Administração Geral para SEFAZ-CE (parte 1 – cargos 1 e 2)
Olá, pessoal! Tudo bem? Eis que, no dia 21/05, tivemos a publicação do edital da SEFAZ-CE, um dos melhores e mais aguardados concursos do ano! Neste artigo, traremos a primeira parte do nosso resumo de Administração Geral para SEFAZ-CE. Faremos uma série de análises dos conhecimentos específicos voltados à parte de administração.
Confira a página do concurso aqui no Estratégia Concursos/, onde estão registradas as principais informações sobre todos os cargos.
Confira, também, a análise do edital feita pelo Estratégia Concursos:
Não deixe de acessar, por fim, o edital do concurso.
Sobre a disciplina de Administração Geral, buscamos identificar os tópicos com mais chances de serem cobrados, analisando o histórico da CEBRASPE. No conteúdo programático, pode-se identificar diferentes tópicos. Focaremos, nesta parte e na segunda parte deste resumo de Administração Geral para SEFAZ-CE, no seguinte conteúdo, sempre trabalhando as partes mais importantes:
ADMINISTRAÇÃO GERAL: 1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 2 Processo administrativo. 2.1 Funções de administração. 2.1.1 Planejamento, organização, direção e controle. 2.2 Processo de planejamento. 2.2.1 Planejamento estratégico. 2.2.1.1 Visão, missão e análise SWOT, matriz GUT e ferramenta 5W2H. 2.2.2 Análise competitiva e estratégias genéricas. 2.2.3 Redes e alianças. 2.2.4 Planejamento tático. 2.2.5 Planejamento operacional. 2.2.6 Administração por objetivos. 2.2.7 Balanced scorecard. 2.2.8 Processo decisório. 2.3 Organização. 2.3.1 Estrutura organizacional. 2.3.2 Tipos de departamentalização. 2.3.2.1 Características, vantagens e desvantagens de cada tipo. 2.3.3 Organização informal. 2.3.4 Cultura organizacional. 2.4 Direção. 2.4.1 Motivação e liderança. 2.4.2 Comunicação. 2.4.3 Descentralização e delegação. 2.5 Controle. 2.5.1 Características. 2.5.2 Tipos, vantagens e desvantagens. 2.5.3 Sistema de medição de desempenho organizacional.
Posteriormente, em outros artigos, trabalharemos gestão de pessoas, da qualidade, de projetos e de processos.
Entraremos, agora, na análise dos tópicos mais importantes para a prova.
Evolução da administração
Neste primeiro tópico do nosso resumo de Administração Geral para SEFAZ-CE, abordaremos a evolução da Administração. Tópico basilar em qualquer concurso que cobre a disciplina e fundamento para a sua compreensão, merece especial atenção por parte do candidato.
De início, sugerimos a leitura do nosso Guia Definitivo de Teorias Administrativas, onde há um resumo mais completo sobre o tema.
A Cebraspe tem predileção pelas abordagens clássica e contingencial. No entanto, devido à recente cobrança da teoria estruturalista, buscamos trazer a questão abaixo para exemplificar a cobrança da banca:
CODEVASF (2021)
“Flexibilidade organizacional e capacidade de ajustamento da organização ao ambiente são pressupostos da teoria estruturalista.”
Gabarito errado. A afirmativa traz características da teoria contingencial, que preconiza não existir uma melhor maneira de se administrar as organizações, em contraponto à abordagem científica, que trazia o conceito de “uma única maneira certa” (the one best way) de administrar. Para a teoria contingencial, tudo vai depender de diversos fatores internos e externos, promovendo a adaptabilidade e flexibilidade da organização perante o ambiente.
Já a teoria estruturalista, buscou ampliar o escopo de estudo das organizações, buscando compreender o que já havia anteriormente sido estudado pelas Teorias Clássica; das Relações Humanas; e da Burocracia.
A teoria estruturalista trabalhou em reunir o conhecimento produzido pelas teorias supracitadas, coordenando. Nesse sentido, buscou-se harmonizar pontos das teorias anteriores, complementando com outros temas. Assim, a teoria estruturalista trabalhou em pontos como a organização formal e a informal, os tipos de recompensas e benefícios e os relacionamentos hierárquicos nelas contidos.
A teoria estruturalista também ampliou os estudos para além do contexto interno da organização, iniciando os estudos sobre a interação com o ambiente externo. Porém, a teoria que tratava da flexibilidade e capacidade de ajustamento da organização era sim a teoria contingencial, o que justifica o gabarito.
Estrutura e departamentalização
Seguindo com a nossa análise de Administração Geral para SEFAZ-CE, trataremos sobre estrutura e departamentalização. Trata-se de tema que é desdobramento da função administrativa de “Organizar”.
Gostaríamos de sugerir a leitura dos nosso Guias Definitivos de estruturas organizacionais para concursos e tipos de departamentalização para concursos, para resumos mais completos sobre os temas.
Veja um exemplo de cobrança abaixo:
MPC-PA (2019)
“Um órgão público necessita atender seus clientes de maneira que os departamentos possam prestar informações e se responsabilizar pela execução integral dos serviços prestados, mediados por um sistema de gestão eficaz.
