Administração – PSS 2 IBGE 2017
Oi!
Aqui vai a correção do segundo PSS 2017 do IBGE para ACM e ACS (tipo 1).
Em resumo, a FGV errou gigantescamente com essa prova!
Cobrou um monte de assunto não pertinente ao Edital, totalmente fora do escopo mesmo!
Vergonha alheia dos examinadores responsáveis por esse concurso! Nunca vi uma prova tão fora do Edital, em mais de 10 anos de ensino para concursos!
Como foram várias questões, duvido fortemente que a banca anule tudo. Vai insistir em dizer que poderia cobrar o que bem entendesse com base nos tópicos do Edital. Uma vergonha, irresponsabilidade e imensa falta de razoabilidade.
Vejamos cada questão:
21) Apesar do gabarito fazer sentido, já que o diagrama de Pareto realmente serve para priorizar ações de melhoria, ferramentas de qualidade ou de gestão de processos não poderiam ser cobradas, pois não houve previsão no Edital, motivo pelo qual é justo que se peça anulação da questão. É um grave erro da banca querer incluir absolutamente qualquer assunto em tópicos como “noções básicas de gerência e gestão de organizações e de pessoas” ou mesmo “compromisso com a qualidade”, pois assim não precisaria incluir mais nenhum tópico e cobrar absolutamente o que quiser.
22) Apesar do gabarito fazer sentido, já que o diagrama de espinha de peixe realmente serve para mostrar as relações de causa-efeito, ferramentas de qualidade ou de gestão de processos não poderiam ser cobradas, pois não houve previsão no Edital, motivo pelo qual é justo que se peça anulação da questão. É um grave erro da banca querer incluir absolutamente qualquer assunto em tópicos como “noções básicas de gerência e gestão de organizações e de pessoas” ou mesmo “compromisso com a qualidade”, pois assim não precisaria incluir mais nenhum tópico e cobrar absolutamente o que quiser.
23) Trata-se da decisão diretiva – termo que é comumente associado na administração ao oferecimento de ordens pela autoridade, que não consulta os subordinados.
24) A questão cobra conhecimento sobre a técnica de análise de vantagens e desvantagens (também conhecida como “prós e contras”) que é a técnica que apresenta as vantagens e desvantagens de cada alternativa.
25) A rede de comunicação do tipo todos os canais é mais eficaz na transmissão da comunicação, que se dá diretamente entre todos os membros da organização. Assim, é possível dizer que ela evita “telefone sem fio”, melhorando a precisão da comunicação e gerando maior satisfação dos membros da equipe.
Como haveria duas possibilidades de resposta, sugiro a proposição de recurso para a anulação da questão.
26) Questão super interpretativa sobre tipos de controle. A banca pediu que você localizasse um tipo de controle que possa ser feito AO MESMO TEMPO em que a tarefa é executada. A única opção viável é a supervisão direta, como escolhido pela banca.
27) O fenômeno apresentado é a folga social, na qual alguns indivíduos não se dedicam tanto quanto iriam se dedicar caso o trabalho fosse individual, aproveitando-se do incentivo para os resultados em grupo e do esforço gerado por alguns membros para gerar resultados coletivos.
28) Apesar do gabarito fazer sentido, já que as habilidades mais requeridas no nível operacional são as técnicas, não é razoável que a banca cobre esse conteúdo sem que tenha mencionado “gestão por competências”, “gestão do conhecimento”, ou mesmo “estrutura organizacional”. Recomendo que peçam anulação da questão.
29) A necessidade de estabilidade é típica das necessidades de segurança de Maslow.
30) A banca não cobrou “estrutura organizacional” , por isso não faz o menor sentido cobrar o conteúdo dessa questão! Recomendo que solicitem anulação!
31) A banca não cobrou indicadores de desempenho ou medição de desempenho organizacional, por isso não faz sentido cobrar esse conteúdo como aprofundamento do tema “controle”. Se assim fosse, apenas o processo administrativo ensejaria a cobrança de praticamente tudo da administração, o que seria extremamente problemático! Faltou razoabilidade na FGV nesse prova! Solicite anulação da questão!
32) A banca não cobrou “estrutura organizacional” , por isso não faz o menor sentido cobrar o conteúdo dessa questão! Recomendo que solicitem anulação!
33) A banca não poderia cobrar estratégia organizacional ou estratégias de rede, pois os tópicos não foram mencionados no Edital! Absurdo!
34) Os objetivos precisam ser específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes, e temporais. A única alternativa correta é a letra A.
35) Trata-se da Teoria da Expectância (ou da expectativa) de Victor Vroom, que fala da instrumentalidade, expectância e valência, as três relações apresentadas pela questão.
36) A banca não cobrou “estrutura organizacional”, por isso não poderia cobrar descentralização! Solicite anulação!
37) Um absurdo a banca cobrar tipos de remuneração sem que tenha sequer mencionado o assunto no Edital! Um assunto tão detalhado ser cobrado como parte de “noções básicas de gerência e gestão de organizações e de pessoas”. Solicitem anulação!
38) A escala gráfica é um método de avaliação de desempenho de simples elaboração e aplicação, mas é bastante superficial e permeado por subjetividade do avaliador. Assim, a alternativa C realmente está correta.
39) Os estilos apontados pela questão são: a) clube de campo; b) gestão de equipes (o melhor); c) gestão empobrecida; d) autoridade-submissão; e)gestão meio do caminho. Sabendo disso, você já sabe que a única resposta é a letra D.
40) A questão envolvia uma aplicação prática de decisão: você tinha que buscar o maior valor esperado em cada decisão. A banca forçou a barra ao cobrar raciocínio lógico-matemático, mas é impossível pedir anulação por falta de previsão no Edital, já que foi pedido o “processo decisório”.
Se a probabilidade de ter petróleo é de ¼, então era preciso multiplicar o valor final por 25%, ou seja.: ¼ * 2.800.000 = 700.000. Assim, o valor real do petróleo seria 700 mil reais.
Como foi oferecido 800.000 reais na terra (com 100% de certeza), temos que a opção é 100% * 800.000 = 800 mil.
Assim, essa última seria a melhor opção.
Abraço!