Oi!
A prova foi de nível muito difícil (provavelmente a prova mais difícil do Cespe que já vi), com questões cobrando vários detalhes teóricos aprofundados, de fontes das mais diversas naturezas (inclusive aspectos meramente práticos!) e de maneira bastante interpretativa e escorregadia.
É uma prova totalmente fora da curva, que não deve sequer se tornar referência para estudos futuros, sob pena de frustração do candidato por achar que tem que ter doutorados em absolutamente todos os subtópicos da matéria.
Acredito que a diferenciação entre os candidatos preparados e os despreparados vai ser marginal na matéria – dado que todo mundo deve ter se dado mal na prova.
É isso mesmo… No que depender da matéria “administração”, imagino que as notas serão baixas. Como vimos muito do que foi cobrado, imagino que meus alunos se destaquem no concurso, mesmo com um nível de erros mais alto do que em outras provas.
Preciso reforçar ainda que, numa discussão acadêmica entre professores de administração, quase todas as questões seriam passíveis de recurso. Como se trata de um concurso, tentei concentrar naqueles com mais chances de provimento (e olha que alguns nem tem tanta chance asssim…):
51) É possível entender a letra D como alternativa correta, pois o estabelecimento de métodos de trabalho e incentivos (salariais) para o desempenho das tarefas é típico da administração científica – de Taylor. Como a administração científica é considerada parte da Abordagem Clássica segundo Idalberto Chiavenato, a alternativa D pode ser considerada correta.Assim, a questão 51 possui duas alternativas corretas, motivo pelo qual deve ser anulada.
Referência: CHIAVENTO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro, Elsevier, 2011.
53) É possível recorrer pela anulação da questão, já que é totalmente plausível que se considere que o planejamento é focado na qualidade e na eficiência, entre outras coisas. Não consegui localizar nenhum autor que diga exatamente isso, mas a afirmativa é plausível e correta, não há dúvidas quanto a isso. O mais provável, entretanto, é que a banca tenha encontrado algum autor que mencione que essa ênfase seria em outra função administrativa (mesmo que isso não tenha sentido do ponto de vista mais restrito). Se tiver sido o caso, dificilmente haverá anulação.
63) É possível recorrer solicitando anulação da questão, já que a letra A pode ser considerada correta com base em interpretação do conteúdo. A alternativa em questão fala que as ações formais de aprendizagem podem ser utilizadas para diferentes fins, o que realmente pode acontecer, sem objeção. Infelizmente, parece mais um caso de frase solta que a banca deve ter encontrado em algum livro específico, e que fazia sentido em um contexto específico.
Outra possibilidade de recurso (em linha totalmente oposta) é afirmar que a letra B está errada e a questão não possui nenhuma resposta correta. Se você for por essa linha, afirme que a letra B só estaria completa se mencionasse também os níveis de “resultado” e “retorno sobre o investimento” feito pela organização, que são fundamentais para uma capacitação que gere retorno estratégico para a organização, considerando os 5 níveis do Modelo de Kirkpatrik.
Acho essa última possibilidade de recurso mais provável de ser acatada.
Referência: CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
Abraço e boa sorte!
Prof. Carlos Xavier
www.youtube.com/profcarlosxavier
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre a constitucionalidade das emendas de redação e…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…
Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…
Ver comentários
Professor,
Você viu também as questões discursivas? Na questão 1, o Cespe pede para falar sobre os canais de comunicação, tanto formais como informais, e pede para que o candidato descreva os tipos de comunicação formal. No padrão de respostas desse questão divulgado pelo Cespe, são citados como tipos de comunicação formal os fluxos de comunicação: ascendente, descendente e lateral.
Na sua aula, você fala nas redes formais do tipo em cadeia, em roda. circular e todos o canais. Você acha que esses tipos de redes formais também poderiam ser considerados corretos como uma resposta para a questão?
Grato pela atenção.
Professor estou com dificuldades em achar material para o curso de Administrador da UFRN - banca COMPERVE. Seria possível você criar um curso voltado para esse cargo?
Realmente foi fora da curva... altíssimo nível.. Achei até que estava na prova errada..rs