Nessa situação, a modalidade de desenho departamental que atende a essa necessidade é a
A) funcional.
B) em rede.
C) híbrida.
D) divisional.
E) matricial.”
O gabarito é a letra D. A questão trata sobre os tipos de estrutura ou desenhos departamentais das organizações. Perceba que o enunciado traz as seguintes características: o departamento precisa executar integralmente os serviços, com um sistema de gestão eficaz. Isso nos leva ao conceito de estrutura divisional.
Na abordagem divisional, conforme Chiavenato, “cada divisão é autônoma e autossuficiente para produzir um determinado produto ou serviço”. Assim, as divisões possuem capacidade de se responsabilizar pelos seus próprios resultados, devendo gerenciar de forma eficaz os seus trabalhos.
Explicando rapidamente as outras estruturas, a estrutura funcional caracteriza-se pela divisão com base nas funções organizacionais tradicionais, promovendo especialização. Seguindo, a estrutura em rede é caracterizada pela sua flexibilidade e adaptabilidade, permitindo a reorganização e reestruturação com relativa agilidade, saindo do tradicional contexto funcional.
Já a estrutura híbrida é a junção de mais de um tipo de estrutura. Por fim, a estrutura matricial é conhecida por ser um modelo que conjuga a estrutura funcional, com outro tipo de estrutura mais horizontalizada, geralmente por projetos.
Motivação e liderança em administração
Em mais um tópico do nosso resumo de Administração Geral para SEFAZ-CE, chegou o momento de falarmos de motivação e liderança. Optamos por tratar sobre liderança, dada a intensa cobrança em provas recentes.
Diversas são as teorias de liderança cobradas em concursos. Veja a questão abaixo e identifique as tendências de cobrança da banca:
IBGE (2021)
“O modelo de liderança em que a participação do líder ocorre de forma limitada, inclusive na tomada de decisão, é conhecido como liderança
A) situacional.
B) posicional.
C) democrática.
D) liberal.
E) autoritária.”
O gabarito é a letra D. Por três das opções apresentadas (democrática, liberal e autoritária (ou autocrática)), já devemos desconfiar que a questão trata da teoria de Kurt Lewin, o que, de fato, ocorreu na questão.
Conforme o autor, existem três estilos de liderança, conforme abaixo:
- Autocrático: centralizador e dominador. A participação dos colaboradores é praticamente nula.
- Democrático: aqui, há um maior envolvimento dos colaboradores no processo decisório, sendo o líder um facilitador, estimulador.
- Liberal: trata-se de estilo de liderança em que o líder concede total liberdade aos colaboradores, atuando de forma bastante limitada.
Aqui, já é possível definir o nosso gabarito. Perceba que a atuação limitada do líder é característica da liderança liberal (ou laissez-faire).
Para complementar os estudos, sugerimos a leitura dos nossos artigos sobre teorias de liderança para concursos e sobre as teorias de motivação mais cobradas em concursos.
Cultura organizacional em administração
Mais um tema importantíssimo para a Cebraspe (e outras bancas também), trataremos, neste tópico, sobre cultura organizacional.
Sugerimos, primeiramente, a leitura do nosso artigo sobre cultura organizacional para concursos, a fim de complementar seus estudos de Administração Geral para SEFAZ-CE.
No comentário da questão abaixo, chamaremos atenção para a forma de cobrança da banca:
CODEVASF (2021)
“A cultura organizacional refere-se às percepções que são compartilhadas entre os funcionários de uma empresa, as quais abarcam elementos da própria empresa e do ambiente de trabalho.”
Afirmativa errada. Primeiramente, cabe conceituar a cultura organizacional, que pode ser definida como um conjunto de hábitos, crenças e valores compartilhados pelos indivíduos de uma determinada organização. A cultura define e baliza padrões de comportamento e regras na organização, sendo conhecida, inclusive, como sua “personalidade”. Perceba que o conceito de cultura não vai ao encontro do apresentado na afirmativa.
Nesse sentido, cabe-nos conceituar o clima organizacional, que é a forma pela qual os colaboradores reagem ao ambiente da organização. São os sentimentos e percepções dos funcionários ao ambiente interno da organização de forma geral.
Perceba que este conceito corresponde ao trazido pelo enunciado, o que justifica o gabarito ser errado, por não se tratar de cultura organizacional, mas, sim, de clima organizacional.
Segue um pequeno esquema para auxiliar na memorização:
Conclusão
Chegamos ao fim da primeira parte da nossa análise de Administração Geral para SEFAZ-CE. Utilize este resumo como uma ferramenta de revisões, em conjunto com o material teórico e com a resolução de muitas questões sobre os temas aqui propostos. Assim, grandes serão as suas chances de sucesso no certame!
Não deixe de ler, também, os artigos propostos nos links deste resumo, para amplificar a compreensão sobre os temas e compreender mais detalhes sobre o que foi aqui exposto.
Abraços e bons estudos!
Paulo Alvarenga
https://www.instagram.com/profpauloalvarenga/
Referências:
Chiavenato, Idalberto. Administração geral e pública. Idalberto Chiavenato. – 2.ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
Cursos e Assinaturas
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!