ou tarefas sequenciais ou simultâneas que ocorrem dentro de um processo ou subprocesso.
  • Tarefas/operações: são os níveis mais detalhados de atividades, os menores elementos de um processo.

Gestão do Conhecimento

Avançando com a presente análise de Administração para a Receita Federal, chegou a vez de tratarmos de Gestão do Conhecimento.

Sobre este tema, é importante conhecer os conceitos de aprendizagem organizacional, capital intelectual, tipos de conhecimento e conversão de conhecimento (este último, campeão de cobrança). Para isso, sugerimos a leitura do nosso artigo de Gestão do Conhecimento para concursos.

Na presente análise, falaremos sobre os tipos de conhecimento e a conversão do conhecimento. Veja a questão abaixo:

“Na criação do conhecimento, o conhecimento tácito é pessoal, difícil de formalizar e comunicar. Já o conhecimento explícito refere-se ao que pode ser transmitido na linguagem formal.”

Afirmativa correta. Conhecimento tácito pode ser definido como um conhecimento subjetivo, de difícil transmissão. Já o conhecimento explícito é conceituado como um conhecimento mais facilmente transmissível, mediante sistematização e linguagem formal.

Estes conceitos dão origem à espiral do conhecimento, de Nonaka e Takeuchi. Também conhecida pelo conceito de conversão do conhecimento, consiste em trabalhar as formas de interação entre os conhecimentos explícito e tácito, conforme abaixo:

  • socialização – conversão do conhecimento tácito para tácito;
  • combinação – conversão do conhecimento explícito para explícito;
  • externalização – conversão do conhecimento tácito para explícito;
  • internalização – conversão do conhecimento explícito para tácito.

Para reforçar:

Análise de Administração para a Receita Federal - Formas de conversão do conhecimento.
Formas de conversão do conhecimento (Alvarenga, 2021)

Busque memorizar as formas de conversão do conhecimento, pois é o tema mais recorrente dentro da cobrança de Gestão do Conhecimento.

Controle

Avançando com a nossa análise de Administração para a Receita Federal, chegou o momento de falarmos sobre a função de Controle.

O Controle é uma das funções administrativas, juntamente com o Planejamento, a Organização e a Direção. No último edital, além do controle, foram cobradas as funções de planejamento e direção (na parte de gestão de pessoas), ambas abordadas no nosso artigo anterior.

Sobre a função de Organização, recomendamos que também seja estudada, principalmente as partes de estrutura e departamentalização, que costumam ser alvo de cobranças recorrentes.

Para um resumo mais completo sobre todas as funções, sugerimos a leitura do nosso artigo sobre Funções Administrativas para concursos.

Acerca da função de Controle, cabe relembrar que é a última função do processo administrativo, em que são definidos os padrões de desempenho esperados, é feito o monitoramento do desempenho atual da organização, comparando-o com o desempenho esperado. Por fim, são adotadas medidas corretivas, para que se alcancem os resultados e objetivos estabelecidos.

Veja como o assunto foi abordado na última prova:

“O controle, assim como o planejamento, existe nos três níveis organizacionais: o estratégico, o intermediário e o operacional.”

Questão correta. Assim como o planejamento, as outras funções administrativas também são realizadas ao longo dos três níveis organizacionais. Com o controle não é diferente. Ele está presente nos níveis estratégico, tático e operacional.

Gestão de pessoas – Avaliação de desempenho

E o último assunto abordado em nossa análise de Administração para a Receita Federal será Avaliação de Desempenho.

Um dos assuntos mais cobrados em Gestão de Pessoas, a avaliação de desempenho é conhecida como um processo de aferir e avaliar as entregas do funcionário em comparação com aquilo que dele se espera.

Veja a questão a seguir:

“A avaliação do desempenho do pessoal é um tipo de controle organizacional e pode incluir informações sobre índices como produção por empregado.”

Afirmativa correta! Vai ao encontro daquilo que explicamos acima. Além disso, de fato, a avaliação de desempenho pode ser considerada um tipo de controle organizacional, pois serve para controlar o desempenho esperado do empregado.

Avançando, é importante conhecermos os métodos mais cobrados de avaliação de desempenho. O método das escolhas forçadas utiliza frases que buscam descrever alguns possíveis aspectos comportamentais do colaborador. O avaliador deverá escolher as frases que descrevam de forma mais aproximada o comportamento do avaliado.

Já o método de incidentes críticos consiste em se colocar aspectos extremamente positivos e aspectos extremamente negativos em dois blocos lado a lado. O avaliador deverá escolher, em cada bloco, o aspecto que mais se encaixe ao avaliado.

Seguindo, o método de pesquisa de campo consiste em utilizar a ideia de linha-staff para realizar um trabalho em conjunto entre as equipes especialistas em avaliação (staff) e as chefias imediatas (linhas) dos subordinados.

Existe, também, a avaliação 360º, que consiste em uma avaliação feita por todos aqueles com quem o empregado tem contato em seu desempenho laboral, tais como chefe, subordinados, clientes, colegas e por si mesmo, mediante autoavaliação.

Por fim, as listas de verificação são checklists que contêm alguns fatores a serem avaliados e uma escala numérica para que os gerentes realizem uma avaliação quantitativa de cada fator.

Conclusão

Como é sabido, concursos da área fiscal sempre apresentam alta complexidade e variedade de disciplinas. Então, o momento ideal para início dos estudos é exatamente AGORA, quando o concurso ainda está sendo “gestado”.

Sabemos, também, que, usualmente, muitos concurseiros começam seus estudos para a Receita Federal, migrando, depois, para fiscos estaduais e municipais. Portanto, caso ainda não tenha iniciado os estudos, faça-o o quanto antes! Caso já esteja “na estrada” há algum tempo, mantenha os estudos, pois, além da Receita, estamos tendo boas oportunidades na área (SEFAZ-CE e SEFAZ-ES são exemplos recentes).

Nunca é demais lembrar que a presente análise de Administração para a Receita Federal deve ser utilizada em complemento ao material teórico em PDF e à resolução de muitas questões sobre os assuntos apresentados.

Abraços e bons estudos!

Paulo Alvarenga

https://www.instagram.com/profpauloalvarenga/

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