Administração Estratégica para CGU e TCE/RJ.
Neste artigo de hoje vou apresentar para vocês resumidamente a Matriz BCG (Confiram a Matriz do lado esquero do artigo).
Este e outros assuntos de administração estratégica estão sendo abordados em dois dos nossos cursos. Para acessá-los é só clicar nos links abaixo:
1) Administração Estratégica para AFC/CGU
http://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/726/administracao-estrategica-p-afccgu.html
2) Gestão da Estratégia para o TCE/RJ
http://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/757/gestao-da-estrategia-para-o-tcerj.html
Quanto ao assunto de hoje, a Matriz BCG, a empresa de consultoria Boston Consulting Group (BCG) afirmava que a boa estratégia deveria ser baseada principalmente na lógica, não na experiência e intuição dos consultores. Com esta afirmação, a empresa lançou a ideia de que existiam regras para a estratégia empresarial e consolidou a Matriz BCG como uma ferramenta prescritiva que se apoiava nos modelos estratégicos em uso pelas organizações mais importantes. Esta matriz é muito cobrada em concursos públicos!
Se nada for feito para mudar a posição de mercado, estes produtos podem absorver grandes investimentos e depois se tornarem “abacaxis”. Por outro lado, a empresa deve buscar aumentar esta participação para que o produto se torne uma “estrela”.
2. Estrela
São os produtos que são referencias no mercado e possuem taxas de crescimento potencialmente elevadas. São produtos de algum potencial de rentabilidade, mas tende ao equilíbrio devido aos altos investimentos necessários. É preciso manter a participação de mercado para que eles não se tornem “em questionamento”. Por outro lado, mantida a participação de mercado, o produto pode se tornar “vaca leiteira” quando o mercado parar de crescer.
3. Vaca leiteira
Como o crescimento do mercado é baixo, poucos investimentos são necessários e os lucros e a geração de caixa tendem a ser altos.
4. Abacaxi (também chamada de “Cachorro”)
Devem ser evitados e minimizados em uma empresa. Deve ser feita uma avaliação da real necessidade do produto no portfólio da empresa para que sejam feitos planos de recuperação do produto ou mesmo seu abandono. Deve-se tomar cuidado em evitar planos de recuperação elevados para produtos “Abacaxi”. Esta posição também é chamada de “Cachorro” (dog, no original).