Artigo

Administração – Questão comentada nr 3 – ESAF

Olá pessoal,

Trago para vocês hoje mais uma questão comentada da ESAF:

(ESAF – CGU – AFC – 2008) Considerando a diferenciação conceitual para fins didáticos dos modelos patrimonialista, burocrático e gerencial da administração pública no Brasil, selecione a opção que conceitua corretamente o modelo burocrático de gestão.
a) Estado centralizador, onipotente, intervencionista e espoliado por uma elite que enriquece e garante privilégios por meio de exclusão da maior parte da sociedade.
b) Estado centralizador, profissional e impessoal que busca a incorporação de atores sociais emergentes e estabelece normas e regras de funcionamento.
c) Estado desconcentrado que privilegia a delegação de competências para os municípios e foca o controle social de suas ações.
d) Estado coordenador de políticas públicas nas três esferas da federação, visando à desburocratização dos processos governamentais.
e) Estado descentralizado que tem como foco de suas ações o contribuinte, que é visto como cliente dos serviços públicos.

O modelo burocrático se caracteriza pelo tripé: formalismo, profissionalização e impessoalidade. A alternativa que melhor descreve o modelo burocrático é a letra B. A letra A está errada, pois cita defeitos do modelo na prática e não seu modelo ideal.
A letra C está errada, pois o modelo não tem a descentralização (ou desconcentração) como um de seus princípios. Tampouco o controle social está previsto no modelo.
Na letra D, não faz sentido citar a desburocratização como um dos princípios da burocracia, não é mesmo? A letra E também está errada, pois a preocupação com um atendimento de qualidade ao cliente não é uma de suas características. Assim, o gabarito é mesmo a letra B.

Aproveito a oportunidade para convidar vocês a ler as aulas demonstrativas dos cursos que tenho abertos no Estratégia:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/concurso/

Força nos estudos!

Abraços,
Rodrigo Rennó
[email protected]
[email protected]

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.